Como fazer um excelente plano de Marketing Digital?

Você tem um negócio e se lançou na internet porque sabe que é o canal da vez. Fez perfis nas redes sociais, desenvolveu um layout bacana para o seu site ou blog, envia alguns e-mails marketing, investiu um pouco em Adwords ou Facebook Ads. Mas, nada daquele resultado animador aparecer? Bem, temos uma dúvida: foi realizado um planejamento de marketing digital? Se a resposta é não, você vai encontrar aqui a chave para destravar a passagem para o universo online.

Deixar de lado o planejamento ainda é um erro bastante comum nas empresas. Tudo parece tão simples e fácil, né? Mas, não é! Ao decidir fazer parte do ambiente digital, antes de qualquer ação, você deve seguir alguns passos básicos e elaborar um planejamento de marketing digital focado. Ao contrário, perderá tempo e, claro, dinheiro.

Acompanhe abaixo o que você deve fazer para estruturar um planejamento voltado para resultados.

Pesquisa

planejamento de marketing digital é bem similar ao planejamento de marketing tradicional. Portanto, tudo começa com a definição do objetivo e da análise estratégica.

Objetivo: quais são as suas metas? Há uma expressão muito usada no marketing: SMART, que significa que os objetivos precisam ser específicos, mensuráveis, ambiciosos, realistas e precisos no tempo.

Cenário: como os seus concorrentes estão se direcionando e comunicando no ambiente online? Qual o cenário do seu nicho na mídia digital? Faça um bom benchmarking para saber as forças e as fraquezas da concorrência.

Público-alvo: você realmente o conhece? Sabe como se comporta, quais são as preferências e onde está na web? Só assim você conseguirá desenvolver uma linguagem adequada.

Plano de ação

Essa é a parte do planejamento propriamente dito. Aqui, você pode dar asas à imaginação, uma vez que as possibilidades no meio digital são inúmeras.

Canais: como você sabe tudo e mais um pouco sobre o seu público-alvo e até já desenvolveu uma persona, é hora de escolher os canais para ativar a campanha: Facebook, Instagram, YouTube, blogs de influenciadores, blog corporativo, e-mail… Você pode escolher vários ou apenas um ou dois, tudo depende de onde está o seu consumidor e qual destes meios terá a melhor entrega de conversão.

Conteúdo: é o ponto mais importante de todo o planejamento de marketing digital. É por meio do conteúdo que você chamará a atenção do público, o ajudará a encontrar soluções, criará empatia e conquistará informações importantes para transformá-lo de um simples lead em um cliente. Além disso, vale ressaltar a necessidade de se adequar também às particularidades de cada canal. O Instagram, por exemplo, é uma rede social de imagens em que o uso de hashtags (#) é muito importante. Assim, nada de usá-lo para escrever textos longos, coloque apenas uma legenda, pois lá impera o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Cronograma: muito provavelmente, você implantará uma série de planos de ações simultâneas para elevar o potencial de sua campanha online. Assim, é de extrema importância que faça um cronograma para deixar claro a frequência, a distribuição de material e a sinergia entre eles.

Monitoramento: defina quais serão os KPIs e as métricas trabalhadas em cada um dos canais e, posteriormente, acompanhe o desempenho do funil de vendas.

Nesta segunda etapa é importante ter definido qual será o investimento aplicável ao marketing online para que o plano se sustente até o final.

Execução

Hora de colocar todo o processo em prática. Tendo todo o embasamento da pesquisa e traçados os planos de ação, é só seguir o cronograma e acompanhar as ações bem de perto. Se algo não estiver no caminho certo para o alcance do objetivo, reveja e atualize.

Tenha certeza que a curto ou a médio prazo você conquistará os seus objetivos e terá resultados que nem imaginava ter.

Conheça nosso modelo de Plano de Marketing Digital e crie um plano imbatível!

Uma resposta em “Como fazer um excelente plano de Marketing Digital?”