Nova Escola de Marketing

O que é Endomarketing?

Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno. O termo Endo é oriundo do grego Endus e significa para dentro, logo seu conceito é definido como: o estudo das necessidade e desejos dos consumidores.

Amplamente difundido pelo estudioso Bekin no ano de 1995, onde discute o que o especialista Philip Kotler anteriormente chamou de Marketing Interno das Organizações, além de resumir o conceito de ser um processo gerencial denominado de Marketing Empresarial. Vale ressaltar que para o endomarketing o colaborador é seu target e denominado de público interno. Para alguns esta ferramenta pode ser aliada a gestão estratégica do Departamento de Recursos Humanos, pois seu papel é de fundamental importância ao público interno, que são os colaboradores, cujo objetivo principal é justamente integrar as relações entre a empresa e seus funcionários, por meio de uma comunicação uniforme e que compartilhe com todos a cultura da empresa.

Em análise, é importante saber sobre o conceito que Philip Kotler afirmou ser o ideal, o qual mostra a evolução do Marketing inserido em uma organização de acordo com cada etapa/estágio aferidas por Kotler. O Primeiro se refere a função do departamento, onde em seu lugar a área de vendas, contabilidade ou finanças assumem suas responsabilidades; a segunda, onde as funções se alocam no departamento de Vendas, como uma ferramenta de auxílio; em terceiro, o departamento de marketing começa a se formar, porém ainda está em processo de desenvolvimento, onde se faz necessário o investimento em pesquisa, desenvolvimento de novos produtos, propaganda entre outros. O quarto e último estágio é o momento no qual a empresa institui oficialmente o departamento com suas respectivas e pertinentes funções.

Todo processo de iniciação e implantação do marketing na empresa é crucial para compreender o papel do Endomarketing, pois dentre suas principais funções está a de tornar integrado todos os departamentos dentro da empresa. Para Bekin, o objetivo de toda empresa é desenvolver um produto/serviço de acordo com a necessidade e expectativa do consumidor, além de satisfazer aos seus desejos. A qualidade é um fator preponderante neste processo e para que o objetivo seja alcançado é fundamental a integração de todos os departamentos envolvidos. Portanto, o papel do Endormarketing é justamente de ser o elo que alinha a comunicação entre os que trabalham por um único objetivo.

O conceito máximo é a de total integração ao marketing, ao incorporar o público interno no processo de desenvolvimento do produto/serviço, além de valorizar e capacitar as habilidades dos colaboradores e criar um ambiente no qual todos trabalhem com o mesmo foco. O endomarketing fundamenta o Marketing moderno, que se tornou uma forma de organização empresarial segundo Bekin; onde suas principais características são a de ser um conjunto de atividades e instrumentos que interligam o consumidor a empresa. Cada um com seu papel devidamente assumido, onde cabe ao Marketing atrair os clientes, sendo tarefa principal do endomarketing a de reter e atrair os colaboradores da empresa, consequentemente os tornando agentes propagadores da marca/empresa.

Por fim, para acompanhar o mercado moderno é mandatório que, esta ferramenta contemple as ações gerenciadas pelo marketing e dirigidas ao público interno das corporações; sendo assim as estratégias do endomarketing são parte importante no cenário atual. O mercado é dinâmico e a cada dia o trabalho integrado é mais importante, por isso o endomarketing bem elaborado e fundamentado pode ser um fator decisivo para uma organização.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

1 Opinião

  • Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!
    Adorei vou recomendar pra todos que conheço um artigo igual a
    esse vale ouro. 🙂





Patrocinadores

Web EstratégicaMonetizze

Mantenedores

LaharSEMRushLeadLoversSambatechClint.digitalUnbounce

Marketing focado
em resultados!  

Receba o melhor conteúdo de marketing no seu e-mail toda semana: