Publicar conteúdo, distribuir entre os canais, fazer webinars, crescer o número de fãs e seguidores, investir em atividades que gerem engajamento nas redes… Mas como realmente medir o resultado das ações? Através de Key Perfomance Indicators, ou KPI’s, que são as métricas que você determina para monitorar e indicam o desempenho do trabalho.
Nós sugerimos que você vá além das métricas da vaidade, como crescimento do número de seguidores, entre outras que não respondem quanto de fato seu trabalho contribuiu para as vendas ou fidelização de clientes.
Obviamente essa pergunta deve ser feita a longo prazo.
E as métricas partirem dos objetivos da empresa. Aumento de tráfego? Melhora da percepção da marca? Novo posicionamento? É importante decidir no início das atividades quais indicadores chave de desempenho serão acompanhados. Ao definir isso, o próximo passo é estabelecer como medir o sucesso do trabalho.
Antes de começar, é melhor ter em mãos:
- Definição de Público
- Quais são os desejos e necessidades dos clientes?
- Que recursos esses clientes estão usando para tomar a decisão de compra?
- Que resultados de negócio se pretende que o marketing impacte diretamente? Quais métricas irão demonstrar esse impacto?
- Quais ações serão tomadas para estimular a equipe de vendas a utilizar o material de marketing de conteúdo?
- Que ferramentas e dados serão precisos para analisar o sucesso?
Com o andamento do trabalho, é preciso fazer novas perguntas, para entender o que está dando certo e ajustar a demanda de conteúdo.
Acompanhe abaixo algumas métricas que podem ser acompanhadas e selecione as melhores para o seu negócio.
KPIs de Conteúdo:
- Número de visitas no site (visitantes únicos e page views);
- Tempo médio de visita no site;
- Taxa de rejeição;
- Análise geográfica (dependendo do negócio, é importante saber de onde está vindo o leitor);
- Artigos/vídeos mais vistos;
- Número de comentários por artigo;
- De onde veio o tráfego em cada canal;
- Curtidas, menções, +1, etc.
- Links externos para seus canais;
- Quantidade de leitores mobile (para viabilizar ações para esse meio).
KPIs de conversão
- Quantidade de leads
- Leads por canal
- Taxa de conversão (quando seus consumidores tomam a ação específica a que foram incentivados em seu conteúdo, a média é inferior a 10%);
- Receitas provenientes da influência do conteúdo.
Comece pelo Google Analytics para captar os dados do site e adicione ferramentas que podem fornecer dados úteis de acordo com seus objetivos. É importante lembrar que nenhuma ferramenta trará as análises prontas, é preciso colher os dados e fazer uma análise humana a cerca do crescimento ou não dos acessos e engajamento, implicações na conversão e o que isso muda na estratégia adotada.
E você? Adota algum dado não mencionado? Compartilhe nos comentários!