Palestrante dos principais eventos de Marketing Digital/Social Media no Brasil como: Social Media Brasil, Social Media Week/SP, RD Summit 2017, iMasters Intercom, ExpON, e-Commerce Day, Abradi-ISP, entre muitos outros. Como consultor, fundou a Estrategi.ca em 2009 onde trabalhou com grandes marcas como CVC, Wine Vinhos, USP, Submarino, Jhonson&Jhonson, Aspen, USP, entre outras.
Como professor, ministrou para pós-graduação de cursos insanos de em instituições como: USP, SENAC, UNA e ESPM.
A ideia de criar este guia veio da necessidade de informar o mercado, pois hoje em dia nos deparamos com muitas informações incompletas e até mesmo erradas sobre o Facebook..
Talvez o alcance orgânico seja o tópico mais polêmico quando o assunto é Facebook, especialmente para negócios.
Algumas pessoas pensam que o Facebook deveria dar alcance livre a todos, outras não. Algumas pensam que ele deveria continuar sempre do mesmo jeito, apesar da rede ter mais de 2 bilhões de pessoas, outros não.
Enfim, o fato é que o Facebook realmente não tem um compromisso exclusivo em deixar as empresas felizes e sim o público, os usuários.
Se quiser saber um pouco mais sobre isso, eu já gravei um vídeo falando sobre o Paradoxo do Facebook. Assista se quiser entender um pouco mais porque é importante o Facebook focar nos usuários e não nas necessidades específicas de cada empresa.
O ponto principal é que agora o Facebook está mudando a forma como o alcance orgânico é calculado. Por isso gostaria de te atualizar e posteriormente desenvolver mais a respeito do impacto das mudanças recentes do Facebook.
Como o Alcance Orgânico era calculado?
Primeiro é interessante saber o que exatamente é considerado alcance orgânico. Nas palavras do próprio Facebook: “O alcance orgânico é o número total de pessoas que viram suas publicações por meio de uma distribuição não paga”. A “pegadinha” aqui é que o fato do conteúdo ir para o seu feed de notícias já era o suficiente para ser considerado como alcance, mesmo que as pessoas não tenham visto.
Quando você abre o Facebook, o seu feed de notícias está pronto, você desce e mais matérias aparecem, certo? Essas matérias são posicionadas de acordo com o algoritmo do Facebook. Agora imagine que você rolou o feed, mas não chegou a ver a posição 20, por exemplo. O post estava lá, mas você não viu. Antigamente isso era contado como alcance orgânico. Complicado, não é mesmo? Você vai ficar incomodado em saber que essa é uma prática adotada por outras redes sociais também.
Como o Alcance Orgânico será calculado a partir de agora?
Agora o Facebook está chamando de “novo alcance orgânico” aquele conteúdo que realmente apareceu no feed dos usuários. Assim como acontece com os anúncios, um post não precisa ser exibido em sua totalidade para ser considerado uma exibição. Por exemplo, o usuário viu 50% do seu post, isso é contado como uma exibição.
Pro tip: considere que esse fato também impacta os anúncios e muitas vezes quando você vê um alcance de 1.000 pessoas, nem todas viram seu anúncio por completo. Justamente por essa razão, sempre trabalhe com frequência acima de 1x em qualquer lugar que anunciar, ok?
O alcance orgânico vai cair?
O resultado mais esperado é que sim, é basicamente uma métrica nova. Essas são palavras do Facebook a respeito:
“Essa atualização não altera a forma como suas publicações são veiculadas ou quem vê e se envolve com elas (por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos). Essa é uma atualização na forma como mensuramos o alcance orgânico, o que pode resultar em alterações nos números relatados para a sua Página. Por exemplo, você pode notar uma redução no alcance orgânico.”
Que artigo, Sensacional! Parabéns Estêvão. Bem esclarecedor vou passar para todos aqui da equipe
Artigo muito bom! Parabéns
Ola. Eu estou começando nessa área, tem pouco tempo. Mas aprendi coisas interessantes no livro de Marketing de Conteúdo de Rafael Rez. Ele deixou tudo claro pra quem quer aprender. Depois disso passei a acompanhá-lo, assistindo palestras no youtube e tudo mais. Estou pensando fazer um curso sobre Marketing Digital pra ter mais conhecimento. Obrigado.
Uso muito o Facebook. Estou estudando para fazer anúncios. Obrigada pelas informações. Abraço
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Que artigo, Sensacional! Parabéns Estêvão. Bem esclarecedor vou passar para todos aqui da equipe
Artigo muito bom! Parabéns
Ola.
Eu estou começando nessa área, tem pouco tempo. Mas aprendi coisas interessantes no livro de Marketing de Conteúdo de Rafael Rez. Ele deixou tudo claro pra quem quer aprender. Depois disso passei a acompanhá-lo, assistindo palestras no youtube e tudo mais. Estou pensando fazer um curso sobre Marketing Digital pra ter mais conhecimento.
Obrigado.
Uso muito o Facebook. Estou estudando para fazer anúncios. Obrigada pelas informações. Abraço