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Análise SWOT

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Planejamento precisa ser bem elaborado para benefício das empresas

No mundo empresarial e organizacional atual o planejamento e gestão são palavras e ações de ordem. Nenhuma empresa consegue alcançar o crescimento necessário sem planejar e saber gerenciar todos os processos. A chamada análise SWOT é um instrumento utilizado para melhorar o planejamento estratégico, ele recolhe dados importantes do ambiente interno e externo da empresa. A sigla significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). É o que os grandes gerentes chamam de transformar ameaças em oportunidades, fraquezas em forças.

O significado da análise SWOT

Antes de aplicar o SWOT ou no português FOFA ou PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), é preciso saber o que significa cada ponto. A iniciar pelo Strengths (forças), este é o ponto em que se analisa as vantagens internas em relação aos concorrentes no planejamento. Um exemplo é o serviço prestado ao cliente que se mostra superior. Em Weaknesses (fraquezas) deve se avaliar todas as desvantagens internas que a empresa possui em relação a outras empresas concorrentes. Um exemplo são as instalações internas.

No ponto Opportunities (oportunidades), é hora de analisar os pontos externos, neste caso o que deixa a empresa em vantagem com relação a concorrência. Um exemplo é mudança na opinião dos clientes. O ponto Threats (ameaças) é a analisa externa das ameaças com relação a concorrência como aumento de competição.

Aplicação do SWOT

O método geralmente é analisado em forma de quadro. Primeiro deve-se dividir a empresa em ambiente interno e externo, a parte externa corresponde mais a imagem da empresa no mercado, enquanto o interno é a relação as processos de funcionários e infraestrutura interna da empresa. Deve ser feito uma coluna com Pontos Fracos e outra com pontos Fortes, e uma linha com ambiente interno e outra linha com ambiente externo. Ao avaliar estes pontos é possível saber o que precisa ser explorado e o que precisa de melhorias para a empresa crescer.

O método SWOT foi criado pelo norte-americano Albert Humphrey entre as décadas de 1960 e 1970, enquanto ele realizava um projeto de pesquisa para a Universidade de Stanford. Existem controvérsias quanto a origem do SWOT, apenas o que se sabe é que ainda é uma ferramenta fundamental no gerenciamento das empresas independente do porte.

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