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Guia completo de ferramentas de Marketing de Conteúdo

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Você não gostaria que houvesse uma maneira mais fácil de blogar?

Então, como você pode facilitar o processo?

Você pode usar uma série de ferramentas de marketing de conteúdo que podem ajudar a gerar idéias, que tornam o processo de escrita mais fácil, e até mesmo comercializar o seu conteúdo. Confira!

Ferramentas de marketing para descobrir conteúdo

Antes de começar a escrever, você precisa ter as idéias, de preferência aquelas que serão populares e mais aceitas:

  1. Quick Sprout – se você colocar uma URL concorrente na página inicial dessa ferramenta e, em seguida, clicar na aba “mídia social”, você vai ver um detalhamento dos conteúdos mais populares do seu concorrente. Isso deve ajudar a gerar algumas idéias.
  2. Buzzsumo – digite uma palavra ou uma frase, e Buzzsumo vai mostrar os posts mais populares em toda a web que contêm essa frase.
  3. Portent – se você está lutando para chegar a uma idéia legal ou título, basta digitar uma palavra-chave em Portent, e ele vai gerar títulos atrativos para você.
  4. Quora – esta é uma ótima ferramenta de marketing para olhar se você precisar de alguma inspiração. As pessoas fazem perguntas em todos os setores, e Quora vai ajudar a detectar as quentes.
  5. Google Trends – a última coisa que você quer fazer é um post sobre um tema que não é popular. Google Trends irá apontar na direção certa, uma vez que mostra o volume de busca por palavras-chave diferentes e expressões.
  6. Alltop – não é todo blog que vale a pena seguir. Alltop classifica e organiza os melhores blogs em toda a web para que você possa ver o que os outros estão escrevendo.
  7. Twitter – a maioria das pessoas usam o Twitter para divulgação, mas tambémé possível  usá-lo para ver o que é tendência. Use as hashtags.
  8. Pulse – LinkedIn criou um produto que é como um feed RSS. Ele permite que você se inscreva em temas e interesses específicos para que você saiba o que está sendo discutido.
  9. Evernote – como um blogueiro, você eventualmente tem mais idéias do que tempo. Com o Evernote, você pode manter o controle de todas as suas idéias.
  10. Trello – quanto mais organizado você for, mais suave o processo de marketing de conteúdo será. Trello é um ótimo lugar para organizar todas as suas idéias.

Depois de ter descoberto que tipo de assuntos estão em alta, o próximo passo começar a escrever.

Ferramentas de marketing para escrever

Se você usar as ferramentas de marketing citadas a seguir, descobrirá que não só você vai escrever melhor, mas você também vai ser capaz de criar um conteúdo mais rápido:

  1. Google Docs– em vez de blogs em WordPress, considere escrever o seu conteúdo em primeiro lugar no Google Docs. Ele vai ajudar você a corrigir gramática e questões de ortografia, e você ainda pode colaborar com outras pessoas quando precisar de ajuda.
  2. Wunderlist – se você quer escrever posts do tipo lista, dê uma olhada no Wunderlist. Ele torna mais fácil para criar listas sobre tudo.
  3. Meme Generator – quem disse que a criação de imagens engraçadas é difícil? Com alguns cliques do mouse e teclado, você pode começar a gerar memes em minutos no Meme Generator.
  4. Canva – Ferramenta para criação e edição de imagens online, super prática e fácil de aprender, é a mais utilizada para criação de banners, posts para Redes Sociais e conteúdo digital como e-mail marketing.
  5. Visual.ly – infografia não tem que ser caro. Visual.ly irá ajudá-lo a criar o seu próprio.
  6. Infogr.am – gráficos e gráficos de pizza não tem mais que ser feio.Agora você pode criar os bonitos que geram ações sociais.
  7. Skitch – a partir de capturas de tela para as edições de fotos rápidas, Skitch é uma ferramenta de edição de fotos simples. Pode não ter tantos recursos como Photoshop, mas é muito mais fácil de usar.
  8. Uberflip – às vezes você vai querer criar ebooks ou PDFs em seu blog. Uberflip é uma ferramenta simples que permitirá que você a fazê-lo, mais ele lhe dá as estatísticas que mostram o quão popular o seu conteúdo.
  9. TinyMCE – se você prefere blogar dentro do WordPress, esta ferramenta vai garantir que você está usando a gramática e ortografia correta.
  10. Text Broker – idealmente, você deve escrever o seu próprio conteúdo, mas se você não tem tempo, Texto Broker pode cuidar do processo de escrita para você por um valor modesto.
  11. Problogger Job Board – de forma semelhante a encontrar ajuda em texto Broker, você pode encontrar escritores freelance em Problogger.
  12. Shareist – a partir de captura de conteúdo em torno da web para a incorporação de links e vídeos, Shareist ajuda com todo o ciclo de marketing de conteúdo. É uma plataforma feita para pequenas e médias empresas.
  13. Kapost – se você quer uma ferramenta de marketing que faz tudo, Kapost vale a pena conferir. Vale a pena usar se você precisar de ajuda com a programação e escrita, mas pode fazer muito mais do que isso.
  14. Editorial calendar  – uma vez que você pegar o jeito dos blogs, você vai querer usar um calendário de conteúdo para organizar a publicação de seus posts. Isto irá ajudar a detectar buracos e descobrir quantas vezes e quando você deve estar blogando.

Agora que você já está no processo de escrita, é hora de se concentrar na distribuição.

Ferramentas de marketing para distribuição

Promover o seu conteúdo não tem que ser difícil. Há uma série de ferramentas de marketing que você pode usar para ajudar.

  1. Yoast– motores de busca são uma grande fonte de tráfego. Yoast vai otimizar seu blog para você, para que você possa maximizar a sua classificação.
  2. Buffer – empurrar o seu conteúdo para todos os sites de redes sociais pode ser trabalhoso. Mas com Buffer, você pode fazê-lo com apenas um clique.
  3. Click to tweet – ao fazer citações e frases dentro do seu conteúdo, você cria conteúdos tweetáveis e recebe mais tráfego social.
  4. Tweroid – seus seguidores podem não estar online quando você está twittando. Tweroid irá ajudá-lo a determinar o momento ideal para tweetar e obter o máximo de exposição.
  5. Slideshare – por que não transformar o seu conteúdo em uma apresentação? O envio do seu conteúdo para Slideshare em um formato de apresentação é uma ótima maneira de obter tráfego extra e mais branding.
  6. Outbrain – se você quer gerar mais tráfego, Outbrain é uma boa fonte para o tráfego barato. Por alguns centavos por clique, você pode obtém mais pessoas lendo seu blog.
  7. Flare – botões de compartilhamento social não tem que ser feios. Flare  permite assumir o controle da forma como os seus botões de compartilhamento parecem, e ainda diz qual o  número de cliques que recebem.
  8. GetResponse – e-mail é a melhor maneira de gerar tráfego para o seu blog. Através GetResponse, você pode começar a coletar e-mails em seu blog e em seguida, fazer uma explosão de e-mail na sua lista de cada vez que você publicar um novo conteúdo.
  9. Google Webmaster Tools – se você quiser saber onde se classificar nos resultados do mecanismo de pesquisa, esta é a única ferramenta que você precisa. Você pode, então, tomar as palavras-chave que se classificam na primeira página, construir alguns links para eles , e aumentar seus rankings.
  10. Grupos do LinkedIn – uma das maneiras mais simples de obter mais tráfego é submeter seu conteúdo a grupos do LinkedIn. Junte-se a grupos que têm mais de 100.000 membros e estão em espaços relacionados ao seu. Envie o seu conteúdo e veja o seu tráfego crescer.
  11. Audiencie Bloom – esses caras têm uma ferramenta interna que ajuda as empresas a obter mensagens dos visitantes. Eles só cobram quando a ferramenta ajuda você a conseguir um guest post de sites relevantes. É uma ótima maneira de aumentar o seu tráfego de referência e conquistar novos leitores para o seu blog.
  12. Google Blog Search – por meio de busca de blogs do Google, você pode encontrar blogs relevantes dentro de sua indústria. Uma vez que você encontra um punhado de blogs, leia o seu conteúdo, e comece a comentar, proporcionando troca de informação. Isto irá ajudar a conduzir as pessoas de volta para o seu blog, o que irá aumentar o seu número de leitores.

Conclusão

Marketing de conteúdo não é ciência de foguetes. As ferramentas de marketing acima tornam  mais fácil para você gerar idéias, escrever artigos e promover o seu conteúdo.

O melhor de tudo, eles ajudam a salvar horas por semana, o que permitemais tempo para se concentrar em outras iniciativas de marketing ou escrever mais conteúdo.

Então, que outras ferramentas de marketing de conteúdo você acha que vale a pena usar?

Artigo adaptado de Quick Sprout

Uma resposta em “Guia completo de ferramentas de Marketing de Conteúdo”

Ótimo artigo pessoal, parabéns!

Pena que algumas ferramentas como a Alltop não trabalham com conteúdo em português, seria ótimo se desse pra filtrar por idioma, por exemplo, mas…

Outra ferramenta fantástica que tem sido muito utilizada é a Pulse do Linkedin, poucas pessoas descobriram seu potencial, mas quem já descobriu tem feito um bom uso.

Forte abraço!

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