Google, Twitter e a importância do SEO

No início de fevereiro, o Google e o Twitter selaram uma parceria que promete agitar o dia a dia de quem investe em marketing de conteúdo. A novidade insere funcionalidades em ambas as plataformas, contribuindo para o alcance orgânico de publicações realizadas na rede social, incluindo as de empresas.

A aproximação da gigante de buscas com o microblog integrará os tweets nos resultados das pesquisas emtempo real. O processo já acontecia, mas em 2011, quando o Google lançou o Google+, o Twitter iniciou o fechamento de API’s, o que dificultou a indexação do que era publicado no microblog. Mas na época, pouco se falava sobre a necessidade de um bom conteúdo para atrair consumidores.

Marketing em tempo real

Ao contrário do que acontecia de 2011 pra cá, quando o Twitter era visto apenas como meio de conversação mobile ou para veiculação de hard news, agora a rede social volta a ganhar importância para que marcas e produtos expandam a visibilidade na web.

Entenda porquê:

O consumidor não precisa estar logado no Twitter e acompanhando minuto a minuto a timeline para saber o que uma marca anunciou na rede social naquele momento. Com uma “googlada”, o post aparecerá nos resultados de busca.

Por exemplo, uma novidade de sua empresa, como um grande lançamento, divulgada exclusivamente pelo microblog será instantaneamente acessível pelo Google se o possível cliente fizer a busca.

E quem não quer aparecer em uma plataforma com audiência de mais de 1 bilhão de pessoas por mês? Mas, atenção, não será qualquer conteúdo publicado que conquistará espaço nas disputadas páginas do motor de buscas.

SEO (Otimização para Sites de Busca)

Agora, mais do que nunca, o Twitter deve ser pensado como um blog, não à toa é conhecido como microblog, que se diferencia da plataforma original pelo número limitado de caracteres.

“Mas como vou fazer isso?” deve ser sua pergunta neste momento.

Bom, você sabe da importância de disseminar informações atraentes e originais a fim de explicar e mostrar soluções sobre seu produto ou serviço, certo? E de escolher as palavras-chaves precisas nos títulos, textos, landing pages e call-to-action para ter bom rankeamento no Google?

Junte todo esse conhecimento e experiência com gerenciamento de conteúdo no blog institucional e implante um processo de integração com o pessoal de SEO. Sim, mais uma vez a palavra de ordem do marketing digital é integração, desta vez do social com o search.

Se ainda não sabe como usar as palavras-chave para chamar a atenção do público, essa é a hora de aprender, pois o conteúdo precisará ser otimizado também nos tweets para ter visibilidade nos resultados.

Algumas dicas são: use as palavras-chave relacionadas ao seu nicho de atuação, tente repeti-las de forma contextualizada ao longo do microtexto e insira palavras que normalmente acompanham uma pesquisa, como “o que”, “como fazer”, “onde é”, etc.

Com posse dessas e outras técnicas de SEO que você já aplica no seu site ou blog, seus tweets poderão ganhar relevância, assim como acontece com os artigos, e receberem curtidas, retweets e comentários, aumentando as chances de aparecer nas primeiras posições do buscador.

Monitoramento

Um dos objetivos de se colocar o nome de um negócio na web é se aproximar e dinamizar a comunicação com o possível cliente. Então, do que adianta ter uma página/canal/perfil na internet e mídias sociais se não quer conversar com o público? Nada!

Assim que o motor de busca implantar a novidade, atente-se para as menções e comentários sobre sua empresa. Uma citação positiva pode alavancar a procura por seu serviço se você souber estar presente e engajar a audiência, ao contrário uma crítica negativa pode proporcionar uma crise se você não se posicionar de forma proativa e com soluções.

Uma resposta em “Google, Twitter e a importância do SEO”