Nova Escola de Marketing

O que é Marketing – conceito e definições

Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de Marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.

Por cliente, no entanto, estamos tratando todos os estágios do processo de compra e relacionamento, desde o Cliente Prospect até o ex-Cliente, incluindo todas as etapas intermediárias neste relacionamento. O objetivo do marketing é entender tão bem o cliente, que ele se torne cliente de uma empresa e nunca deixe e sê-lo.

O profissional de marketing pode atuar em diversas frentes, desde o Planejamento até o Relacionamento com os clientes.

Em muitas empresas, a área de Vendas responde as necessidades do marketing, executando as atividades de venda que fazem parte do ciclo de relacionamento com o clientes. Em outras empresas, a área de Marketing da suporte a área de Vendas, atuando nos processos de suporte para as atividades comerciais.

Por isso, hoje existem diferentes perfis de Marketing, como o Marketing Orientado a Vendas, o Marketing Orientado a Relacionamento e o Marketing Orientado a Marca (ênfase em Branding).

Definições de Marketing

“Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa.”
Chartered Institute of Marketing

“Marketing é o conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Esta troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor.”
Raimar Richers

Posicionamento: a palavra que resume o marketing.

Pela primeira vez na historia, é possível ouvir a voz do consumidor sem ser estimulado. A opinião nua e crua, autentica, legitima e sincera.

O cara de marketing é quem mais entende de cliente na empresa. Ele é o evangelizador do cliente para toda a empresa.

1a. Era do Marketing: orientado a produto (até 1945)
2a. Era do Marketing: orientado a venda (pós-guerra)
3a. Era do Marketing: orientado a relacionamento (pós-1980)
4a. Era do Marketing: orientado para a responsabilidade social (século XXI)

Fonte: http:novaescolademarketing.com.br/marketing/marketing-guia-completo/

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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