Nova Escola de Marketing

Inbound marketing e a nova forma do consumidor comprar

Inbound Marketing ou novo marketing é uma filosofia, um movimento, um conceito, uma metodologia, uma nova forma de fazer marketing digital baseado em criar conteúdo certo para atrair cliente qualificado no momento certo por meio do funil de vendas (atração, conversão, relacionamento, venda e análise) em que o consumidor deseja adquirir um serviço ou comprar um produto.

É um novo jeito de atrair o consumidor diferente daquele feito há uma década, pois a maioria das decisões de compras realizadas hoje em dia começa na pesquisa e até mesmo na aquisição pela Internet. A partir daí, as empresas sentiram a necessidade de reavaliar a formar de abordar o cliente.
As empresas que souberem aproveitar essa técnica e produzir o melhor conteúdo, disseminar informação por meio de formas variadas, e por consequência atrair mais público, vão conseguir fechar mais negócio e consolidar sua marca.

O Inbound marketing é o marketing de atração que tem por objetivo atrair potenciais clientes, suprir suas necessidades e conduzir na conversão que o empreendedor tanto deseja.
O novo comportamento do cliente mudou de consumer para prosumer, ou seja, o cliente agora pesquisa, se informa, é pró-ativo, vai atrás daquilo que deseja se consumir determinado serviço ou produto e depois de se convencer de ele precisa.
E o Inbound marketing trabalha na ideia de compartilhar e criar um conteúdo de qualidade direcionado para o nicho de mercado selecionado, que se utiliza de táticas de marketing online para ganhar o interesse das pessoas para alcançar resultados efetivos.
O antigo marketing ou outbound marketing é qualquer técnica ou tática que apenas empurra serviço ou cliente para o cliente.
Alguns dados são muito importantes para os empreendedores que desejam trabalhar o inbound marketing em seus negócios:

58% das empresas brasileiras já utilizam dessa técnica.
Empreendedores que usam blogs conseguem 97% mais links que apontam para o seu site.
O ROI (retorno sobre investimento) médio produzido por meio das táticas de inbound marketing é de 275%.
O gasto com inbound marketing é mais barato em 62% do que o Outbound.
O objetivo do Inbound Marketing é não atrapalhar o que as pessoas estão procurando em seu dia-a-dia, mas sim disponibilizar o que elas procuram no momento correto.
O Inbound Marketing mantém a efetividade alta por que:
Identifica algum tipo de necessidade específica do consumidor que está procurando em diversos canais online;
Oferece as melhores soluções para as demandas solicitadas;
Apresenta serviços ou produtos como a solução ideal;

Etapas do Inbound Marketing
ATRAÇÃO: O primeiro passo para atrair consumidor é oferecer conteúdo qualificado e direcionado para o público-alvo. O conteúdo precisa oferecer muito além do que somente um serviço ou produto. É preciso oferecer solução a uma necessidade.
CONVERSÃO: No segundo momento, o empreendedor precisa manter o relacionamento com esse cliente por meio de uma oferta de conteúdo exclusivo, um produto gratuito, ou qualquer tipo de atração, por meio da coleta de dados que geralmente é feita por uma landing page (página de conversão).
RELACIONAMENTO: Após obter os dados básicos do cliente com a página de conversão como email, telefone, gênero, local e outras informações básicas, é possível criar conteúdo mais específico para cada determinado tipo de consumidor. É muito importante nutrir esse lead (potencial cliente), ganhar sua credibilidade, engajar até que ele esteja preparado para comprar.
VENDA: Chegou ao final do funil de vendas e você conseguiu convencer seu cliente a comprar seu serviço ou produto. Nessa fase, é momento de oferecer as oportunidades de venda e fazer a conversão final.
ANÁLISE: Após a efetivação da venda, é preciso avaliar como ocorreu todas as etapas anteriores para ver se tudo ocorreu bem, se houve algum entrave em algumas das etapas e onde o processo pode melhorar e otimizar cada vez mais as taxas de conversão.

O Inbound Marketing é uma das principais respostas do novo comportamento do consumidor que antes de comprar, procura indicação nas redes sociais, compara valores, observa se há reclamações e elogios em sites de buscas como Google, Bing, Yahoo, entre outros.

Pequenas, médias empresas, empreendedores digitais e profissionais de marketing começaram a usar essa tática do marketing para fazer frente as grandes empresas. O inbound marketing é uma espécie de namoro com o cliente: primeiro há o flerte, depois várias conversas, em seguida troca de mensagens, um telefonema, um encontro, dois encontros e no momento certo, o pedido de namoro é feito.
A tendência é que todas as empresas passem a utilizar essa estratégia conquistar cada vez mais cliente e aumentar a capacidade de atingir o sucesso.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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