A empresa precisa estar 24 horas conectada e ampliar sua presença na web, sem deixar passar reclamações e hypes que poderia aproveitar. Mas isso é difícil quando são muitos canais diferentes para cuidar e muitas menções para monitorar. Para isso existem as ferramentas, algumas gratuitas, outras não.
Em geral, as ferramentas não custam muito para uma empresa (as de monitoramento são as que mais custam, porém são bem completas) e vale a pena investigar em qual investir.
Selecionamos uma lista que qualquer social media deveria espiar.
– Topsy – para monitoramento de palavras e menções em redes sociais, com filtros como “top users”, “top keywords” e “top hashtags”. Monitora também o Google + e disponibiliza quanto tempo faz que o usuário fez a menção. É considerada uma das melhores ferramentas e tem acesso ao banco de dados completo do Twitter, possibilitando uma investigação sólida nessa rede.
– Tweetreach – Essa ferramenta mostra quantas pessoas foram atingidas pelos tweets de determinado termo, replies e RTs, com gráficos, porém só analisa os últimos 50 tweets, o que força uma análise a toda hora. Você compartilha algo e essa mensagem percorre o Twitter. Essa ferramenta possibilita ver quem esta falando sobre isso, quantas pessoas viram e quem são.
– Twitter Counter – Analisa estatísticas do perfil no Twitter (número de seguidores, quantos você segue e exibe gráficos desses valores.É possível comparar com outra conta e ver previsões com bases nos seus valores atuais.
– Trendsmap – Com plano gratuito e pago, lista as hashtags e assuntos mais comentados no Twitter conforme o mapa (mundo, países ou cidades). Pode ser uma boa ferramenta para saber o que está rolando e identificar tendências.
– Hootsuite – Muito conhecida, essa ferramenta possui uma conta limite gratuita e mesmo as contas pagas tem valor baixo. Permite agendamento de posts em redes sociais (Twitter e Google+ inclusive) e o acompanhamento do que acontece nos perfis sem precisar logar. Inclusive a ferramenta oferece automatização do agendamento de posts, conferindo qual horário os usuários da rede estão mais presentes para publicar o seu post. A ferramenta gera métricas e relatórios automáticos muito úteis para leitura dos resultados.
– Buffer – Concorrente master do Hootsuite, também tem uma versão free com funcionalidades semelhantes.
– MarketMeSuite – A ferramenta ajuda na localização do público-alvo da marca, assim como potenciais influenciadores, através da busca de palavras-chave e localização. Com versão gratuita e paga, essa ferramenta também permite agendamento de postagens e interações com usuários com mensagens automáticas.
– Scup – Ferramenta de monitoramento mais completa e somente com versão paga, o Scup vale a pena para contas grandes que recebem muitas menções. Monitora redes sociais (até mesmo o Orkut pode ser buscado na ferramenta) e toda a rede de blogs do Google, oferecendo um mapeamento mais completo. É possível responder usuários, classificar as conversas por sentimentos, adicionar tags e gerar gráficos. Pode ser útil para identificação de oportunidades, tendências e fraquezas no lançamento de um produto, por exemplo. Plataforma totalmente em português.
– SocialBakers – Uma das maiores do mundo é uma ferramenta de monitoramento com versão gratuita e paga. É possível descobrir de onde vieram os seguidores e análises sobre evolução do número e engajamento de seus seguidores. O site reúne informações atualizadas semanalmente, sobre o Facebook, o Twitter, o Google+ e LinkedIn.
– Social Mention – Plataforma gratuita para buscas em mídias sociais. É possível acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre a empresa ou assuntos em tempo real. O legal são as análises no menu no canto direito da tela, que mede força, alcance e sentimento do termo pesquisado.
– Fanpage Karma – Ferramenta, gratuita no primeiro mês, para identificar posts que geraram engajamento no seu perfil e no do concorrente, identificando horários e frequência de postagem ideal para os seus fãs. Permite saber quais são os fãs mais engajados. O destaque fica para essa análise dos concorrentes, que pode fornecer um diagnóstico sobre o seu trabalho na marca.
– SocialDon – demora um pouco (de 24 a 48h), mas gera análises completas de perfis. É possível analisar o perfil da concorrência, feedbacks de publicações, comportamento em um período de tempo, entre outras informações.
– Brands Eye – Avalia a presença online e oferece um índice de reputação em tempo real sobre a marca e concorrentes.
– Canva – Ferramenta para criação e edição de imagens online, super prática e fácil de aprender, é a mais utilizada para criação de banners, posts para Redes Sociais e conteúdo digital como e-mail marketing.
– Swix – Permite a criação de um painel de avaliação de todas as principais métricas monitoradas, tornando possível ver a quantidade de seguidores, assinantes, etc, de todos os seus canais. Os relatórios também são um diferencial.
Uma resposta em “Ferramentas para redes sociais”
Eu utilizo a ferramenta Social Mention (que é maravilhosa, na minha opinião), e a Postcron (http://www.postcron.com/pt/), que não foi citada neste artigo, mas eu a recomendo!
Com ela, eu agendo posts no Twitter e no Facebook, obtenho conteúdo recomendado para postar, faço upload de até 300 posts simultaneamente, duplico posts, entre várias outras funcionalidades.