Como criar textos que geram (muito) mais conversão!

Um texto novo não é bom só porque é novo. Você não pode achar que vai conseguir mais conversão apenas melhorando os seus textos antigos, você precisa de muito mais que isso. Se você quer fazer com que o seu conteúdo digital gere mais conversão, continue lendo esse artigo para ver 10 dicas imperdíveis!

Dica 1: Analise os problemas

Primeiro você precisa saber o que não está funcionando, para poder melhorar o seu conteúdo digital. Faça pesquisas tanto internas como externas para entender qual é o problema com o seu conteúdo, talvez você não está sendo muito claro. Além disso, pense em como o seu leitor está navegando em seu site. Ele está tendo acesso à informação que você quer fornecer? Outra coisa a ser feita é dar uma mesma voz para todos os seus textos, eles precisam falar a mesma língua.

Dica 2: Faça uma pesquisa com os seus consumidores

Você precisa entender claramente os 4 pontos listados abaixo, não adianta tentar adivinhar as respostas. A melhor forma é saber as respostas direto da fonte, por isso você precisa ter um contato direto com os seus consumidores.

Seja bastante organizado para conseguir tirar o máximo das informações, faça uma planilha com todo o conteúdo absorvido pelas entrevistas.

●    Seus problemas

Quais são os desafios e as frustrações que eles enfrentam.

●    Suas ansiedades

Quais são os obstáculos e os medos que os impedem de comprar.

●    Seus desejos:

O que sucesso representa para eles.

●    Suas prioridades:

Quais são os benefícios que são mais importantes para eles.

Como fazer a pesquisa com os seus consumidores?

A melhor forma de fazer a pesquisa com consumidores é através de e-mails, mas ela precisa ser rápida e bastante focada. Tente fazer boas perguntas, tal como quais são as experiências que eles têm com o seu serviço ou com o seu produto,  quais são as prioridades deles na hora de comprar, quais são os serviços ou produtos que eles mais preferem entre outras.

Dica 3: Segmente o seu conteúdo

Seus consumidores não são todos iguais, por isso você precisa segmentar o seu conteúdo. Quanto mais segmentado, melhor você conseguirá dar a informação que cada consumidor realmente precisa.

Você pode segmentar, por exemplo em novos consumidores, consumidores já ativos há algum tempo, e consumidores perdidos. Dessa forma, você tem que dividir o seu conteúdo para esses 3 grupos diferentes.

Dica 4: Leia sempre as reviews

Você pode aprender muito sobre os seus consumidores lendo as reviews que eles deixam nos principais sites desse segmento e também nas redes sociais. Outra análise para ser feita é lendo também as reviews escritas sobre os seus concorrentes e empresas parecidas com a sua. Assim, você consegue entender melhor os consumidores, em geral. Para ter uma boa leitura dessas reviews, vá classificando as reviews por temas que mais aparecem, como também quais são as palavras que eles mais utilizam, e utilize essas mesmas palavras nos textos que criar.

Dica 5: Crie um arquivo para planejar suas pautas

Quando você souber exatamente o que cada consumidor pensa sobre os seus produtos e os seus serviços, você precisará criar um bom arquivo com todos esses dados e vai ser a partir dela que você começará a planejar suas pautas e todos os conteúdos do site e das redes sociais.

Dica 6: Estude bem o Wireframing

O wireframing não é só importante para o design do seu site, mas é ele que define a hierarquia da informação presente nele, e é através dele que será definido como o seu consumidor vai navegar no seu site. Por isso, o seu texto tem que conversar bem com o design do site, para facilitar a leitura e consumidor chegar na informação que será realmente relevante.

Dica 7: Junte o time de design e conteúdo

Para que o seu site seja realmente focado no consumidor, você precisará juntar o time de design e o de conteúdo, isso para que eles juntos decidam qual é a melhor maneira de fazer com que o conteúdo seja exibido da melhor forma o possível.

Dica 8: Escreva para resolver dúvidas

Os seus textos precisam esclarecer quaisquer dúvidas que os consumidores podem ter. Se precisar criar mais páginas de conteúdo, faça isso. Quanto mais claro ficar o que a sua empresa faz e como os seus serviços e os seus produtos podem ajudar os consumidores, mais fácil será para gerar vendas. O texto persuasivo, vendedor, é o texto que usa recursos de copywriting.

Você pode também fornece páginas com informações mais simples e outras com informações mais complexas, onde os consumidores selecionam o quanto de informação precisam para tomar a sua decisão. Além disso, faça com que os produtos e os serviços mais importantes apareçam em destaque. As páginas precisam estar estruturas em prioridades.

Dica 9: Revise bem os textos

Nunca deixe de revisar bem os seus textos, nenhum bom texto é feito logo de primeira, por isso não deixe de revisar bem os textos produzidos. Veja se eles abordam todos os seus serviços e os seus produtos de forma acurada, e que todos apresentam a mesma voz e tom. Todos os textos precisam seguir as mesmas guidelines e precisam estar padronizado para passar uma mensagem consistente. Tenha um time que vai apenas revisar os textos e garantir a sua qualidade.

Dica 10: Copie o texto dos seus consumidores e os resultados apareceram

Quando você copia o texto da melhor fonte que são os seus consumidores, os resultados positivos vão aparecer.