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Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

O termo Planejamento Estratégico ou Plano Estratégico é um processo administrativo e gerencial que toda empresa deve elaborar. Segundo Philip Kotler este processo é uma metodologia capaz de estabelecer a direção a ser tomada pela empresa, com o objetivo de integrá-la a seu ambiente de atuação. É importante salientar que Kotler define como direção, o segmento no qual a empresa está inserida bem como variadas questões no âmbito das políticas funcionais, filosofia da companhia e objetivos. O Planejamento Estratégico de Marketing é portanto, um importante aliado na administração da empresa e deve estar alinhado a todas as fases e esferas da mesma.

A formação e elaboração de objetivos, com base em programas de ação e inserida na visão atual da empresa é considerada uma premissa fundamental para a boa gestão do planejamento. O planejamento não deve ser isolado e cabe salientar que o termo de Planejamento a longo prazo, eventualmente é erroneamente adotado com base em projeções distantes e sem a preocupação com a análise da visão real no período futuro.

O Planejamento deve englobar todos os níveis da empresa e seu foco principal é prever o futuro da empresa, realizar o levantamento ideal das informações e agir de forma a saber o que deve ser executado e de que forma será feito. Geralmente os responsáveis pela gestão são diretores de alto nível, pois as estratégias e todo planejamento deve ser baseado na tomada de decisões importantes e cruciais para o negócio da empresa.

Todo plano estratégico deve ainda estar alinhado a quatro instrumentos fundamentais:

  • Definição da Visão da empresa;
  • Missão que é definida pelo propósito da empresa;
  • Valores que são as premissas para se alcançar a Visão da empresa;
  • Estratégia que define de que maneira se alcançará a Visão da empresa;

Para complementar estas ferramentas, estudiosos do assunto estabelecem outros instrumentos e metodologias para estabelecer um planejamento estratégico ideal, tais quais a análise da situação da empresa, a formulação dos objetivos e estratégias, seguida pela implementação e por fim o monitoramento e controle das ações aplicadas.

Para uma boa implementação é necessário a atuação conjunta dos departamentos responsáveis e a definição de uma meta, a princípio a peça fundamental para obter sucesso é a enfase em Pesquisa e Desenvolvimento, análise do posicionamento e política de preço, averiguação da comunicação atual, monitoramento dos canais de distribuição e o contínuo controle dos processos de produção.

No sentido de aprimorar o planejamento, Kotler desenvolveu uma metodologia baseada em três níveis: Empresarial, Área de negócios e Funcional. A primeira se refere a avaliação das áreas do negócio, principalmente no que tange a utilização e gerenciamento de recursos para cada uma, de acordo com a relevância e prioridade da mesma. Por exemplo, as áreas que deverão ser prioridade devem ser voltadas ao crescimento e permanência da empresa no mercado. A definição do nível da área de negócios se refere ao uso ideal de recursos para o portfólio de serviços da empresa; é importante ressaltar que nesta etapa a Vantagem Competitiva é predominante. A terceira etapa da formulação da estratégia Funcional, refere-se a definição do processo de implementação dos recursos para cada área, com o objetivo de conquistar maior vantagem competitiva no segmento de atuação.

Por fim, para a elaboração de um Planejamento Estratégico eficiente é imprescindível a utilização das importantes ferramentas de marketing como Pesquisa de Mercado, aplicação da Matriz BCG, Análise SWOT (ou Matriz SWOT) entre outras, que poderão complementar e consolidar as ações projetadas, além de revelar o real panorama da empresa.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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