Nova Escola de Marketing

Quer crescer seu negócio? Aposte em análise de dados, não no instinto

Black Week Marketing Digital

Os dados são o poder por trás de cada negócio bem-sucedido. É o combustível que alimenta ideias e ajuda a crescer um negócio digital de forma contínua.

Cada dia, mais e mais empreendedores digitais entendem a necessidade de abraçar uma estratégia orientada aos dados como meio para tomar decisões (ao invés de usar “achismos”).

Se ainda não está usando dados para a tomada de decisões, você já está atrasado! Não importa o tamanho do seu negócio…

Hoje temos à disposição uma enorme quantidade de dados. Mas, como você processa e mede esses dados? Como aproveitar os benefícios da análise de dados para levar seu negócio a um novo nível?

A metodologia que vai garantir o futuro dos negócios

Basicamente, o data-driven marketing é uma estratégia para coletar dados e usá-los para tomar decisões a fim de melhorar o engajamento e aumentar as conversões.

Consiste em coletar e cruzar dados de visitantes, leads, clientes e vendas e gerar informações do seu negócio ou mercado. Mas de nada adianta uma avalanche de informação se você não sabe como dar utilidade para isso!

O objetivo é gerar ideias e transformá-las em decisões acionáveis para conduzir seu negócio ao sucesso.

(Fonte: Econsultancy/Google em Maio/2017)

Uma vez em ação, os benefícios são generalizados, graças à eficácia do método e facilidade de implementação através de ferramentas especializadas do mercado.

Identificar o público-alvo que funciona para você

Um dos itens a destacar é possibilidade de saber quem deve atingir em suas campanhas e ainda dizer exatamente como chegar a esse público.

Lembre-se, ter muito tráfego não significa nada se a maioria dos visitantes não comprar seus produtos ou serviços. Por isso é importante criar segmentações que ajudem a identificar ações dos clientes dentro das campanhas.

Descobrir quem é o seu público-alvo, saber os meios corretos e momentos mais efetivos é provavelmente uma das melhores coisas quando coletamos dados.

Assim, você concentra suas campanhas nas pessoas com maior probabilidade de comprar apresentando mensagens e conteúdos relevantes para elas.

Aumentar a Retenção de Clientes

Saber quem são seus clientes-alvo é extremamente importante, mas de nada serve se não abordar da maneira que importa para eles.

Você precisa saber porque seus clientes estão comprando seus produtos e conhecer as diferentes necessidades que eles têm.

Se você não sabe que os leads do Produto A, que não compraram na página de obrigado, compraram tempo depois os produtos B ou C, provavelmente não vai adaptar suas estratégias de marketing.

Como consequência, estaria perdendo algumas conversões valiosas simplesmente porque você não ofertou o produto B ou C para esse cliente-alvo que não comprou o produto A.

Compreender a audiência é extremamente importante para você adaptar a oferta de seus produtos/serviços, aumentar a base de clientes e fazer o negócio crescer.

Fazer Ofertas Personalizadas

Uma das melhores coisas sobre dados é que ele realmente permite criar uma experiência mais personalizada para seus clientes.

Ter o histórico de compras do cliente irá ajudá-lo a personalizar a próxima oferta com facilidade e aumentar a probabilidade de uma nova compra, de preferência, com ticket mais alto.

Isso seria quase impossível sem coletar dados. Por exemplo, se alguém comprou um programa de emagrecimento há algumas semanas, é muito provável que agora ela precise de um suplemento alimentar para acelerar os resultados. E, se a pessoa for solteira, pode ser que 2 meses depois seja interessante ofertar um produto para relacionamento.

Ter esse tipo de informação é extremamente valioso e pode realmente levar suas vendas para o próximo nível.

(Fonte: Econsultancy/Google em Maio/2017)

Conquistar clientes através dos canais certos

Outro aspecto importante da coleta de dados é a possibilidade de identificar qual o melhor canal para alcançar seus clientes-alvo.

Algumas pessoas nunca abrem e-mails promocionais, mas clicam em ofertas exibidas em sua rede social. Outras nem sequer usam redes sociais, mas ficarão felizes em receber um contato por WhatsApp para tirar dúvidas, por exemplo.

Você pode usar este tipo de dado para saber quais canais trazem mais retorno. Alcançar as pessoas certas trará, provavelmente, mais conversão e mais lucro.

Conclusão

Hoje, os dados são uma ferramenta extremamente poderosa para crescer o negócio e ter mais sucesso.

Quando usado corretamente, os dados irão mostrar exatamente em que canais deve alocar tempo e dinheiro. Quem você deve alcançar e de que maneira extrair o máximo de resultados.

O data-driven marketing vai se tornar cada vez mais necessário nos próximos anos. Segundo a IBM, no ano de 2020 mais de 75% das empresas terão adotado essa metodologia. Não à toa, os maiores players do mercado brasileiro vêm falando da importância de analisar dados para tomar decisões. Está claro que esse é o caminho a ser seguido por quem quer continuar tendo sucesso no mercado digital.

Portanto, assegure-se de usar a metodologia da maneira certa e adote uma ferramenta 100% focada na análise de dados e integrada ao seu negócio digital.

(Fonte: Econsultancy/Google em Maio/2017)

Pode parecer irrecusável a oportunidade de utilizar algo gratuito, mas pare e pense: por que uma ferramenta, que não é core-business de uma empresa, entregaria constantemente novos insights e funcionalidades de forma gratuita?

Informações estratégicas são vitais para negócios digitais. Sem uma ferramenta de ponta gerando os indicadores necessários, seu negócio corre o risco de desaparecer em pouco tempo.

Este artigo é uma contribuição do Digital Manager Guru.

Michelle Oliveira

Empresária, blogueira, pós-graduada em Engenharia de Software e Guru de Relacionamento no Digital Manager Guru.

Cursos de Marketing Digital

Opinar
















Patrocinadores

Web EstratégicaMonetizze

Apoiadores

SEMRushLeadLoversSambatechUnbounceHuggyDigital Manager Guru