Manifesto

.
Todas as profissões estão sendo afetadas pelas mudanças tecnológicas. Com o Marketing não é diferente. Nós acreditamos na mudança. Nós fazemos parte dela. Nós somos a mudança.
Não dá mais para continuar acreditando que educar as pessoas da mesma forma se fazia na Idade Média seja a melhor forma de preparar profissionais e empresas para esta nova era.
Nos últimos 10 anos a mudança acelerou exponencialmente. O mundo mudou mais rápido do que nos 50 anos anteriores.
Em 2007 não tínhamos Smartphones, 4G, Tablets, Wi-Fi (até na praia), Wareables medindo as funções do corpo humano, aplicativos para tudo que se possa imaginar. Hoje já não vivemos sem nada disso.
A Era do Marketing 4.0 entende e abraça o poder das buscas (Google, Siri, assistentes pessoais), as mudanças nos serviços (iFood, Uber, AirBNB, Netflix) e a onipresença das Redes Sociais.
Tudo agora muda muito rápido. O varejo nunca mais foi o mesmo depois do E-Commerce e dos comparadores de preços. A Amazon vale mais que o Walmart, o maior varejista do mundo.
A fotografia digital faliu a Kodak e reinventou a arte de fotografar com os filtros do Instagram e seus mais de 1 bilhão de fotógrafos amadores no mundo.
O Facebook mudou os relacionamentos e a forma como lidamos com a privacidade.
O Google substituiu dicionários, professores, bibliotecas, enciclopédias.
A forma de buscar um emprego mudou com o LinkedIn.
A Wikipedia é a nova Enciclopédia. Atualizada todos os dias.
O Youtube mudou a indústria de entretenimento e se tornou a nova MTV.
Os influenciadores digitais são as novas celebridades.
Já deu para ver que o mundo mudou. E obviamente não dá mais para pensar Marketing da mesma forma que antes. Todas estas mudanças impactaram a forma das pessoas viverem e comprarem.
E tem mais: o consumidor muda com mais facilidade e rapidez do que as empresas são capazes de reagir.
Não é diferente com a educação. As Faculdades de Comunicação Social, Publicidade, Propaganda e Marketing continuam ensinando seus alunos com a mesma grade curricular dos anos 90. Nos 20 anos que se passaram o mundo mudou, mas os currículos escolares praticamente não.
Os MBA’s e Pós-Graduações de Marketing também reagem lentamente à mudança. Não dão conta de formar a quantidade de profissionais que o mercado precisa nem são capazes de ajustar suas grades curriculares a cada 2 ou 3 anos para permanecer atuais.
Aquilo que funciona num ano não necessariamente funcionará no ano seguinte.
Foi para ensinar o que há de mais eficiente, atual e relevante que fundamos a Nova Escola de Marketing.
Nós acreditamos num marketing que coloca bons produtos e soluções ao alcance das pessoas que precisam deles.
Acreditamos em autenticidade, em valores como pluralidade, acessibilidade, humanização, utilidade e verdade.
Marketing não é uma ciência da enganação, é uma ciência do consumo: entender o que as pessoas desejam, quando desejam e como desejam para atender suas necessidades e desejos da melhor forma possível.
Acreditamos em empresas éticas, que desenvolvem soluções que economizam tempo, maximizam a satisfação e geram experiências incríveis para seus clientes.
Se você também acredita nessa abordagem de Marketing, seja parte da mudança.
Seja bem-vindo à Nova Escola de Marketing!