Nova Escola de Marketing
Cursos Marketing Digital

Tipos de Marketing: conheça as principais áreas e suas funções

O conjunto de ações estratégicas que visa buscar o melhor desempenho de uma instituição no mercado é dividido em diversos segmentos de Marketing. Os mais variados tipos focam em estratégias específicas para conquistar espaço entre os diferentes públicos e ampliar a sua área de atuação.

O conhecimento sobre essas formas variadas de Marketing pode ser muito importante para alcançar o sucesso pleno da empresa, tanto na parte interna como externa. São através de estratégias de comunicação e de propaganda que uma empresa consegue se destacar no mercado e se tornar uma multinacional referência em seu ramo.

O Marketing é uma área que vem crescendo cada vez mais e novos tipos são estudados e inventados com o tempo. As estratégias dividem-se em segmentos conforme as necessidades de evolução e manutenção da boa imagem do negócio.

Confira os principais tipos de Marketing atuais e por que eles são importantes para o sucesso de uma empresa:

Marketing de Relacionamento: O bom relacionamento da empresa com os clientes é o foco deste tipo de Marketing. O desafio é planejar meios de alcançar uma comunicação efetiva com o público e a excelência no atendimento. Criar laços da marca com os clientes é uma tarefa difícil e exige que a empresa promova ações contínuas sempre pensando na felicidade do consumidor. É preciso que a marca fique gravada na mente das pessoas de forma positiva, como uma empresa líder em qualidade, bom atendimento e que entende as necessidades de seu público.

Marketing Social: A função do Marketing Social é promover a responsabilidade social da empresa através de ações solidárias em áreas de vulnerabilidade. As estratégias visam atender às necessidades básicas das pessoas que vivem em comunidades desfavorecidas. Essa atitude também significa mobilizar a sociedade para um comportamento coletivo e de compaixão ao próximo, pois todos devem ter qualidade de vida. Em outras palavras, o principal objetivo do Marketing Social é acabar com o individualismo e influenciar as pessoas a sair do comodismo e realizar ações sociais em benefício ao próximo.

Marketing Direto: É um dos tipos de Marketing que mais cresce no mundo. O Marketing Direto visa alcançar resultados rápidos através de ações lógicas e práticas. Estratégias como pesquisas de mercado, investimentos e retorno, identificação do perfil dos clientes atuais e consumidores em potencial, formas de aumentar os lucros, entre outras, são planejadas para conseguir um retorno positivo em um curto prazo de tempo. Este tipo de Marketing é totalmente baseado na eficiência da comunicação e assemelha-se ao Marketing de Relacionamento. Porém, sua principal diferença é o objetivo de obter resultados rápidos, principalmente através de pesquisas e estudos.

Marketing Indireto: O Marketing Indireto corresponde ás estratégias de propaganda que visam associar a imagem da marca de forma discreta, através de produções culturais, programas de televisão, entre outros. No Marketing Indireto, a marca aparece em filmes, novelas e outras produções, e o consumidor não pode rejeitar o anúncio, pois não surge em forma de comercial. Este Marketing é extremamente eficiente e mantém o logotipo do produto gravado no subconsciente dos consumidores. Mesmo que a pessoa não tenha prestado atenção na imagem, na hora de fazer as compras o símbolo pode ser facilmente digerido como uma marca conhecida.

Marketing de Resposta: Este Marketing é responsável por solucionar os problemas de imagem e procurar as deficiências da empresa com o público externo. O Marketing de Resposta busca essencialmente o feedback das ações da empresa para descobrir o que precisa ser mudado e quais as estratégias que faltam para o sucesso da instituição. Extremamente importante, este Marketing ajuda consideravelmente no crescimento e aperfeiçoamento do negócio e das vendas.

Endomarketing: Focado na comunicação interna, o Endomarketing visa buscar a satisfação dos funcionários e garantir que eles trabalhem felizes e motivados. Para isso, é colocado em prática um conjunto de estratégias que valorize os empregados, que amplie a produção e que promova boas condições de trabalho. A importância deste Marketing é permitir que a própria corporação faça propaganda da marca para qual trabalha, pois um servidor feliz pode atrair diversos consumidores em potencial. Além disso, a imagem interna é um reflexo da imagem externa e, por este motivo também, a equipe de trabalho merece uma atenção especial da gestão.

Marketing Viral: O Marketing Viral surgiu na medida em que as novas tecnologias foram ganhando espaço na vida dos consumidores. É um Marketing focado nas redes sociais que tem como objetivo criar formas de propagar uma imagem positiva da empresa na rede. Os efeitos do uso eficiente deste Marketing assemelham-se ao que ocorre em uma epidemia. As ações – se bem elaboradas e planejadas – podem correr pela rede, alcançando diversos consumidores ativos e clientes em potencial.

Marketing de Fidelização: Este tipo de Marketing, muito utilizado por companhias aéreas e telefônicas, visa garantir que o cliente se torne um consumidor fiel. No geral, as estratégias do Marketing de Fidelização giram em torno de formas de oferecer vantagens aos clientes que utilizam a mesma marca/empresa com frequência. É um mecanismo que tenta enfrentar a competição de mercado, fazendo com que o cliente sinta que será mais beneficiado se consumir o produto ou serviço de uma única empresa, ao invés de experimentar outras.

Marketing Internacional: Para as empresas que visam ampliar os limites territoriais, as estratégias de Marketing Internacional são usadas para tornar a marca conhecida em outros países. O objetivo é conquistar espaço no mercado exterior, porém as estratégias adotadas precisam ser diferentes das utilizadas no próprio país. O maior desafio do Marketing Internacional é descobrir o perfil e as necessidades do público em potencial no exterior.

Marketing Digital: Este tipo de estratégia comercial tem por objetivo criar canais de comunicação em meios digitais. A internet é muito utilizada na propagação deste Marketing e ações como a criação de newsletter e outras ferramentas devem ser planejadas. Esses recursos permitem ao consumidor escolher qual conteúdo referente à empresa deseja absorver. Este tipo de Marketing garante um controle do público que se manifesta no meio eletrônico e abre novos caminhos para o crescimento da empresa na rede.

Neuromarketing: Diversas técnicas de marketing são inventadas e reinventadas visando o aumento de vendas. Algumas já velhas conhecidas dos empreendedores, outras nem tanto. É o caso do chamado Neuromarketing que tem o objetivo de entender como o subconsciente das pessoas age no momento da compra.

Cadastre-se na Nova Escola de Marketing e acompanhe os nossos cursos intensivos de Marketing Digital e Mídias Sociais!

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Cursos de Marketing Digital

1 Opinião
















Patrocinadores

Web EstratégicaMonetizze

Apoiadores

SEMRushLeadLoversSambatechUnbounceHuggy