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Como gerar mais visitas para o seu negócio

 

 

 

Olá, bem vindo a mais um vídeo do Marketing Hacks! Nessa série eu falo sobre pequenos hacks de marketing digital que você pode usar no seu negócio, seja você um empreendedor tradicional atuando no mundo digital ou um empreendedor digital que quer escalar o seu negócio online. Essa semana eu vou falar especificamente sobre três grandes erros estratégicos que os produtores digitais cometem. Por que muita gente não consegue escalar um negócio digital? Vamos lá?

Olá, tudo bem? Sou Rafael Rez e hoje a gente vai falar sobre o primeiro dos três grandes erros que os produtores digitais cometem. Não importa que tipo de negócio você tem. Se você tem um blog, se você tem uma start-up, se você tem um curso online, se você tem uma página de vendas, se você é um afiliado, se você é um profissional liberal que tem um site e usa esse negócio digital para atrair clientes para o seu negócio físico. Independente do tipo de negócio que você tenha, você está baseado em três pilares. O primeiro dos pilares é sobre o qual a gente vai falar hoje, que é o pilar de tráfego. Na quarta-feira tem mais um vídeo e na sexta tem mais um falando sobre os outros dois pilares. Eu não vou adiantar qual é, justamente para te deixar ansioso pra você assistir os outros dois vídeos. Mas vamos lá falar de tráfego.

Muita gente baseia todo o tráfego em um único canal, e tráfego é uma estratégia, não um canal. Dentro do marketing digital e o digital já é uma estratégia dentro do marketing como um todo. Então quando você pensa em marketing, você pensa em pesquisa de mercado, você pensa em precificação, você pensa em produto, você pensa em distribuição, você pensa em atendimento, em pós-venda, em garantia, em comunicação de marketing.

Isso é o que a gente chama de composto de marketing. Dentro do composto, existem os canais digitais, que o mercado se habituou a chamar de marketing digital. Dentro do marketing digital, a gente tem vários pilares. Os três mais importantes compõem o fundamento de tudo que funciona em marketing digital. E o principal deles é o tráfego.

Tráfego é uma estratégia dentro do marketing digital que faz com que o seu negócio funcione. A questão é que muita gente baseia o tráfego em um único canal.  Existem vários canais de tráfego. Quando a gente fala em tráfego orgânico, por exemplo. Existe o tráfego orgânico do Google, do Bing, do Yahoo, do Babylon, que são sites de busca. Você otimiza o seu conteúdo tecnicamente para aparecer nesses sites. Você ranqueia nesses sites e a partir do clique que você recebe de lá, organicamente você tem visitas todos os dias.

Também existe o tráfego orgânico vindos de mídias sociais. Só que a tendência desse tráfego é de queda. A gente vê que o alcance orgânico no Facebook é cada vez menor. A gente vê que o alcance orgânico é menor em mídias como o Instagram, como Snapchat. E a tendência é que isso vá acontecendo com todas elas. No Linkedin, por exemplo, se você tem um perfil muito popular, você consegue que os seus posts cheguem para toda a sua rede de contatos e para os contatos de seus contatos. Isso vai viralizando e se espalhando.  Mas o alcance orgânico também vem caindo.

Então, depender só do tráfego orgânico, existe algum risco. Na verdade, existem limitações, não risco. Você está limitando o tráfego orgânico ao volume existente de buscas nos buscadores, ao alcance possível dentro das mídias sociais. Existem outras formas de você obter tráfego. Você pode comprar mídia. E aí tem “n” formatos de compra de mídias. Você pode comprar mídia no Adwords. Dentro do Adwords você tem a rede de pesquisa e a rede de display. Um você mostra os seus anúncios de link patrocinado para quem buscou uma palavra chave. Na rede de display você mostra os seus banners de acordo com a segmentação da sua campanha. Você pode comprar mídia em redes sociais.  O Twitter tem campanha de mídia, o Facebook tem campanha de mídia, o Instagram tem campanha de mídia. Então em várias redes sociais você consegue anunciar, segmentar a sua audiência – essa segmentação é muito poderosa em redes sociais – e aí você traz pessoas através do tráfego que você compra.

Também existe o tráfego de referência, como a gente chama, que é o tráfego de parceiros. Você publica um guestpost em outro blog, esse guestpost tem um link que pode ser um link em texto, link âncora, pode ser um banner, pode ser um e-book que está linkado para o seu site, e aí você tem tráfego de referência. Ou seja, alguém que tem muito tráfego, que tem muita visitação, direciona tráfego para você, traz visitas para o teu site.

Você tem tráfego que vem de relacionamento, de relações públicas. Você distribui um press release para a imprensa ou para canais de mídia. Isso chama interesse das pessoas e gera tráfego para o seu site. Geralmente esse tráfego tem um pico e depois ele volta para o normal.

Existe o tráfego direto que é quando as pessoas digitam o seu site. Ela entra lá e digita www.uol.com.br. Essa pessoa quer cair na home do UOL e ver o que está acontecendo lá no dia. Ou G1.com.br ou marketingdeconteudo.com.br. Aliás, acessa lá marketingdeconteudo.com.br e acompanhe meu site. Voltando, existem “n” canais de tráfego.

Qual é o problema? A maioria das pessoas se foca em uma única vertical, em um único canal de tráfego. Aí, fica extremamente dependente do Facebook. Então, o Facebook muda a política e essa pessoa se complica. Eu iria falar outra coisa, mas é palavrão e não pode, né? O que acontece? A sua estratégia está baseada em um único canal e quando esse canal muda ou quando as pessoas param de usar esse canal e quando esse canal evapora – pensa no Orkut, por exemplo – Eu tinha um amigo que tinha uma comunidade com 450 mil pessoas. Do dia para a noite, o tráfego que ele direcionava para o site deles, que é um site de empregos, evaporou. sumiu! Não tinha mais comunidade, não tinha mais Orkut e ele se complicou. Se você depende de mídia no Facebook para comprar tráfego para o seu site fazendo uma promessa no seu anúncio. Aí o Facebook muda a política e você não pode mais anunciar, o seu tráfego virou vapor. Então você precisa como empreendedor, entender que dentro do marketing digital, o principal pilar, o que está lá em cima, o fundamento principal é entender diferentes canais de tráfego.

Sabe aquilo que sua vó falava? Não coloque todos os ovos numa única cesta. É exatamente isso. Quando você depende de uma única cestinha para colocar todos os seus ovos de tráfego, a hora que você tropeça e derruba essa cesta, todos os seus ovos viraram não uma farofa, mas meleca, virou sujeira e você perdeu tudo o que tinha.

Então, como empreendedor digital comece a pensar em multiplicar os seus canais de tráfego. Eu ensino isso dentro dos meus cursos e tem vários outros profissionais de marketing que também ensinam isso. Você multiplicar suas fontes de tráfego e entender que cada fonte tem as suas características. O cara que está no Google buscando uma palavra-chave, tem um tipo de demanda. O cara que está no Facebook vendo a foto dos filhos dos amigos, e aparece um anúncio seu, é um outro tipo de demanda, um outro tipo de promessa, um outro tipo de landinpage para capturar esse cara.

Comece a refletir sobre isso e como isso pode mudar o seu negócio, e estudar mais sobre diversificação de canais de tráfego. Essa é minha dica, meu hack de hoje do Marketing Hacks. Na quarta-feira e na sexta tem mais dois vídeos dessa série especial sobre os três fundamentos do marketing digital e também tem mais uma surpresa. Na semana que vem, vou começar a semana do conteúdo. Uma semana especial com quatro vídeos exclusivos. Esses vídeos não vão estar abertos no canal. Para receber, você tem que se cadastrar. Acessa lá agora marketinghacks.com.br e cadastre o seu e-mail. Se você também você me adiciona na lista de transmissão, adiciona meu número do Whatsapp. Eu tenho uma lista de transmissão e vou te mandar esse link para você não perder no meio dos seus e-mails, no meio da bagunça. Mas você tem que estar cadastrado, tá?

E tem também o plug-in de notificação. Deve ter aparecido aqui na sua tela, autorize. Se você está dentro do Youtube e ele não apareceu, mas na hora que você acessar lá marketinghacks.com.br, autorize e a gente vai te notificar toda vez que sair um vídeo novo. Eu sou Rafael Rez, esse foi o Marketing Hacks de hoje e eu te espero na quarta-feira no segundo vídeo do Marketing Hacks.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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