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Transforme o SEO em estratégia de resultados

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Quem não é visto não é lembrado. Esta máxima antiga pode ser aplicada nos mais diversos contextos, inclusive no Marketing Digital e suas múltiplas ferramentas e aplicabilidades.

Todos os dias, milhares de sites surgem no mercado com uma grande variedade de conteúdos, propostas e finalidades distintas. A questão que se coloca é: como se destacar em meio à multidão? Como alavancar resultados e ganhar a preferência dos usuários?

O SEO pode ser a chave para levá-lo para “as cabeças” e gerar a visibilidade que você tanto espera e precisa para vender mais e consolidar a sua marca.

O que é SEO?

Search Engine Optimization, o famoso SEO é um conjunto de estratégias e técnicas que visa melhorar a visibilidade da marca e o tráfego de visitantes de forma orgânica. Uma ação multidisciplinar que abrange um trabalho minucioso de estruturação para deixar um site mais amigável para os buscadores, tais como Google, Bing e Yahoo.

Usando palavras-chaves e tags selecionadas estrategicamente, dentro do próprio conteúdo criado, é possível gerar um alcance orgânico considerável. Através da arquitetura da informação e a utilização de códigos adequados é possível aumentar o volume de buscas, essa otimização do site que impacta positivamente nos seus resultados.

Você sabe o que são resultados orgânicos ou buscas naturais?

O sonho de consumo de todas as empresas e geradores dos mais diversos tipos de conteúdos: ampliar o alcance da mensagem ou post sem que seja preciso, por exemplo, patrocinar um link ou investir em mídias, com o chamado “alcance pago”.

Uma busca orgânica ou busca natural é o resultado de esforços que visa levar um visitante a um determinado conteúdo baseado apenas na relevância de uma palavra-chave em uma página de um site. O SEO melhora a posição nas pesquisas, priorizando o seu conteúdo, tornando-a melhor indexada pelos mecanismos de busca.

A busca orgânica e o processo de compra

Conquistar a confiança do consumidor é primordial para estabelecer uma boa relação entre as partes envolvidas neste processo. O cenário atual revela que marcas que se aproximam do público-alvo e fortalecem esse elo tendem a atingir melhores resultados e converter mais vendas.

Criar conteúdos relevantes que respondam dúvidas e que atuem diretamente nas dores dos consumidores é determinante no processo de fidelização dessa audiência. Aquilo que chamamos de “criar necessidades”, “criar desejos” e “criar um estilo de vida”, que vai muito além da venda impositiva. É preciso produzir informações, respostas e, acima de tudo, fazer isso de maneira estratégica para atingir o resultado desejado.

Quando uma pessoa sente necessidade de um produto ou serviço, invariavelmente ela faz uso de um recurso muito comum dos chamados “tempos modernos”: as pesquisas nos buscadores. O Google é o preferido na hora de pesquisar termos do tipo “O que é?”; “Para que serve”; “Como usar”; “Onde encontrar”, dentre tantos outros questionamentos. Ao digitar a dúvida, o buscador lista uma série de resultados sobre o item desejado: essas primeiras páginas listadas são frutos dos esforços e estratégias de SEO.

É interessante avaliar que, dentro do ponto de vista da percepção do usuário, esses primeiros resultados indicam “as melhores empresas” no contexto pesquisado. É o que revela um estudo do IBOPE: “36% das pessoas acreditam que a empresa que aparece em primeiro lugar no Google, na busca orgânica, é a empresa líder daquele segmento”.

Um outro dado considerável é o fato de alguns estudos sobre comportamento do consumidor digital revelarem que 85% das compras em e-commerce foram influenciadas, de alguma maneira, pelas buscas no Google.

Dentre todas as variáveis que podem levar um negócio ao sucesso, aparecer nas buscas orgânicas deve ser considerada como uma das mais significativas, seja para o e-commerce, com as lojas virtuais ou qualquer outro tipo de negócio que necessite do aporte da internet para escalar. Afinal, esse posicionamento é uma premissa importante para estar mais perto de clientes em potencial, gerando uma cadeia cíclica que une todas as partes deste processo.

Otimizar para converter: o SEO no centro dos resultados

Essa é uma verdadeira força-tarefa entre produtores de conteúdos relevantes, apoiados em buscas das palavras-chave mais procuradas, somados aos esforços dos profissionais de SEO para criarem códigos (nos bastidores de um site). E esses códigos serão transformados em urls amigáveis, gerando conteúdos otimizados, responsáveis por aumentar as taxas de conversão de maneira gradativa e consistente.

A satisfação do usuário gera a venda, ainda que em um longo prazo. Contudo, para que isto ocorra de maneira eficaz é preciso uma visão macro sobre o que foi desenvolvido para este fim, inclusive em fatores ligados com a experiência deste usuário, tais como: navegabilidade, usabilidade, relevância e fluidez no conteúdo.

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