O futuro do marketing de conteúdo!

O Marketing de conteúdo está em ascensão. Todo mundo que trabalha com marketing digital aponta que o caminho para captação e relacionamento com seus clientes venha através do conteúdo. Eu também falo isso, antes que perguntem. Aceito e credito todo o sucesso das ações digitais na geração de conteúdo relevante e que façam seu consumidor/cliente entender que quem é você baseado na estratégia de se contar uma estória, antes de se pensar em vender .

Encontrei um infográfico, produzido pela Mosaic que descreve exatamente os próximos caminhos do “marketing de conteúdo” e nos traz números muito interessantes, números que animam os profissionais de conteúdo e mostram para as empresas que não basta vender, tem que se relacionar.

Vamos aos números, e começamos com um dado bastante forte, mais de 90% dos profissionais de marketing que atuam no segmento B2B vão usar a estratégia de marketing de conteúdo, e 82% planejam investir mais dinheiro neste tema no ano de 2014. Delicia saber disso, como me deixa feliz, eu sempre falei e continuo falando que para ter sucesso no digital é preciso falar mais com os nossos clientes e conteúdo não é só post em blog ou rede social, conteúdo é o site, conteúdo é a mídia online, conteúdo esta em toda a comunicação feita seja no ambiente digital ou fora dele. Então, o que podemos esperar do marketing de conteúdo em 2014 ?

Aqui estão algumas das tendências que o infográfico prevê:

Haverá mais blogs corporativos : Quase 80% dos profissionais de marketing que atendem empresas B2B acreditam que os blogs e todo o conteúdo gerado para esta plataforma será a tática de marketing mais eficaz para 2014.

As mídias sociais continuarão a ser uma prioridade: 87% das empresas se envolvem com seu público nas mídias sociais, e em 2013, 88% das empresas que atendem o mercado B2C e 87% das empresas que atendem o mercado B2B disseram usar as mídias sociais (não incluindo blogs) para se conectar com os clientes. Se este número em 2013 já foi bom imagina agora com a explosão do uso maior de um Facebook, principalmente no Brasil!

Entender de “Analytics” vai se tornar cada vez mais importante: Eu digo sempre “Seja um ninja em números, de preferência um estatístico com conhecimento de marketing”. As organizações precisam gerar conteúdo, mas, para que este conteúdo seja aceito por seus leitores e gere a audiência esperada, o pessoal de BI deve antes de ler números, compreender o que leva a existir aquele número. Você precisa saber de onde, como e quando gerou trafego e o que fazer com este trafego para gerar conversão.

Então, como anda seu plano de comunicação e marketing? Como é que sua empresa  ou você mesmo usa a geração de conteúdo em favor de seus clientes? Por que se você pensa que gerar conteúdo é olhar para a empresa esta completamente enganado, olhe mais para o mercado consumidor e você terá muito mais o que comemorar no ano de 2014.

Siga assim e já sabe #vamosmudarojogo. Dê uma olhada no infográfico completo para mais informações:

infozanotto