Atualização de conteúdo útil do Google: o que um profissional SEO precisa saber

O Google anunciou uma nova grande atualização de algoritmo de classificação de pesquisa chamada atualização de conteúdo útil do Google. Esta atualização já está em vigor desde o início de setembro e tem como alvo o conteúdo que não é útil para humanos.

A atualização de conteúdo útil do Google procura eliminar o conteúdo escrito com a finalidade de classificação nos mecanismos de pesquisa que não ajudam ou informam as pessoas.

O Google disse que esta atualização “abordará o conteúdo que parece ter sido criado principalmente para classificar bem nos mecanismos de pesquisa”. A atualização “ajudará a garantir que conteúdo não original e de baixa qualidade não tenha uma classificação alta na Pesquisa”, acrescentou.

Portanto, se você estiver escrevendo conteúdo com o objetivo de aumentar a visibilidade e o tráfego via mecanismo de pesquisa, poderá ser atingido por isso. E para lhe ajudar a entender as mudanças, compartilhamos abaixo os principais pontos que você que é um profissional de SEO precisa saber!

O que é a atualização de conteúdo útil do Google?

A atualização de conteúdo útil do Google foi projetada para direcionar o conteúdo que foi escrito para ser classificado nos mecanismos de pesquisa, sacrificando a legibilidade.

Com essa atualização de algoritmo, o Google quer recompensar sites que produzem conteúdo escrito para pessoas, em vez de conteúdo escrito para o Google.

Quando as pessoas pesquisam no Google, geralmente desejam encontrar informações que as ajudem a responder a uma pergunta ou consulta.

Se o termo que eles estão procurando apresentar conteúdo que pode ser considerado “inútil”, isso afetará a experiência geral do Google. É dessa prevalência de conteúdo com spam ou mal escrito que o Google está se afastando ativamente.

A atualização de conteúdo útil do Google, provavelmente penalizará sites que são ‘inúteis’ (spam ou cheios de palavras-chave), enquanto sites ‘úteis’ projetados para pessoas começarão a ter uma classificação melhor.

O Google também destacou que faz parte de um esforço contínuo para reduzir o conteúdo de baixa qualidade e, ao mesmo tempo, tornar mais fácil para as pessoas encontrarem conteúdo útil.

Como isso impacta no SEO de sites?

Muito simplesmente, esperamos que o conteúdo orgânico escrito primeiro para os usuários se beneficie e o conteúdo escrito principalmente para classificação seja penalizado.

Ainda não temos certeza de quais serão as penalidades, mas provavelmente afetará as classificações.

Vale a pena notar que a atualização de conteúdo útil será em todo o site, em vez de se concentrar em páginas ou seções individuais.

Se o Google rastrear seu site e descobrir que você está produzindo muito conteúdo inútil, você poderá encontrá-lo com uma classificação mais baixa nos resultados de pesquisa do Google, independentemente de onde esse conteúdo esteja em seu site.

Se você acha que tem muito conteúdo inútil em seu site, o conselho que damos é reescrevê-lo, não indexá-lo ou removê-lo completamente.