Nova Escola de Marketing

7 ferramentas de marketing digital que vão facilitar sua vida

O Marketing Digital abriu novas possibilidades para empresas e empreendedores de diferentes tamanhos e diversificados nichos de mercado. O meio digital se transformou em das maiores forças da comunicação na atualidade e com isso novas ferramentas surgem diariamente.
As ferramentas de marketing digital têm por objetivo auxiliar empreendedores e empresas de várias formas: gerenciar, construir, monitorar, administrar, analisar, criar, desenvolver e divulgar seu negócio.
Elas são poderosas aliadas para simplificar os processos, melhorar o design, facilitar a usabilidade e fornecer informações preciosas para que você tome a melhor decisão para o seu empreendimento.
A quantidade de ferramentas de marketing digital é enorme, sendo que a maioria é gratuita, o que dificulta bastante a escolha entre as várias opções de ferramentas de palavras-chaves, de SEO, de e-mail-marketing.
Neste artigo, vamos apresentar 7 ferramentas, cada uma com uma função diferente, para facilitar sua vida:

1) Construção de landing pages
O Klickpages é uma das ferramentas mais populares para criação de páginas de alta conversão de leads (landing pages).
Com grande quantidade de modelos que podem ser personalizados de acordo com nicho do empreendedor, a ferramenta apresenta um sistema simples e de fácil usabilidade.
Os leiautes são extremamente inteligentes, inovadores e práticos e foram pensados e elaborados com um determinado objetivo. Em questão de 5 minutos, você consegue criar uma landing page publicá-la na web.
A ferramenta é paga. Confira mais informações no site http://www.klickpages.com.br/

2) SEO, seu melhor aliado
Pertencente ao grupo Amazon, a ferramenta de ranqueamento Alexa é uma grande aliada para que você descubra como são as pessoas que visitam os sites ou blogs de seus concorrentes por meio de palavras-chave.
Com Alexa, é possível saber quantos acessos um determinado site tem e sua colocação (ranking mundial), além de proporcionar a classificação de visitas de usuários a um site ou blog por país.
A partir dessas informações, você pode desenvolver uma estratégia para seu site ou blog em relação aos seus concorrentes.
Para mais informações, acesse: http://www.alexa.com/

3) E-mail Marketing, o ponto de partida para mercado digital
O Mailchimp é uma das ferramentas prediletas de 9 em cada 10 empreendedores digitais e umas das plataformas para enviar email marketing mais eficazes e democráticas do mundo.
A conta gratuita permite que você cadastre até 2.000 e-mails e disparar até 12.000 mensagens por mês. Rápido e simples, o mailchimp é fácil de usar. Em até 20 minutos, você pode criar e enviar sua campanha dentro do site, aproveitando diversos templates prontos.
Há outros planos pagos que variam entre 10 a 240 dólares.
O MailChimp ainda oferece:
Testes A/B para suas campanhas;
Personalização de campanhas;
Taxa de abertura de mensagens;
Monitoramento a partir do Google Analytics;
Templates para celulares;
Agendamento de envios;
Múltiplos administradores de uma mesma conta;
Relatórios de desempenho;
Integração com redes sociais, entre outros.
Conheça o MailChimp: http://mailchimp.com/

4) Como planejar seu conteúdo
A ferramenta Buzzumo é gratuita de planejamento de conteúdo que você pode ver quais são os links e artigos que são mais compartilhados nas redes sociais como Twitter, Facebook, LinkedIn e Google + em relação a um determinado tema.
Por meio do Buzzumo é possível ver quais são os autores mais influentes de cada assunto e quais são os conteúdos mais compartilhados em determinado site ou blog. Além disso, a ferramenta permite ativar notificações para com uma palavra-chave a cada vez que sua marca é mencionada.
Conheça mais: http://buzzsumo.com/

5) Mensure os resultados de forma gratuita
O Hotjar é uma ferramenta totalmente gratuita que tem a função de descobrir de onde está vindo o tráfego e entender seus visitantes. Ele fornece dados precisos de que maneira seus usuários interagem com os conteúdos publicados.
Essas informações são muito importantes para você analise o que está dando certo e o que não funciona, quais são as melhores oportunidades e os piores desafios que você precisa cuidar no seu negócio online.
Muitos empreendedores fazem determinadas perguntas:
– Como acompanhar as páginas visitadas no meu site?
– Quais são os locais mais visitados?
– Como medir a conversão do meu funil de venda e na minha landing page?
– Como saber porque as pessoas abandonaram meu site?
Com o hotjar é possível responder essa e mais perguntas e mapear os resultados do seu planejamento.
Conheça mais: https://www.hotjar.com/

6) Otimize seu tempo nas redes sociais
Buffer é uma ferramenta capaz de automatizar os seus posts nas redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter e Google +.
Com essa ferramenta é possível simplificar o processo de distribuição de conteúdo, agenda horários e frequência das postagens de maneira eficaz e rápida.
O importante é descobrir cada particularidade das redes sociais para que você possa agendar os melhores horários em sua região e publicar os seus conteúdos.
Acesse: https://buffer.com/

7) Sua vida profissional organizada digitalmente
O Evernote é uma ferramenta de organização que apresenta várias funções, desde agenda, controle de tarefas, compromissos, transformar notas em apresentações, sincronização entre os computadores e aparelhos, entre outros.
Há um plano mais simples e gratuito, até o plano Business com valor de R$ 240,00 mensal.
Aproveite: https://evernote.com/intl/pt-br/

Estas 7 ferramentas, quando utilizadas de maneira inteligente, trazem resultados consideráveis para seu negócio. porém, é muito importante que você tenha a clareza que estas ferramentas são facilitadoras, mas sem um bom planejamento e técnicas muito bem empregadas, não há possibilidades de sucesso. As ferramentas de marketing digital são um meio de atingir um objetivo, mas se você, estiver no caminho errado, elas não serão de valia alguma.
Por isso, delimite o que de fato é necessário para seu negócio e não se perca com milhares de ferramentas que vão afetar sua produtividade. Entenda o que de fato afeta positivamente seu negócio e utilize-as.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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