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Miopia de Marketing

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

O economista, estudioso e escritor do livro “A Imaginação de Marketing”, o professor Theodore Levitt desenvolveu uma teoria bastante difundida com a publicação do famoso artigo denominado Miopia em Marketing em 1960 pela Harvard Business Review, que mais tarde se tornou um importante conceito de Marketing. Theodore analisou diversas problemáticas e nomeou o fato as situações de empresas que perdem o foco do seu planejamento, quando visam apenas o seu produto e deixam de lado seus clientes, como Miopia em Marketing.

Para Theodore a mentalidade míope se refere a um planejamento equivocado, onde a empresa possui uma visão específica porém não consegue defini-la adequadamente ao mercado que está inserida. Em termos práticos, a empresa precisa antes de qualquer definição, conhecer o seu segmento de mercado e plantar um tipo de relacionamento direto e focado com o seu cliente, pois no panorama atual onde todas as empresas desenvolvem tipos de produtos com características similares, possuem mecanismos de fidelizações com seus consumidores e fazem pesquisas e análises constantes sobre o desejo do seu nicho, é preciso estar com o objetivo afinado e alinhado para conseguir se diferenciar em pontos específicos e únicos, além de manter a marca sempre na mente do consumidor.

Uma forma estratégica de contornar este tipo de situação é o investimento em Planejamento e Desenvolvimento de produtos por exemplo, como o lançamento de novas linhas e serviços sempre visando a adaptação as constantes mudanças do mercado e de olho no cliente potencial. Sendo assim, a empresa não se limita apenas na enfase do seu produto e sim na leitura do segmento de mercado que está inserida.

Com o foco na expansão do mercado, torna-se importante investir em novas tecnologias, em novas tendências de consumo e sempre monitorando as atividades do concorrente. Um dos pontos mais importantes para não ceder a miopia de marketing é estar atento as estratégias competitivas, as novas exigências do mercado e inovação, para que o produto não fique ultrapassado e se torne obsoleto. O principal sinal de indício da miopia é justamente a obsolescência de um produto, por falta de investimento em tecnologia ou leitura do mercado atual. Por isso o estudo constante do comportamento do consumidor e seus desejos, além do aperfeiçoamento tecnológico do processo de produção e análise da concorrência, são fatores fundamentais e de primordial importância.

Os estudos de mercado apontam que as atividades comerciais e econômicas são baseadas em variáveis controláveis e incontroláveis, para entender melhor, a venda é o processo de escoamento e distribuição do produto com o fim de obter lucro, a ferramenta de Marketing é a métrica que se preocupa em mapear os desejos do consumidor e satisfazer suas necessidades. Em análise, o principal erro é traçar um planejamento com o objetivo de visualizar o resultado em um curto período, pois os fatores devem ser enxergados a longo prazo.

Contudo além da importância de todo planejamento de marketing ideal, desde a determinação do público-alvo, segmentação do mercado, investimento em tecnologia e inovação, diferenciação dos serviços, promoção, análise do consumidor potencial e pesquisa de mercado para monitoramento e avaliação do produto, um outro fator-chave para eliminar qualquer indício deste tipo de miopia é ter uma visão ampla do mercado e sempre se manter fiel ao foco e objetivo que a empresa persegue.

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