INÍCIO: 14 DE AGOSTO
ONLINE E AO VIVO
O AI Mode é a nova interface do Google Search, alimentada por IA generativa. Diferente da busca tradicional, funciona como um assistente conversacional inteligente dentro do próprio Google, respondendo diretamente às suas perguntas.
É o Google “se tornando o ChatGPT”: a busca com AI conversa com o usuário, entende perguntas longas e contextuais, e gera respostas personalizadas, pesquisando na web para embasá-las em tempo real.
Já implementado nos EUA e Índia, o AI Mode executa múltiplas pesquisas e sintetiza tudo em uma única resposta, apresentando apenas alguns links para fontes relevantes. As métricas de tráfego orgânico como conhecíamos e os “10 links azuis” estão com os dias contados.
50% das buscas têm AI Overviews
-34,5% no CTR do 1º lugar
Alguns publishers perderam até 56%
Ao mesmo tempo, o Google AI Mode máscara origem de cliques, tornando relatórios “invisíveis” e contratos de SEO reféns de métricas que não existem mais. Quem não se adaptar corre o risco real de perder relevância, receita e a confiança dos clientes.
Em maio de 2024, 48% das buscas para o MailOnline terminaram sem clique; usuários clicam em apenas 1% dos links dentro do bloco de IA.
A Gartner prevê que o volume de busca tradicional encolha 25% até 2026.
AI Overviews já cortam 34% dos cliques do 1º lugar e derrubam o CTR global em 30%.
MailOnline perdeu até 56% de cliques nas queries com IA Overview, e alguns veículos relatam queda de tráfego de até 80%.
Estamos diante de uma janela estreita. Não se trata de mais uma atualização do algoritmo, é uma mudança estrutural, portanto é preciso reavaliar estratégias e renovar nossas competências profissionais.
“Links no AI Overview são o espaço orgânico mais disputado”
“As buscas caíram após o rollout dos AI Overviews “
AI Mode muda o que significa ‘aparecer’. Tráfego deixa de ser a única moeda.
A chegada iminente do Google AI Mode vai sacudir métricas, contratos e carreiras — e precisamos estar à frente dessa onda.
Como podemos ver, o AI Mode do Google traz grandes desafios, mas também deixa claro que o SEO continua evoluindo – e precisamos evoluir juntos.
Nós profissionais de SEO e marketing de conteúdo devemos encarar essa fase como um chamado à inovação.
Quem nos conhece sabe que tanto eu, Rafael, quando o Zane, fomos alguns dos primeiros profissionais a falar, ensinar e viver SEO no Brasil.
Agora estamos aqui para evoluir junto com você!
Te convocamos para formar a Elite GEO: No próximo mês vamos preparar 30 especialistas que vão liderar essa transição, estabelecer novas métricas e definir o futuro do tráfego orgânico mais uma vez.
Se quer comandar o próximo capítulo da busca, seu lugar é aqui.
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Rafael Rez, um dos pioneiros de SEO no Brasil, atuando nesta área há 15 anos, palestrando nos principais eventos de Marketing Digital: RD Summit, Search Masters Brasil, DigiTalks, SEOcamp, Olhó SEO, Tchê SEO, Feira do Empreendedor do SEBRAE.
Fundou a Web Estratégica em 2011, uma das maiores agências de SEO do Brasil.
Em 10 anos a Web atendeu mais de 130 clientes: Leroy Merlin, Magalu, 3M, Bosch, Unidas, Kickante, Bitso, Sankhya, Unipetro, Oi Futuro, Omie, Jr. NBA, Hospital Albert Einstein e muitos outros.
Mauricio Zane, criou o primeiro Podcast de SEO do Brasil, o SEOCast, atuando com desenvolvimento há 20 anos.
Foi organizador de grandes eventos importantes de Marketing no Brasil como SEOCamp, Expon e MozCation São Paulo.
Trabalhou em parceria com agências nacionais, atuando para: Unilever, Positivo, Ambev, Positivo e Hotéis.com.
Em 2025 lançou a Agentiz, plataforma de Inteligência Artificial multimodelo para marketing.
14 DE AGOSTO
ONLINE E AO VIVO
Este é um treinamento de atualização para profissionais de SEO, sobre a nova busca Inteligente do Google: AI Mode, que muito em breve será implementada também no Brasil e causará uma verdadeira ruptura da busca tradicional, onde não haverá mais os “10 links azuis” na SERP e as respostas do Google serão geradas por Inteligência Artificial.
O FUTURO DO SEO: GEO visa formar uma elite profissional que irá dominar o GEO – Generative Engine Optimization e liderar essa transição, estabelecendo novas métricas e definindo o futuro do tráfego orgânico.
É um treinamento exclusivo e único no Brasil! São apenas 30 vagas disponíveis.
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