Como criar um blog para o seu negócio

Criar um blog é uma das melhores formas de alavancar o seu negócio. Produzir conteúdo de qualidade e relevante é um dos principais requisitos se você deseja atrair mais clientes, fixar a sua marca, tornar a comunicação mais direta, ser uma referência e gerar e agregar valor.

Para criar um blog para o seu negócio, algumas dicas são essenciais:

Estude muito;
Especialize-se ao máximo no nicho escolhido;
Produza conteúdo de qualidade;
Aumente o tráfego ou visitas;
Monetize e otimize seu blog;
Atualiza-se sempre, leia outros blogs relacionados com seu nicho, responda o formulário de outros blogs, deixe a sua opinião com profissionalismo com o link do seu blog;
Responda sempre aos seus clientes, solucione os seus problemas ou dúvidas.

Escolha a plataforma certa
Para criar um blog você precisa de uma plataforma. Você vai encontrar no mercado várias gratuitas como Blogger, Sapo, Tumblr, WordPress, entre outras.

Escolher a melhor plataforma para o seu negócio é fundamental para o sucesso do seu blog. O gerenciador de conteúdo WordPress se destaca como o melhor para criar um blog.

Conheça seu nicho de mercado
O nicho de mercado é um conjunto de indivíduos que possuem desejos e problemas semelhantes. Você precisa entender tudo sobre o seu público e o assunto que você definiu. E leia muito sobre a sua área e diversos assuntos, livros de ficção, etc., pois isso vai ajudar você a ampliar os seus horizontes, ter mais ideias e ser mais criativo.

Além disso, é importante se inscrever nas listas das pessoas que se destacam em seu nicho. Receber o conteúdo dessas pessoas vai contribuir para o seu crescimento profissional, pois você vai perceber como os seus concorrentes pensam, se comportam, escrevem e se comunicam.

Produza conteúdos qualificados e relevantes
Esse é o ponto principal de qualquer blog: o conteúdo.

Para produzir conteúdo que realmente seja relevante e de qualidade para se destacar entre a concorrência, siga as dicas abaixo:

Ensine coisas úteis para as pessoas;
Não confunda seu blog com uma loja virtual. Não exceda com produtos à venda;
Não se restrinja em colocar somente conteúdo no seu blog;
Inspire os leitores com histórias reais e dê informações relevantes;
Use diversos meios de comunicação para enriquecer o seu trabalho: PowerPoint, vídeos, imagens, etc.

Seja bem-humorado ao transmitir o seu conteúdo.
Convide outras pessoas com credenciais a escreverem artigos no seu blog. Vai dar mais credibilidade ao veículo e aumentar o seu tráfego.

E divulgue o conteúdo do seu artigo em diferentes plataformas com link para o seu blog: imagem no Pinterest; trecho do artigo no Facebook; áudio do artigo publicado no formato podcast no Soundclound; artigo publicado em PDF no Issuu, Scribd e no Slideshare; e vídeo no seu canal do YouTube.

Monetize o seu blog
Utilize as ferramentas corretas de monetização, como inserção de anúncios de terceiros no blog; venda de infoprodutos e produtos físicos; geração de tráfegos para outros blogs e sites; e ainda outros tipos de parcerias que gerem receitas. Em todos os casos, é essencial que o seu blog tenha bastante acessos, apresentando conteúdos criativos e relevantes.

Venda de Infoprodutos
Uma das formais mais eficientes de monetizar o seu blog é vender infoprodutos, tais como:
E-books com tutoriais e cursos;
Podcasts para downloads;
Vídeoaulas;
E-magazines;
Infoprodutos em mídias físicas como DVDs e livros.

Essa é uma oportunidade que cresce muito no Brasil hoje em dia, pois com os recursos tecnológicos cada vez mais avançados, a falta de tempo e a necessidade crescente por uma maior especialização para se destacar no mercado de trabalho, a internet tornou-se uma das principais fontes de conhecimento para as pessoas que buscam se aperfeiçoar, transformando-se em um excelente negócio online.

O importante é que o seu blog tenha muitos acessos para gerar esse faturamento e, sobretudo, você precisa desenvolver conteúdo de muita qualidade para atrair mais visitas para o blog e assinaturas das suas newsletters.

Além disso, domine as técnicas de SEO, o processo de otimização de sites para ferramentas de busca. Por meio dessas ferramentas, seu blog poderá se destacar nas primeiras posições nas páginas de respostas dos sites de mecanismos de buscas e atrair mais visitantes.

Anúncios do Google AdSense
O Google AdSense é o principal programa de afiliados que permite que qualquer empreendedor de negócio online ganhe dinheiro com os anúncios que são contratados por meio da rede de display do programa de links patrocinados do Google.

O AdSense funciona da seguinte forma: a empresa que deseja anunciar no Google paga um determinado valor para que esse anúncio seja exibido quando uma palavra-chave específica é digitada ou quando a página de um site é acessada. Quando o anúncio exibido no seu blog for clicado, o anunciante vai pagar um valor determinado ao Google, que repassará um percentual a você.

Um dos segredos de um blog de sucesso é planejar todos os passos do projeto, desde do estudo das ferramentas, escolha da plataforma, definição do nicho de mercado, formas de monetização, ao incremento das visitas.

Outro ponto muito importante é manter sempre o seu blog atualizado, de preferência diariamente, mas no máximo uma vez por semana coloque conteúdos novos. Mantenha-se sempre informado sobre as tendências tecnológicas, mercadológicas e as notícias de um modo geral. Isso vai facilitar as suas escolhas para o seu próximo conteúdo.