Nova Escola de Marketing

Como criar a Landing Page perfeita e com elevadas taxas de conversão

Com o crescimento do Marketing digital em razão do aumento da utilização da internet, os consumidores estão cada vez mais conectados e consumindo produtos e serviços online.
Uma das técnicas para atrair o maior número de visitantes é a criação da landing page (página de aterrissagem). A landing page é uma página de destino criada para promover ações específicas, seja oferecer um desconto, a compra de um produto, o download de um programa, a assinatura de uma lista de e-mails, entre outras.

Essa estratégica de otimização serve para obter mais cliques, vender um produto ou serviço e aumentar conversões (captura de e-mails de visitantes e transformá-los em um potencial cliente).

Como criar uma landing page perfeita
Para conseguir atingir todos esses resultados, é preciso criar landing page atrativa:
Use títulos e frases de impacto. As frases devem prender a atenção do usuário e serem curtas. O título deve ser voltado para o benefício do produto ou serviço;

Destaque o conteúdo mais importante. Esse elemento deve ser grande para chamar atenção;
Mantenha as características da sua identidade visual. Mantenha o padrão de fonte e cor utilizada no site blog/site.
Use as cores de forma harmônica. Cores fortes como azul, verde ou laranja são ótimas para chamar atenção para algo na landing page e serve para incentivar uma ação. Utilize cores amenas como branco, preto ou cinza como fundo;
Seja direto e ofereça o que você quer vender ou descobrir. Deve haver apenas uma única ação para o visitante tomar. Dê instruções claras e curtas para que ele compre um produto, assine um serviço, ganhe um desconto, forneça o e-mail ou qualquer outra coisa.

Use setas para guiar o visitante para uma ação. A mente humana responde de forma inconsciente a qualquer objeto ou pessoa que aponte para um determinado local.
Não polua sua página com muitas informações. Os elementos principais são: logomarca, título principal, formulário de e-mail ou produto para venda;
Não utilize links externos. A Landing page é usada para um único objetivo – capturar mais leads. Não crie distração que possa fazer o usuário sair da sua página. No máximo, crie um link adicional somente para o visitante voltar a página inicial do seu site ou blog.

Alta taxa de conversão
Ao criar a landing page, é importante avaliar o desempenho da campanha. A taxa de conversão serve para acompanhar essa avaliação que mede o percentual dos visitantes que realizaram de fato a ação proposta da landing page.
Por exemplo, sua landing page recebeu 500 visitantes e 250 deles compraram o produto ofertado. Sua taxa de conversão é de 50%. Quanto mais alta a taxa de conversão, melhor também será o sucesso e a efetividade de sua campanha. A obtenção de uma taxa alta de conversão depende de vários fatores, tais como:
Montar o perfil do seu público-alvo – Trace um perfil de quem é o seu público-alvo: mulher ou homem? Classe econômica A, B, C, D ou E? Jovem, criança, adulto ou idoso? Moderno ou conservador? Conheça seu cliente para desenvolver uma landing pages específica.

Saber o que falar para o seu potencial cliente –A sua landing page deve mostrar que você compreende seu público e tem o mesmo objetivo e interesse que ele. Você precisa apresentar exatamente o que o seu público deseja ler ou ouvir.
Unificar suas chamadas – É importante que as chamadas utilizadas na sua Landing Page sejam as mesmas do anúncio do Google. Isso vai criar uma unidade e baratear o valor do anúncio.

Criar conteúdo qualificado e confiável – O conteúdo da landing page deve ser rico, relevante, útil, bem escrito e sem erros de português. Transmita confiança ao visitante por meio de depoimentos reais de outros clientes (de preferência com fotos), número de pessoas que já compraram, avaliações, comentários e matérias publicadas em outros sites, blogs, revistas, jornais.

Menos é mais – Não sobrecarregue o visitante. Construa sua landing page com apenas conteúdo essencial para atrair o seu público.
Ter uma call-to-action clara e objetiva – Call-to-action ou chamada à ação é o botão mais importante da sua página, pois é o botão que o visitante clica e o leva para a conversão. Esse botão precisa ser muito claro, único e objetivo em sua chamada. Ele deve ter uma cor que contraste com o restante das cores da landing page e chame mais atenção do que os outros elementos. Utilize títulos com palavras objetivas, simples e imperativas como “Faça o download gratuito aqui”, “Receba 30% de desconto”, “Envie o formulário”, entre outros.
Simplifique os formulários – Simplifique os formulários, apenas com as informações básicas (nome, e-mail e mensagem). Não dificulte a vida dos seus visitantes.
Evite distrações visuais – Não utilize slides animados na sua landing page pois ela pode atrapalhar a navegação do visitante, distraí-lo da conversão e deixar sua página mais lenta.
Faça uma excelente e única oferta – A maneira mais fácil de obter conversões é oferecer ao visitante uma oferta incrível, única e atraente. O usuário precisa se sentir seduzido e perceber que ele realmente precisa daquele serviço ou produto. E após converter, não esqueça de criar uma boa página de agradecimento (chamada de thank you page).

A capacidade das landing pages
Bem trabalhadas, as landing pages são capazes de gerar números impressionantes para o seu negócio. Elas podem aumentar até 47% as vendas de sua empresa; incrementar as taxas de conversão em torno de 80% e aumentar em 55% a quantidade de leads.
Aproveite as dicas e crie sua página de conversão para melhorar seu empreendimento digital.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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