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Seis fatores essenciais para o sucesso do conteúdo

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Você sabe quais são os seis fatores essenciais para o sucesso do Marketing de conteúdo? Fica comigo até o final deste vídeo, pois vou compartilhar com você algumas informações para ajudá-lo a ter sucesso em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Olá, eu sou o Rafael Rez Oliveira, da marketingdeconteudo.com.br, fundador da Web Estratégica, uma agência especializada em Marketing de Conteúdo no Brasil. Nós trabalhamos com conteúdo desde 2011, e agora estamos compartilhando todo o conhecimento que desenvolvemos – a metodologia, os processos de conteúdo – através do portal marketingdeconteudo.com.br.

Se você ainda não conhece, no final desse vídeo eu vou te dar um link para você se cadastrar e baixar uns materiais muito legais que nós temos no site.

Mas antes vamos falar dos fatores de sucesso para o Marketing de Conteúdo funcionar. O primeiro deles é ter uma estratégia documentada. Muita gente começa a fazer conteúdo simplesmente por achar que a idéia é muito legal. Seth Godin, um dos autores que mais admiro, costuma dizer que Marketing de Conteúdo é a última estratégia de Marketing que sobrou; que os profissionais de Marketing estressaram tanto as outras estratégias, apertaram tanto as pessoas, forçaram tanto a barra, que hoje em dia nada mais funciona se o conteúdo não for bom.

Logicamente eu concordo com ele. Este cara tem desenvolvido estratégias de conteúdo desde os anos 90. Um dos primeiros livros dele é chamado “Marketing de Permissão.” O conceito “permissão” significa que você vai oferecer alguma coisa grátis, as pessoas vão conhecer aquilo que você tem a oferecer, e, se for interessante, elas vão te dar alguma forma de contato.

Preferencialmente, essa forma de contato no começo é um e-mail. Em outros casos, ela pode se dar pelo seguimento da sua marca em alguma rede social: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, ou alguma outra que seja relevante para o seu negócio.

Para você fazer o conteúdo funcionar como estratégia para o seu negócio primeiro você precisa documentar essa estratégia. Em outro vídeo aqui neste canal eu falei sobre os sete erros mais comuns no Marketing de Conteúdo. E um deles é não definir as suas “personas” ?. Outro é não definir os objetivos do seu conteúdo. E outro deles é não saber quais métricas você deve utilizar para medir se o seu conteúdo está funcionando ou não. Fazer tudo isso vai criar uma documentação. Uma estratégia que você vai poder aplicar todos os dias e segui-la, para que ela funcione de verdade.

O segundo fator de sucesso para o Marketing de Conteúdo é ter alguém no comando dessa estratégia, alguém executando o seu conteúdo de fato. Alguém que esteja preocupado em quem são as suas personas, quais são os objetivos do seu conteúdo, qual conteúdo deve ser criado para cada fase do Funil de Conversão, fazer com que esse conteúdo chegue até as pessoas, converter essas pessoas em assinantes do seu conteúdo, relacionar-se com seu público, operar as métricas, gerar resultados, interagir com a equipe de vendas, e fazer com que os Leads, os seus clientes potenciais, tornem-se de fato clientes da sua empresa.

O terceiro fator de sucesso é publicar consistentemente conteúdo de qualidade. Não adianta você desenvolver um post aqui, um post ali, e ir simplesmente jogando esse conteúdo em seu blog sem que isso tenha um planejamento por trás, um objetivo a ser cumprido.

Se você não publica com consistência, com plano, com objetivo, você está simplesmente publicando conteúdo grátis. E publicar conteúdo grátis nunca ajudou ninguém a vender mais.

O quarto fator de sucesso é mapear o conteúdo para a jornada do consumidor. O que isso significa? Lá nos anos 90, quando o Google começou a se tornar uma entidade onipresente na internet e todo mundo começou a fazer buscas o tempo todo, mudou-se a forma com que os consumidores relacionam-se com as marcas, produtos e serviços.

Hoje, quando alguém vai comprar alguma coisa, principalmente se for um bem durável – pensa em você como consumidor -, você vai pesquisar informações na internet. Se você quer comprar uma câmera, uma geladeira, um micro-ondas, um carro, um celular – qualquer coisa – você quer saber se aquele produto realmente é bom.

Quando você vai contratar um serviço – um plano para o seu celular, assinatura de TV a cabo, um programa que você queira assinar, como o NetFlix – você vai pesquisar se esse serviço realmente é bom. Se o atendimento vai funcionar, se você vai ter suporte, se a garantia é boa; se der algum problema, como é que as pessoas vão lidar com isso, como é que a marca vai te atender.

Hoje todo mundo pede informações na internet para os amigos em redes sociais, ou pesquisa no Google antes de comprar um produto ou contratar um serviço, ou escolher a solução de uma empresa. Essa é a jornada do consumidor. É o processo por que o consumidor passa entre descobrir alguma coisa, pesquisar, avaliar as informações e decidir contratar uma empresa.

Tecnicamente nós chamamos isso de Funil de Vendas ou Funil de Conversão. Desde o momento em que o cliente toma conhecimento, até ele ir filtrando informações e decidir um fornecedor. Esse processo é a jornada do consumidor. Para que você tenha conteúdo eficiente, você vai precisar conteúdos para cada uma das fases da jornada, para cada uma das suas personas.

Pode parecer uma coisa de outro mundo, mas não é tão difícil assim. Existem processos e métodos que você pode utilizar para facilitar o desenvolvimento desse conteúdo e conseguir conversar de igual para igual com a sua audiência. Facilitar com que eles decidam pela sua empresa ao invés dos seus concorrentes.

O quinto fator de sucesso é você equilibrar as suas estratégias para poder disseminar o conteúdo, para fazer com que seu conteúdo chegue até a sua audiência. Você tem três formas de utilizar isso. Primeiro, nos canais proprietários, aqueles canais que você detêm, que são seus. O seu site, por exemplo, e as pessoas que entram diretamente nele. Segundo exemplo: a sua lista de e-mails dos seus clientes que já assinam seu conteúdo. Esses canais são seus. Você quem determina o que acontece com eles, e você chega diretamente até seu público.

O segundo tipo de canal é o canal ganho, são aquelas visitas que você ganha. Por exemplo: organicamente no Google, ou organicamente em mídias sociais. Quando você publica alguma coisa no LinkedIn ou no Facebook, você alcança alguma audiência.

As pessoas compartilham seu conteúdo, comentam, curtem. Essa é a audiência que você ganha. Esses canais não são seus. Você está utilizando uma rede social para alcançar seus consumidores. Aquela fan page não é necessariamente o seu conteúdo. O Facebook deixa bem claro que o conteúdo que está em uma fan page é dele, mas que, no entanto, faz referência à sua marca. Então, esse não é um canal proprietário, mas é um canal onde você pode ganhar audiência.

A terceira alternativa são os canais pagos, o conteúdo que você vai patrocinar para chegar até as pessoas. Você pode utilizar links patrocinados no Google, no Bing, Facebook Adds, e outras alternativas para alcançar uma audiência e construir mais canais proprietários, ou seja, mais pessoas que assinarão seu conteúdo e que vão acompanhar aquilo que sua empresa faz.

O sexto fator de sucesso fundamental para o Marketing de Conteúdo funcionar é mensurar o retorno de investimento sobre o Marketing de Conteúdo. Para fazer isso, você precisa utilizar ferramentas de automação de marketing. Se você tiver só o Google Analytics funcionando, ele vai te dizer quais são os canais de tráfego que você tem, quais as páginas que convertem mais, qual a taxa de rejeição, por quanto tempo as pessoas consomem seu conteúdo. Mas ele não vai conseguir medir para você individualmente, para cada cliente, de onde o cliente veio e quantas visitas ele fez no seu site até fechar negócio com você. Para isso, existem hoje ferramentas de automação de marketing. Isso é fundamental para que você consiga provar o retorno de investimento em Marketing de Conteúdo. Se você conseguir passar por esses seis fatores de sucesso ao desenhar sua estratégia e executar seu Marketing de Conteúdo, ele provavelmente funcionará muito bem para o seu negócio.

 

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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