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7 tendências de assessoria de imprensa para 2019

Quem diria que revistas tão tradicionais deixariam de circular. Em 2018, grandes títulos, como Elle, Boa Forma e Casa Cláudia, perderam sua circulação e muitos profissionais de jornalismo se questionaram sobre o futuro de suas profissões.

Quem atua em assessoria de imprensa também deve ter se perguntado se o seu trabalho poderia ser afetado. Afinal, com mídias tradicionais fechando, o espaço para notícias também fica mais acirrado.

As inovações tecnológicas, o valor para o que é notícia e a forma como as pessoas consomem conteúdo também mudou e são fatores que contribuíram muito para a evolução do mercado. Sim, evolução. Porque acreditar que fazer mais do mesmo – release, divulgação, follow-up – trará resultados, é ter certeza que seu cliente está perdendo resultados e, você, como profissional, perdendo oportunidades de explorar novos mercados na comunicação.

A assessoria de imprensa pode não acabar, mas os assessores de imprensa precisam dominar novas ferramentas, trazer abordagens diferenciadas para suas reuniões de planejamento, aplicar novos elementos, além de se profissionalizar e entender cada vez mais de marketing digital.

Separamos algumas tendências de assessoria de imprensa para serem aplicadas imediatamente. Algumas nem são tão tendências assim, só precisam ser lapidadas. Vamos, lá?

  • Atue como consultoria

Você é assessor de imprensa, mas sabe que seu potencial cliente não tem perfil para assessoria de imprensa? No entanto, não quer perder a oportunidade e acredita que pode conseguir uma notinha? Pois é, se o seu feeling já está sinalizando que a empresa pode conseguir poucos resultados de divulgação, por que insistir?

Aproveite a oportunidade para atuar como um consultor, oferecendo soluções de comunicação que realmente vão trazer o resultado que a empresa precisa. Seja você, um profissional orientado a resultados desde o começo.

Você economizará seu tempo de trabalho, o do jornalista e ainda pode fidelizar um cliente, que ficará mais satisfeito no final.

  • Produza conteúdo

Saia do óbvio. Quando falamos em conteúdo para assessoria de imprensa, falamos de olhar para o problema do cliente e transformá-lo em conteúdo, mas um conteúdo que possa ser utilizado em multiplataformas.

O famoso “textão” talvez não seja aproveitado para uma rede social, que utiliza stories ou vídeos para se comunicar com seu público. Até os veículos mais tradicionais, como Folha de S. Paulo, utiliza o stories do Instagram para criar chamadas e divulgar pequenas notícias.

O que não cabe num release pode encaixar em um post nas redes sociais. Por isso, pense em conteúdos customizados para as diversas plataformas que estão disponíveis. Conteúdo também pode ser visual e as redes sociais pedem isso: as pessoas consomem conteúdo em micro momentos do seu dia.

Não há apenas mídias tradicionais, mas jornalistas independentes, blogueiros e vlogueiros, influenciadores e canais no Youtube com mais audiência que os portais famosos.

  • Pense visualmente

Depois do release, do artigo e da notinha, você já parou para pensar em como é possível ter uma comunicação mais visual? Não há mais tanto espaço para o “textão” e o modo de consumir conteúdo também mudou.

Vídeos, poadcasts, infográficos, galerias de fotos legendadas, linha do tempo e GIFs podem ser explorados na assessoria de imprensa. Uma pesquisa, se divulgada com um infográfico bem feito, trará mais valor para o conteúdo, além de deixá-lo mais atrativo para quem for ler.

Uma galeria de fotos também é uma boa pedida para um carrossel de imagens nas redes sociais ou mesmo para uma notícia num portal.

Como exemplo, veja esta galeria de fotos que comemorou o Dia Internacional da Síndrome de Down e foi destaque em várias mídias no Brasil, Inglaterra, Chile e Espanha. Aqui entra a estratégia do assessor de imprensa, o gancho utilizado na data e o formato do conteúdo.

  • Relacione-se com outras assessorias de imprensa

Quantas vezes você, como assessor, precisou correr atrás de um personagem para uma matéria acontecer, um local para gravação ou um especialista para fechar a entrevista, pois sem isso, nada feito?

Agregar outra agência ou assessor de imprensa para uma pauta em conjunto, cujo conteúdo ficará mais rico e completo, pode trazer resultados mais expressivos na mídia. Crie sua própria rede de relacionamento.

  • Trabalhe em equipe em feiras e eventos

Feiras e eventos sempre estão na planejamento da maioria dos clientes. Para que o seu cliente tenha mais potencial em ser destaque no meio da multidão é fundamental estar por dentro do que vai acontecer na feira.

Muitas assessorias de imprensa dos eventos organizam pautão do que vai rolar, reúnem assessores para um briefing e acontece um trabalho em equipe, que também visa maximizar os resultados para todos. Por isso, tome iniciativa para se comunicar com a organização e ficar por dentro do cronograma de divulgação da feira.

Claro que, nem sempre, todos possuem esta visão e a colaboração não acontece. Mas, acredite, quando há sinergia entre o trabalho da assessoria de imprensa do evento com as agências dos expositores, o resultado sempre é bom e melhor para todos.

  • Otimize seu conteúdo para SEO

Não se esqueça de produzir o seu conteúdo de assessoria de imprensa ou, ao menos uma versão dele, otimizado para SEO.

O fato é que nem sempre as notícias do cliente caminham no objetivo das técnicas de otimização para os buscadores. Por isso, a sugestão é que o trabalho da assessoria de imprensa seja alinhado junto a equipe de marketing digital, para que o conteúdo possa ser discutido, avaliado e quem sabe adaptado.

  • Link building na medida certa

Não pense que encher um release de links será a melhor maneira de emplacar uma pauta. Se você utiliza um sistema de disparo de e-mails, a probabilidade de cair em spam é maior e este “truque” já é velho conhecido das redações.

Se for inevitável ter um link, tenha embasamento para usá-lo, como mencionar uma pesquisa, um estudo ou infográfico no seu site. Use o bom senso para ter um texto equilibrado.

Além disso, você também pode dedicar um tempo para fazer contato com alguns portais do segmento do seu cliente e entender se há espaço para troca de links, com produção de conteúdo exclusivo, por exemplo.

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