Nova Escola de Marketing

Assessoria de Imprensa

Uma das atividades da Comunicação Empresarial é a chamada Assessoria de Imprensa, onde seu principal objetivo é fortalecer a imagem de uma empresa, produto ou marca através de informações destinadas a imprensa. O profissional que trabalha com esta ferramenta é o Assessor de Imprensa, o qual desenvolve pautas sobre seu cliente, para que as notícias sobre o mesmo sejam divulgadas e apareçam em destaque nos meios de comunicação. É importante destacar que o sucesso do conteúdo divulgado depende de sua eficiência e o press release pode tanto virar notícia instantaneamente, como também não ter relevância imediata.

O primeiro relato da atividade aconteceu nos Estados Unidos no ano de 1906, onde o jornalista Ivy Lee estava a frente da campanha para assessorar a Pennsylvania Railroad. Para tanto ele desenvolveu um dos principais instrumentos desta atividade, batizado por ele de press release, onde enviou notícias a respeito de um acidente antes mesmo de sua notificação e divulgação pela imprensa.

O significado do termo press release é divulgação imediata, também denominado de textos informativos que anunciam e esclarecem a mídia, sobre determinados fatos. Em teoria é uma declaração oficial sobre um acontecimento, bastante utilizado para anunciar lançamentos de produtos ou serviços e se bem desenvolvido, pode se tornar uma forte propaganda gratuita e se tornar um assunto para diversas pautas de jornalistas. Seu principal objetivo é promover a notícia em questão e conter informações jornalísticas, que sejam interessantes para todos os públicos em questão. A definição básica deste instrumento é a de ser um material informativo distribuído de forma gratuita e pode também, no âmbito de eventos, se tornar um informativo que descreve os dados sobre o mesmo.

Outro instrumento desta atividade é o denominado press-kit, que pode ser traduzido como pacote de imprensa, frequentemente utilizado para divulgar brindes e amostras de determinado produto, com informativos técnicos e demais dados aos jornalistas, tais quais credenciais do evento. A Mala Direta é outra alternativa para se divulgar a notícia desejada. Trata-se de uma lista de endereços aos quais os assessores de imprensa encaminham os informativos e notícias relevantes a determinado público, com o objetivo de incentivar determinada publicação. Por último, um dos meios mais utilizados pelos assessores, é a Coletiva de imprensa, que é um evento onde a equipe convida jornalistas para informar e divulgar informações, seja para uma declaração ou lançamento de determinado produto, entre outros objetivos.

Dentre as funções da assessoria de imprensa podemos destacar:

* Manter relações confiáveis com os meios de comunicação, objetivando ser fonte de informação constante;

* Informar sobre assuntos pertinentes aos meios, seja regional, nacional ou internacional, mantendo sempre a boa imagem do assessorado;

* Instruir o assessorado sobre as questões técnicas de como lidar com a imprensa em geral;

* Desenvolver mecanismos de controle e mensuração de resultados, através de relatórios de menções sobre o assessorado ou pautas que foram divulgadas em meios de comunicação sobre o que foi enviado a mídia.

 Ultimamente com o desenvolvimento dos meios eletrônicos e principalmente com o avanço da internet, a assessoria de imprensa teve de se adaptar com as novas tecnologias. O assessor precisa estar atento aos novos veículos de comunicação que surgiram, como Blogs especializados, além dos mecanismos de busca, pois o consumidor atual não aguarda mais as informações de forma passiva, ele busca se informar pelas redes sociais e indicações de colegas, entre outros.

Portanto, o foco da assessoria de imprensa atual é o de integrar as novas tecnologias e estabelecer uma comunicação de mão-dupla com seu público potencial, estreitar relacionamento com formadores de opinião e pessoas que são influenciadores em seus círculos de amigos.

O Marketing de Conteúdo hoje é uma das áreas mais promissoras para assessorias de imprensa que pretendem se atualizar com as práticas de comunicação mais modernas.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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