Nova Escola de Marketing

Comunicação Corporativa e Marketing de Conteúdo

A comunicação corporativa tem por objetivo o gerenciamento da reputação de uma empresa, através, de forma geral, da propaganda corporativa positiva, comunicação interna, relações com a mídia e responsabilidade social.

São responsabilidades de seu escopo, ainda, o gerenciamento de crises de imagem e relações com governo e investidores. Esses conceitos são integrados com um objetivo em comum.

O trabalho da comunicação corporativa é mais profundo do que o cuidado com a imagem, busca construir e preservar uma reputação positiva duradoura, com base na credibilidade da empresa no mercado e em sua história, valores muito mais destacados atualmente no mundo da comunicação.

Integrada a todas as ações, está a comunicação de marketing, alinhada com as políticas de comunicação organizacional, num casamento entre a imagem e reputação da empresa com a estratégia de vendas. O objetivo é alcançar bons resultados financeiros e institucionais.
Para atender a esse objetivo, todas as iniciativas de divulgação da empresa, assim como identidade visual e ações de marketing, devem ser acompanhadas para gerar uma resposta positiva do público.

Uma segunda direção desse esforço de comunicação deve ser mantido para os funcionários da empresa, prestadores de serviço e parceiros. Essas pessoas são o primeiro público da empresa e representam a imagem da corporação, por isso merecem sentir uma relação de confiança, sendo comunicados de fatos internos e abastecidos com uma imagem positiva.

Tudo que afetar direta ou indiretamente a imagem da empresa deve ser acompanhado pelo departamento de comunicação. É um trabalho realizado em conjunto com a área de marketing, que possui um foco mais voltado para produtos.

E a maior tendência de Marketing da década também pode ser uma estratégia para a Comunicação Corporativa.

Marketing de Conteúdo

Branded Content é uma estratégia de produção e distribuição de conteúdo relevante para o consumidor, um usuário segmentado e com conhecimento, para criação de uma relação positiva entre clientes e empresa. O objetivo é adquirir um cliente rentável a longo prazo, construindo e melhorando relacionamentos, ao agregar valor à marca através de conteúdo.

Através do Marketing de Conteúdo, as empresas podem criar canais próprios de divulgação, se tornando proprietárias de seu conteúdo e gerar acessos espontâneos e uma construção positiva de imagem. A empresa resolve um problema do cliente, sem falar diretamente de seu produto e a longo prazo, torna-se uma referência no assunto, conquistando e fidelizando clientes.

Note que o objetivo não é diferente de uma Assessoria de Imprensa e das estratégias já consolidadas da Comunicação Corporativa. O Marketing de Conteúdo não é apenas uma estratégia de vendas, é uma estratégia de construção de relacionamento e se assemelha às estratégias anteriores nos objetivos: conquistar através da imagem e da boa reputação, uma base maior de clientes e parceiros fiéis.

É uma estratégia que serve para educar clientes, trazer um relacionamento mais próximo com o público interno, com a vantagem de não ser considerado intrusivo, mas sim trabalhar com a ideia de permissão, ou seja, o público busca a experiência, porque é vantajosa.

Nesses tempos, onde o conteúdo mais do que nunca se tornou relevante para os consumidores no momento de realizar a compra, construir degraus para a formação de opinião e identificação do consumidor é uma estratégia que não pode deixar de estar no planejamento da empresa.
O site, perfil em redes sociais, blog e canais de comunicação da empresa podem se tornar fontes de informação.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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