Nova Escola de Marketing

O que é CTR (Click Through)

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Olá, tudo bem? Eu sou o Rafael Rez Oliveira, da Wev Estratégica. Hoje eu vou falar sobre o CTR.

CTR é um termo inglês, que significa “click through”. É a taxa de cliques entre o número de impressões e o número de cliques de um resultado orgânico ou de um link patrocinado no Google. O CTR é utilizado em vários lugares na internet como a medida do desempenho de algum determinado anúncio, algum determinado resultado. Basicamente, o que ele faz? É uma conta percentual entre o número de vezes que um anúncio é exibido, ou o resultado orgânico nos resultados do Google, e o número de vezes que ele é clicado. Quanto maior o seu CTR, maior a propensão das pessoas a gostarem daquele resultado. Se você tem um resultado que melhora o CTR, você geralmente é colocado para cima tanto nos resultados orgânicos, quanto nos links patrocinados.

O CTR tem influência direta em quanto você paga por um clique no AdWords, por exemplo. Se você tem um CTR mais alto, você necessariamente vai pagar mais barato por um clique. Agora, se você tem um CTR muito baixo, você vai pagar mais caro porque os usuários não estão muito interessados no texto do seu anúncio.

A mesma coisa acontece nos resultados orgânicos. Geralmente, as páginas que estão mais para baixo na listagem, e possuem uma taxa de cliques maior, acabam sendo gradualmente promovidas para resultados melhores. Como é que você influencia o CTR?

O CTR é baseado em uma promessa. Aquilo que você escreve no título da sua página, na description do site, ou que escreve no texto do seu anúncio do AdWords, é uma promessa para o seu usuário. Quando ele acredita naquela promessa, ele clica em um anúncio ou clica em um resultado orgânico. Aí ele vai chegar em uma determinada página. Se esta página cumpre a promessa que foi feita lá atrás, esse usuário tende a ficar por mais de um minuto nessa página, navegar, e talvez ir até a outras páginas do site. Isso faz com que seu CTR mantenha-se positivo, e com que a sua taxa de rejeição se mantenha baixa. Agora, se você escreve um anúncio muito bom, ou um título de página muito atrativo, e na hora que o usuário chega no seu site, ele acha aquele site ruim e clica no botão “voltar”, e volta para os resultados do Google, o Google está medindo este comportamento.

Se isto acontece muitas vezes, a sua taxa de rejeição sobe, e aí isso influencia o seu CTR. Isso faz com que você tenha posições piores, acabe tendo menos cliques, e o seu CTR caia.

O CTR é igual salário: quanto maior, melhor. Então, você precisa saber como construir uma promessa, e cumprir essa promessa lá na frente. Quando você diz a um usuário o que ele vai encontrar em determinada página, você precisa fazer com que a página onde ele cai cumpra essa promessa. Isso vai fazer com que sua taxa de rejeição se mantenha baixa, e com que você não seja prejudicado nos resultados. E, o melhor de tudo: você vai colher retorno do investimento que está sendo feito. Não basta você captar a audiência; é bom que você retenha esta audiência, faça com que ela volte ao seu site.

Resumindo: o CTR é a taxa de cliques entre o número de vezes que o seu site aparece nos resultados de busca, e o número de vezes que ele é clicado. Se você oferece um conteúdo bom e faz uma promessa no título e na description do seu site, ou no texto do seu anúncio, e quando o usuário clica ele encontra uma informação boa, você sempre terá seu CTR em nível razoável.

Em links patrocinados, quando estamos falando, geralmente, de 2, 2,5 ou 3%, isso já é considerado um bom CTR. Isso varia muito de acordo com o nicho. Nichos muitos competitivos terão CTR mais próximo de 1, 1,5%. Em alguns nichos é possível conseguir CTR’s de 20, 25%, ou até maiores. Tudo depende muito do nicho em que você está anunciando, do volume de busca e da quantidade de outros anúncios que aparecem.

 

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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