Uma das atividades da comunicação empresarial é a chamada assessoria de imprensa, onde o principal objetivo é fortalecer a imagem de uma empresa, produto ou marca através de informações destinadas a imprensa. O profissional que trabalha nesta área de atuação é o assessor de imprensa, responsável pelo desenvolvimento de sugestões de pautas sobre o seu cliente para que o mesmo apareça em destaque nos meios de comunicação. É importante ressaltar que o sucesso do conteúdo divulgado depende da eficiência e da rede de contatos do assessor de imprensa.

O primeiro relato da atividade aconteceu nos Estados Unidos, no ano de 1906, onde o jornalista Ivy Lee estava à frente da campanha para assessorar a Pennsylvania Railroad. Para tanto, ele desenvolveu um dos principais instrumentos dessa atividade, batizado por ele de press release, onde enviou notícias a respeito de um acidente antes mesmo de sua notificação e divulgação pela imprensa.

O press release é uma das principais ferramentas de divulgação da assessoria de imprensa. Ele consiste em um texto jornalístico que deve seguir algumas normas antes de ser enviado para os meios de comunicação. Em teoria, é uma declaração oficial sobre um acontecimento, bastante utilizado para anunciar lançamentos de produtos ou de serviços. Se for bem desenvolvido, pode se tornar uma forte propaganda gratuita para diversas pautas de jornalistas.

Outro instrumento dessa atividade é o press-kit, que pode ser traduzido como pacote de imprensa, frequentemente utilizado para enviar brindes e amostras gratuitas de determinado produto com informativos técnicos e demais dados aos jornalistas, tais quais credenciais para um evento. O sucesso dessa ferramenta vai depender da elaboração adequada do material, de acordo com o objetivo da comunicação e do público para quem será enviado.

A mala direta é outra alternativa para divulgar a notícia desejada. Trata-se de uma lista de endereços aos quais os assessores de imprensa encaminham os informativos e notícias relevantes a determinado público com o objetivo de incentivar determinada publicação.

Já no follow up, o assessor faz um acompanhamento, geralmente por telefone, com os jornalistas que receberam alguma sugestão de pauta ou material do cliente. Essa é uma ferramenta decisiva na hora de “vender” a pauta para os meios de comunicação. De um modo geral, o follow up pretende criar e manter um relacionamento próximo com os canais de comunicação.

O clipping ou monitoramento de notícias é uma importante forma de mensuração dos assessores e também uma ferramenta estratégica que fornece dados sobre o mercado, a concorrência e o público-alvo. Graças a essa ferramenta, o assessor de imprensa pode identificar novas oportunidades, estar preparado para gerir crises de comunicação e muito mais.

Por último, um dos meios mais utilizados pelos assessores é a coletiva de imprensa. Esse é um evento onde a equipe convida jornalistas para informar e divulgar informações, seja para uma declaração ou lançamento de determinado produto, entre outros objetivos.

Dentre as funções da assessoria de imprensa podemos destacar:

• Manter relações confiáveis com os meios de comunicação para ser fonte de informação constante;
  • Informar sobre assuntos pertinentes aos meios, seja regional, nacional ou internacional, mantendo sempre a boa imagem do assessorado;
  • Instruir o assessorado sobre as questões técnicas de como lidar com a imprensa em geral;
  • Desenvolver mecanismos de controle e mensuração de resultados, através de relatórios de menções sobre o assessorado ou pautas que foram divulgadas em meios de comunicação.

Ultimamente, com o desenvolvimento dos meios eletrônicos e, principalmente, com o avanço da internet, a assessoria de imprensa teve de se adaptar às novas tecnologias. O assessor precisa estar atento aos novos veículos de comunicação que surgiram, como blogs especializados, além dos mecanismos de busca, pois o consumidor atual não aguarda mais as informações de forma passiva. Atualmente, ele busca se informar pelas redes sociais e por indicações de colegas, amigos e familiares.

Outra função importante é treinar o assessorado a dar entrevistas, aprendendo a lidar com a imprensa e responder às perguntas de forma eficaz. Para isso, o mais recomendado é fazer um treinamento conhecido como media training.

Portanto, o foco da assessoria de imprensa atual é a integração às novas tecnologias e o estabelecimento de uma comunicação de mão-dupla com o seu público potencial, estreitar o relacionamento com formadores de opinião e pessoas com grande influência em seus círculos de amigos.

O marketing de conteúdo hoje é uma das áreas mais promissoras para as assessorias de imprensa que pretendem se atualizar com as práticas de comunicação mais modernas.

Uma resposta em “Assessoria de Imprensa”

Sou proprietário de uma franquia no segmento de educação e de polos universitários no RJ, solicito um bate papo para uma futura parceria de Assessoria de Imprensa para as nossas empresas. Obrigado ( 21) 99787-8698