Marketing é um conjunto de atividades que visa entender e a atender às necessidades do cliente. Na área de Marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.
Por cliente, no entanto, estamos tratando de todos os estágios do processo de compra e de relacionamento, desde o cliente prospect até o ex-cliente, incluindo todas as etapas intermediárias neste relacionamento. O objetivo do Marketing é entender tão bem o cliente que ele se torne cliente de uma empresa para sempre. Para fidelizar o cliente é preciso que a empresa/marca o conheça bem: seus hábitos, medos, anseios, etc.
O profissional de Marketing pode atuar em diversas frentes, desde o planejamento até o relacionamento com os clientes. Em muitas empresas, a área de vendas responde às necessidades do Marketing, executando as atividades de venda, que fazem parte do ciclo de relacionamento com os clientes. Em outras empresas, a área de Marketing dá suporte para a área de vendas, atuando nos processos de suporte para as atividades comerciais.
Por isso, hoje existem diferentes perfis de Marketing, como o Marketing orientado a Vendas, o Marketing orientado ao Relacionamento e o Marketing orientado a Marca (com ênfase em Branding).
Foi a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, em 1954, que introduziu o conceito de Marketing ou de mercadologia no Brasil. A palavra Marketing foi aportuguesada somente no final da década de 1980.
Definições de Marketing
“Identificar, antecipar e satisfazer às necessidades do cliente de forma lucrativa”.
Chartered Institute of Marketing
“Marketing é o conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Essa troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”.
Raimar Richers
“Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Philip Kotler
“Marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais”.
American Marketing Association
“A função elementar do marketing é contar uma boa história, gerar percepção de valor e criar um posicionamento na mente do cliente.”
Rafael Rez
Posicionamento: a palavra que resume o Marketing
Segundo Philip Kotler, posicionamento é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Em termos práticos, o posicionamento pode ser obtido a partir da fórmula: Segmentação + Diferenciação = Posicionamento. Logo, a análise do posicionamento é indispensável para avaliar o destaque da imagem da empresa.
O posicionamento de Marketing está relacionado com os 4 Ps do Marketing: preço, praça, produto e promoção. Ele se refere aos empenhos da empresa/marca em atender às necessidades de consumo dos seus clientes.
O posicionamento de mercado é um fator fundamental na hora do desenvolvimento estratégico do Marketing de uma empresa. Para definir o posicionamento de mercado do seu produto ou serviço é preciso selecionar o seu mercado-alvo, segmentar o mercado, entender a jornada de compra dos seus consumidores, saber se diferenciar dos concorrentes e desenvolver um posicionamento de mercado bem definido.
Definição de Posicionamento
“Posicionamento é ocupar um lugar claro, distinguível e desejável na mente do consumidor”.
Al Ries e Jack Trout
Pela primeira vez na história, é possível ouvir a voz do consumidor sem ser estimulado. A opinião nua, crua, autêntica, legítima e sincera.
O cara de Marketing é quem mais entende dos clientes na empresa. Ele é o evangelizador do cliente para toda a empresa.
1a. Era do Marketing: orientado ao Produto (até 1945)
2a. Era do Marketing: orientado a Venda (pós-guerra)
3a. Era do Marketing: orientado ao Relacionamento (pós-1980)
4a. Era do Marketing: orientado para a Responsabilidade Social (século XXI)
Case de sucesso: Havaianas – Todo mundo usa
Talvez você não se lembre (ou nem tenha nascido nessa época), mas as Havaianas eram conhecidas como alpargatas e vendidas com um modelo único até 1993. O produto era voltado ao consumidor de baixa renda e poderia ser encontrado em apenas três cores. Por essa razão, o público-alvo tinha vergonha de usar as sandálias, que eram associadas com a falta de dinheiro.
.
.
Com o sucesso da marca Rider, as Havaianas passaram por um período muito delicado. A única forma de sobreviver era mudar radicalmente o seu posicionamento para elevar o status do seu produto.
Finalmente, em 1994, surgiram as Havaianas top, com 40 opções de cores e três vezes mais caras que as originais. Para elevar o valor da marca, as propagandas eram protagonizadas por celebridades. Não demorou muito para que a classe média começasse a comprar as sandálias.
.
.
Pronto! A empresa assumiu novamente a liderança do mercado e até hoje é considerada um exemplo mundial de reconstrução de marca.
Fonte: novaescolademarketing.com.br/marketing-guia-completo/
— Comentários 24
Obg Tava com dúvidas
Adoreii esse livro
Gostei da história das havaianas, realmente teve como superar a crise e alavancar o mercado inovando o seu produto.
O case da havaianas e como usaram os artistas naquele tempo para poder agregar valor a marca foi demais.
ADOREI O TEXTO. BELA CONSTRUÇÃO E CONEXÃO!
Adorei o livro
Muito boa a matéria. Eu faço faculdade de Marketing e termino este semestre. estou pesquisando algumas coisas sobre marcas e surgiu este site e esta matéria bem bacana.
Gratidão
Rosane Barbosa
Adoreii esse livro
Amo marketing
Meu nome é Eloi Pereira. Fiz pós-graduação na ESPM e MBA em MARKETING no COPPEAD-UFRJ; atualmente ocupo o gargo de Assessor parlamentar e Relações Institucional do CREA-MT, e a partir dessa semana estou tbm responsável pelo departamento de comunicação. Gostaria de receber informações sobre Marketing institucional.
Parabéns pelo brilhante trabalho
Excelente conteúdo para um questionamento futuro e fortalecimento do meu aprendizado!
olá, me chamo Samay e tenho 15 anos e estou estudando para ser gestora de Marketing e quero agradecer pelo ótimo conteúdo, ajudou bastante, obrigada
Melhor parte para mim!! Pelo o que eu vi ele é uma referencia grande no marketing Philip Kotler
“Marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais”.
Parabéns pelo artigo ficou muito bom
Muito bom
Deu para ler este texto. Ajuda muito
Parabéns!
Obrigado!
Adorei muito incrível esse livro estava com muitas dúvidas com esse livro tirou tadas as minhas dúvidas
Adorei esse livro muito bom
marketing é a arte de explorar, criar, e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos e serviços que possa interessar aos consumidores.
no posicionamento marketing o especialista define como ação de projetar o produtos da imagem de organização.
na área de marketing prefere se o termo cliente aos termos consumidor comprador ou usuários por isso existem diferentes perfis de marketing.
Gostei da mateira e gostaria mas saber sobre o assunto
gostei muito da informacao de marketing
Boa noite, estou a criar o site e preciso de ajuda no conteúdo, o site e sobre construção civil.
nos queremos que a google reconheça o site. precisamos de um orçamento
Olá eu adorei o exemplo das havaianas é o interessante que é um modelo só em ? hoje vende muito é as vezes a gente começa algo é que vender de tudo mas quando você escolhe um produto é foca nele ai sim você tem o resultado.
Gostei da história das sandálias havaianas muito interessante