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Como começar um e-commerce do zero e ter sucesso

O e-commerce surgiu na minha vida como uma forma de ter meu próprio negócio e fugir da correria do dia a dia trabalhando de carteira assinada. Estava cansada de passar a maior parte do meu dia fora de casa, enfrentando trânsito e não podendo participar da vida dos meus filhos. Assistindo a programas na televisão e lendo matérias em revistas descobri que criar uma loja virtual era uma excelente maneira de sair do emprego formal e me tornar dona do meu negócio. Essa ideia ficou na minha cabeça até que eu resolvi buscar informações de como criar um e-commerce do zero, pois eu não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto.

A melhor maneira que encontrei para aprender efetivamente como criar uma loja virtual foi através da internet. É incrível a quantidade de informações e conhecimento que temos ao nosso dispor, bastando apenas um pouco de tempo e pesquisa. Foi nessas pesquisas que conheci o site Ecommerce na Prática, além de diversos outros que me ensinaram tudo que eu precisava saber. Inicialmente eu não sabia nem qual produto gostaria de vender, então todas as dicas que encontrei nessas pesquisas me auxiliaram muito a organizar minhas ideias e a colocar meu projeto em prática.

Como Começar seu E-commerce DO ZERO de verdade
Resolvi seguir as dicas que obtive nas minhas pesquisas e a primeira coisa que tive que fazer foi definir quais produtos iria oferecer na minha loja virtual, ou seja, tive que decidir em qual nicho de mercado iria me encaixar. Procurei por algo que fosse bom de vender e que eu gostasse, pois o nosso trabalho fica muito mais eficiente quando trabalhamos com algo que gostamos. Para conseguir tomar essa decisão foram mais algumas pesquisas, pois algo que aprendi foi que eu deveria saber onde estaria pisando. Nessa pesquisa identifiquei quais as preferências do meu público alvo, como era o trabalho dos meus concorrentes e se o meu produto tinha boa aceitação no mercado. Saber se meu negócio seria rentável era essencial.

Após decidir o meu ramo de negócio segui para a elaboração do meu planejamento inicial. Isso foi primordial! Planejar quais seriam meus próximos passos foi fundamental para que eu soubesse como montar minha loja virtual corretamente e concluísse o processo de criação do meu e-commerce de maneira eficiente.

Como Criar um E-commerce na Prática
Na prática, para que um site fique disponível para o público, alguns requisitos são necessários. Primeiramente tive que procurar por um provedor para hospedar a minha loja virtual e depois uma plataforma para que eu pudesse construir meu e-commerce efetivamente.

Um bom provedor é aquele que vai garantir que nosso comércio eletrônico esteja sempre disponível para acessos e que nossos clientes possam navegar e realizar suas compras tranquilamente, sem nenhum problema. Não poupei esforços para fazer diversos orçamentos e solicitar várias propostas para que assim eu pudesse tomar a melhor decisão.

Decidir em qual plataforma iria construir minha loja virtual também foi um pouco trabalhoso, pois existem diversas empresas no mercado que oferecem esse serviço e várias delas são muito boas. Algumas oferecem alguns serviços básicos gratuitos, outras não oferecem nada gratuitamente. Umas são mais bem conceituadas que outras, mas vale à pena pesquisar com calma para escolher uma que além de se encaixar no nosso orçamento, ofereça os serviços que precisamos com qualidade e eficiência. Após definir a hospedagem e a plataforma do meu e-commerce, segui para a montagem da minha loja

Como montar uma loja virtual do zero
Para que eu pudesse montar minha loja virtual foi de extrema importância escolher uma plataforma que me auxiliasse nesse processo. Decidi por uma que oferece modelos prontos previamente, onde tive que apenas decidir qual referência iria utilizar para então realmente montar a loja. Escolhi as melhores fotos dos meus produtos, decidi os preços, forma de pagamento e fui incluindo tudo no site. Uma boa identidade visual é importante, pois um site harmônico fica muito bonito e atrativo ao olhar de quem o visita.

A forma de pagamento também é outro detalhe, pois precisamos saber como iremos querer que nosso cliente nos pague. Algumas plataformas, como a que escolhi, oferecem a opção de o cliente efetuar o pagamento dentro do próprio site, sem a necessidade de ser direcionado para outra página. Mas também existe a possibilidade de você direcionar seu cliente para efetuar o pagamento por outro meio, como o PayPal, por exemplo.Também tive que analisar a forma de envio dos produtos para os clientes, pois oferecer o melhor serviço era o que eu queria. Fiz cotações e analisei os preços para então decidir pelo serviço que iria oferecer o melhor custo beneficio para o meu cliente.

Tudo pronto foi o momento de iniciar a propaganda da minha loja virtual, pois para ter visitas era necessário que as pessoas tivessem conhecimento do meu comércio eletrônico. Uma propaganda bem feita garante um ótimo retorno em acessos ao nosso site. Fiz propagandas pelas redes sociais e pelo Google, garantindo assim que nas procuras pelos produtos que eu vendo, minha página surgisse nas primeiras opções.

Quem é o Bruno de Oliveira
Nas minhas pesquisas para adquirir conhecimento e aprender como montar uma loja virtual conheci o Bruno de Oliveira. Ele é top do mercado de e-commerce, empreendedor e fundador do site Ecommerce na Prática. Ele compartilha todo o seu conhecimento e história de sucesso, além de auxiliar qualquer pessoa que queira iniciar um e-commerce do zero. No seu site encontrei diversos artigos com dicas incríveis que me ajudaram inclusive a decidir qual produto iria começar a vender. De todas as páginas que visitei essa foi com certeza a que mais aproveitei e aproveito até hoje, pois o aprender deve ser constante.

O Bruno criou o treinamento intensivo “Viver de E-commerce”, método que consiste em transformar qualquer negócio virtual em um sucesso. Toda sua experiência fez com que ele tenha um conhecimento muito importante e válido para compartilhar, facilitando a vida de quem está começando, pois ele não fala apenas das suas tentativas bem sucedidas, mas também das que fracassaram. Assim, ele fornece dicas de acordo com o que ele aprendeu com os próprios erros e acertos da sua trajetória de sucesso, além de todo conhecimento adquirido através dos inúmeros cursos que realizou.

Viver de E-commerce

Como começar um e-commerce passo a passo
Para começar meu e-commerce segui um passo a passo, conforme descrevo abaixo:
1. Primeiramente tive que decidir qual produto iria vender e em qual nicho de mercado ele se encaixava;
2. Encontrando meu segmento de mercado parti para o estudo do meu público alvo e dos meus concorrentes;
3. Com o produto definido e com uma boa visão de mercado em relação aos meus futuros clientes e meus concorrentes, fiz um planejamento inicial para poder iniciar a criação da minha loja virtual;
4. A partir daí foi o momento de escolher o provedor que iria hospedar meu e-commerce e com qual plataforma iria trabalhar para desenvolver meu comércio eletrônico;
5. Defini o design do meu site, escolhi o logotipo e o template e ainda como os produtos ficariam disponíveis dentro da loja virtual;
6. Com a parte estética pronta comecei a desenvolver o conteúdo que estaria disponível para os meus clientes, algumas informações relevantes que ficariam no site para que pudessem acessar e os produtos que colocaria a venda;
7. Fiz uma consulta com transportadoras e com os correios para analisar quais serviços possuíam melhor custo beneficio para poder oferecer aos meus clientes;
8. Com tudo pronto e funcionando comecei a fazer propaganda do meu negócio. Anunciei nas redes sociais e convidei as pessoas para conheceram meu site.
9. Por último e não menos importante, não podemos nos esquecer de trabalhar o nosso atendimento. Tive a preocupação de aprender a ter um ótimo relacionamento com os meus clientes, pois sabia que um cliente bem atendido e satisfeito teria muito mais chances de voltar ao meu e-commerce.

Qual o melhor sistema de Loja Virtual?
Considero como melhor sistema para uma loja virtual aquele que me atende em todas as minhas necessidades e dos meus clientes. Um que seja eficiente e funcione corretamente, que me permita ter um bom contato com os clientes, além de possibilitar que eu possa gerenciar minha vendas.

São muitas as opções existentes no mercado então vale a pena um esforço para conhecer o que todas oferecem para só assim decidir qual melhor atenderá sua empresa.

Porque só o sistema de loja não garantirá o sucesso do seu E-commerce
É importante se atentar para o fato de que um site funcionando corretamente jamais irá garantir o sucesso do seu e-commerce. Eu tinha total conhecimento disso quando iniciei meu negócio virtual. O conteúdo, o envio dos produtos e os atendimentos prestados são muito mais significativos do que um site bonito. Seu cliente irá lembrar da sua empresa pelo cumprimento do prazo de entrega, pelos preços competitivos, pelo bom atendimento e por receber um produto de qualidade e em boas condições. Um bom sistema para a nossa loja virtual é indispensável para nos auxiliar a prestar um bom serviço, mas jamais será o diferencial.

Por fim, ao aprender tudo que descrevi até aqui e aplicar no meu e-commerce, pude ver na prática que o maior diferencial para minha empresa seria sempre manter um preço competitivo e prestar um excelente atendimento ao meu cliente. Continuo estudando e me mantendo informada das novidades do mercado e dessa forma estou conseguindo potencializar meu negócio garantindo que ele seja um sucesso.

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