Como Fazer um Blog que venda!

Atualmente, somos atingidos com mais 4.000 mensagens publicitárias diariamente. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes. Um usuário online faz pelo menos 10 consultas a diferentes sites antes de decidir sua compra, segundo pesquisas do Google.
Diante desse novo cenário, as empresas estão descobrindo que a melhor forma de conquistar a atenção e o interesse dos usuários por seus produtos e marcas é criar conteúdo relevante e valioso por meio de informações, treinamento, dicas e entretenimento E o melhor canal para se fazer isso tudo é o blog.
Há milhões de blogs, mas nem todos são capazes de realizar negócios online e gerar dinheiro. O principal ponto é escrever conteúdo qualificado e relevante.

Para ter um blog de vendas
É importante levar em consideração alguns aspectos importantes para se ter um blog de vendas

1) Não incentive cliques nos anúncios: Os anúncios do Google Adsense não permitem incentivar os cliques. Esse tipo de anúncio só levara para uma outra página de venda e você não terá remuneração nenhuma sobre ela. Nunca incentive as pessoas a clicarem nos anúncios.

2) Não crie um blog somente para vender produtos: Você focar o seu trabalho no blog em oferecer conteúdo relevante e útil para os seus clientes. Os assuntos dos artigos devem alimentar as necessidades que os leitores tenham e solucionar problemas também.

Em lugares apropriados, você pode acrescentar os links de produtos que você recomenda, por exemplo:
Uma Loja Virtual que você está divulgando;
Uma página de captura de contatos;
Um hotsite de algum produto que você tem para vender;
Uma página do blog específica para a venda dos produtos;
O link de algum sistema de afiliados, etc.
3) Inclua análises, comparações e avaliações de produtos: Os consumidores costumam a decidir pela compra de um serviço ou produto com base em análise, avaliações por parte de outros consumidores.

4) O assunto principal do seu blog precisa ser compatível com o produto ou serviço que você vende: O seu conteúdo precisa conversar com os produtos ou serviços que você está oferecendo. Não faz sentido algum você fazer um blog de acessórios de moda e vender produtos para pets. A comunicação precisa está integrada.

Você precisa respeitar o seu blog e o seu consumidor. O espaço publicitário do seu blog vale ouro, por isso você precisa usá-lo com consciência para vender produtos que realmente funcionam e que tem aderência com seu conteúdo. Não transforme o seu blog numa verdadeira vitrine, o cliente não gosta disso.
Há várias maneiras de fazer venda no seu blog:
Google Adsense;
Links de afiliados;
Venda de infoprodutos;
Publicidade tradicional.

Conscientize o consumidor
Use o seu blog para gerar conteúdos com posts diários, newsletters, etc. 15 milhões de consumidores online pesquisam em mídias sociais antes de concluir sua compra.

Atraia o cliente
As principais estratégias para atrair e transformar os visitantes em leads são:
Crie posts e conteúdos multimídias especializados, educativos ou técnicos;
Apresente cases de sucesso e depoimentos de clientes;
Desenvolva webinários com sessões interativas com perguntas e respostas;
É importante desenvolver um site com conteúdo personalizado para que o cliente sinta que suas necessidades ou problemas serão solucionados e possa proporcionar aumento nas visualizações das suas páginas, duração mais longas das visitas, e menor taxa de rejeição.

Converta o lead
As principais estratégicas que você pode utilizar para converter seu visitante em leda e fazer com que ele compre seus produtos ou serviços são:
Ebooks: Por meio de sua landing page e formulários, você poderá disponibilizar um ebook sobre um assunto interessante de seu mercado, em troca disso, você vai obter os contatos dele com informações úteis.
Newsletter: envie newsletter com mais explicações sobre assuntos que interessa o cliente para engajá-lo com seu conteúdo desde o início dessa parceria.
Desenvolva ofertas específicas e mais assertivas com descontos.

Envie e-mail marketing
O cliente precisa se convencer que seu produto ou serviço é o que ele procura, portanto envie um e-mail marketing para ele informando sobre sua marca, depoimentos, produtos ou serviços.
Personalize a comunicação, com conteúdo especial para ele, nome do lead nos e-mails marketings.

Estabeleça um relacionamento pós-venda
Trace estratégias pós-venda para encantar o seu cliente. Mostre a ele que você está feliz em fechar essa parceria, que está pronto para atende-lo e o quanto seu site é importante para ele. Para isso invista em algumas estratégias:
Webinários privados – ofereça esse serviço exclusivo para tirar dúvidas. Isso vai aumentar a confiança do seu cliente e te ajudará na fidelização.
Envie e-mail marketing de agradecimento, com questionário de satisfação, inclusive espaço para sugestões de melhorias.
Utilize diferentes plataformas de mídias sociais para comunicar as inovações e novidades.

Lembre-se que tudo começa no conteúdo de qualidade e relevante, segundo pesquisas:
60% dos consumidores confiam mais na sua marca após ler conteúdo;
90% dos consumidores online acham muito útil o conteúdo personalizado;
75%das pessoas não confiam em anúncios;
84% dos usuários entre 25 a 34 anos rejeitam seu site favorito por conta de anúncios intrusivos e irrelevantes.

Criar um blog que venda é um processo em partes complexo. Isso por que existem vários fatores envolvidos, como audiência, conversão e outros. Mas isso tudo pode ser resolvido com estudo, análise das métricas e um planejamento muito bem estruturado.