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Mix de táticas digitais e offline pode produzir Leads de alta qualidade, afirma pesquisa

Profissionais de marketing usam diversas táticas para alcançar leads de alta qualidade

Empresas e profissionais de Marketing especializados em B2B em todo o mundo estão tentando de tudo um pouco, de acordo com uma pesquisa realizada em novembro pela Eloqua, CMO.com e Software Advice. Quase todos os entrevistados relataram que mantinham uma de listas de e-mail e fazem otimização para mecanismos de busca (SEO), mas a maioria já experimentou quase todas as táticas de marketing listadas na enquete, seja das mais antigas e comprovadas até as mais inovadoras como: feiras de exposição, telemarketing, anúncios em mídias sociais e redirecionamento comportamental e etc.

 

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A conclusão que emerge a partir dos dados é que métodos de marketing ativos fornecem um ponto de encontro para a interação que tende a superar a mais passiva das “explosões”- tanto em quantidade quanto em qualidade. De acordo com os entrevistados,  isto não é tão simples como pensar que as estratégias digitais, consideradas mais eficientes, estivessem substituindo a “velha mídia”. Para alcançar leads de alta qualidade é preciso uma mistura de trabalho com as mídias digitais e as velhas táticas consideradas “fora de moda”.

Quando se trata de táticas de marketing mais adequadas para obter um grande volume de leads, a maioria dos profissionais de marketing citam o trabalho de terceiros para obter Leads de alta qualidade, chegando a 34%. Outras fontes confiáveis ​​para maximizar a geração de leads incluíram anúncios pagos para os mecanismos de buscas (como o Google Adwords, por exemplo) e e-mail marketing. Também aparecem na lista o contato pessoal direto que acontece em feiras e eventos, e 66% das empresas e profissionais de marketing B2B disseram que esses eventos trouxeram uma quantidade alta ou média de leads – contatos qualificados – para eles.

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A pesquisa também sugere que, quando se trata de marketing de mídia social, empresas e profissionais de marketing B2B ainda estão tendo dificuldades para encontrar o equilíbrio. Apenas 10% relataram que recebem uma grande quantidade de contatos qualificados através das mídias sociais, apenas 5% viu uma grande quantidade de leads através de anúncios em mídia social, e cerca de dois terços relataram baixa quantidade de leads através de cada método citado. Além disso, muitas, empresas ou profissionais especializados em marketing B2B informaram que alguns Leads eram de baixa qualidade.

Entre as táticas mais endossadas para atrair leads de alta qualidade estavam e-mail marketing e otimização para mecanismos de busca (SEO). Dois em cada cinco dos entrevistados disseram que suas próprias campanhas de e-mail marketing produziram,  predominantemente, leads de alta qualidade, e 36% disseram que seus  leads vieram através de SEO. Táticas desenvolvidas, especificamente, para criar um contato direto – pessoa a pessoa – também estavam com melhor desempenho, entre elas estão telemarketing ou outros contatos com clientes em prospecto e  eventos comerciais, os quais a maioria dos comerciantes B2B pesquisados ​​disseram os leads recebidos, através de tais táticas, são de alta qualidade a razoável. Outra ótima tática: webinars patrocinadas. Em torno de  77% dos entrevistados disseram que receberam Leads de alta ou média qualidade.


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Entre as piores fontes de leads: listas de e-mail marketing oriundas de terceiros, mídia impressa, propaganda no rádio e TV Exibição de Anúncios (CPM). A mensagem geral que os dados nos passam  não é que os canais digitais necessariamente superam os tradicionais, mas que os leads de alta qualidade são mais susceptíveis de vir através de formas mais ativas de engajamento online e offline, ou seja, a junção de técnicas online e offline trarão leads e melhor qualidade para sua empresa.

Fonte: Emarketer

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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