Nova Escola de Marketing

O aplicativo que vai revolucionar a forma de contar histórias, no celular

A Motorola Mobility e Google disponibilizaram nesse final de semana o Motorola Spotlight App para os proprietários do Moto X, o smartphone lançado há pouco tempo pela empresa. O aplicativo aparece como um ícone de chapéu vermelho – mais parecido com um sombreiro – que chama a atenção na tela. Ao clicar, o usuário recebe uma experiência inédita.

É uma animação chamada Windy Day que pode ser vista na tela, mas a grande diferença das outras animações é que o usuário participa ativamente, podendo olhar ao redor. Isso significa que ao movimentar o celular, o usuário vê na tela um ângulo diferente da história, como se ele estivesse no próprio cenário, através da tela do celular. É possível ver o céu (e as árvores da animação) movimentando o Moto X para cima, ou ver o chão apontando para baixo. O mesmo para direita e esquerda, onde se pode ter a visão do resto do cenário.

Isso significa uma experiência 360 graus para o usuário na tela e máxima atenção durante a experiência, em um mundo onde estamos acostumados com usuários lidando com duas telas ao mesmo tempo.


 

 

Na animação, um rato que mora na floresta brinca com um chapéu vermelho, ora perseguindo, ora sendo perseguido. Esse movimento dos personagens obriga o usuário a movimentar a tela para ver melhor a animação. A história de estréia promete não ser a única e foi criada pelo diretor e vencedor do Oscar Jan Pinkava, diretor de Ratatouille, da Pixar. Aliás, a animação Windy Day contou com os mesmos gráficos padrão da Pixar.  A animação contou ainda com outros nomes de peso, como outros profissionais veteranos da Pixar, para proporcionar uma experiência em que dois usuários não verão a mesma tela, pois farão movimentos diferentes. Um usuário pode assistir o ratinho perseguindo seu chapéu, enquanto outro pode passear pela floresta com neve.

De acordo com a empresa: “diferente de um filme, você tem o controle da câmera para explorar. Não é um filme e não é um jogo. Esse é um novo conceito, pois queremos lhe fazer sorrir”. O Spotlight Player promete trazer mais animações e histórias inovadoras.

Nós testamos e comprovamos que Windy Day é uma animação divertida, capaz de prender a atenção de crianças e adultos, como pode ser visto no vídeo oficial. E ficamos ansiosos para que a empresa exerça todo seu potencial criativo com o novo formato, para criar histórias mais interativas e mobiles.

A Motorola conseguiu entregar em uma animação um mundo em tempo real com o usuário na história, de acordo com sua orientação física.

O aplicativo Spotlight é exclusivo para o dispositivo Moto X  (funciona com conexão Wi-Fi) e desenvolvido especialmente para o universo mobile. Mas os usuários podem fazer o download através do Google Play.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Opinar





Patrocinadores

Web EstratégicaMonetizze

Mantenedores

LaharSEMRushLeadLoversSambatechClint.digitalUnbounce