5 dicas para produzir vídeos de sucesso para suas redes sociais

Quem trabalha na internet com empreendedorismo digital e investe em marketing para impulsionar sua estratégia de vendas, normalmente utiliza as redes sociais como forte aliadas. E se esse é seu caso, agora você precisa ficar de olho em um novo formato de conteúdo que está dominando as fan pages e timelines de todas as pessoas: os vídeos.

Basta abrir o feed do Facebook, por exemplo, que você irá notar que ele já está tomado por conteúdos audiovisuais diversos: de vídeos de gatinho, a úteis tutoriais e vídeos de “como fazer”. Pesquisas recentes já mostraram que conteúdos em vídeo são capazes de gerar mais engajamento por parte do público do que apenas fotos ou textos e, então, é natural que a produção desses materiais se intensifique.

Muitas empresas e pessoas já estão apostando no poder dos vídeos nas redes sociais para impulsionar sua estratégia de marketing digital e isso com certeza é capaz de gerar resultados surpreendentes.

E se você quer começar a investir em conteúdos audiovisuais para suas próprias redes, vale a pena ficar ligado nas 05 dicas a seguir, que vão te ajudar a ter mais sucesso. Confira:

01. Tome cuidado com a duração dos vídeos

Nas redes sociais, a maioria das pessoas preza por conteúdo que possa ser consumido de forma rápida e simples, sem muito esforço ou sem demandar muito tempo.

Por isso, vídeos mais curtos sempre tenderão a fazer mais sucesso nesse ambiente e você precisa ser relevante em poucos segundos. Algumas redes até mesmo limitam a duração máxima de um vídeo e você tem que se adaptar a essa situação. Ir direto ao ponto, sem enrolações, é essencial.

É claro que no final, o que importa mesmo é o conteúdo. Se seu vídeo for muito interessante e muito relevante, pode ser que as pessoas se engajem com ele apesar do tempo. Porém, na maioria das vezes, não vale arriscar.

Seja breve, capriche no conteúdo, ofereça algo irrecusável e garanta o sucesso da sua estratégia.

02. Torne seu conteúdo compreensível mesmo que sem som

Hoje a maioria das redes sociais trabalha com a reprodução automática de vídeos na timeline e esse fator gera um dado muito interessante e que a maioria das pessoas desconhece: a maioria dos vídeos é assistido completamente sem som. Apenas no Facebook, essa porcentagem chega a 85%.

Portanto, não é indicado que você produza vídeos que só poderão ser compreendidos com o auxílio de narração ou com a voz de alguém na cena. Afinal, assim você corre o risco de perder toda a efetividade do seu vídeo.

Na hora de produzir um conteúdo audiovisual, sempre pense se ele pode ser compreendido mesmo sem som e invista em recursos que possam te ajudar nesse sentido, como animações, intertítulos e, se necessário, até mesmo legendas – mesmo que o vídeo já seja exibido na língua nativa do público ao qual é direcionado.

03. Faça vídeos de “como fazer”

Navegando em suas redes sociais, principalmente o Facebook, você já deve ter notado que vídeos de “como fazer” são um grande sucesso. Eles geram muito engajamento e são compartilhados e curtidos por milhares de pessoas.

E se você notou que esses vídeos estão se tornando cada vez mais populares e fáceis de serem encontrados, saiba que isso é real. Segundo uma pesquisa recente do Google, as buscas pelos vídeos de “como fazer” estão crescendo em média 70% ao ano e fazem bastante sucesso principalmente entre os millennials, que já compõem metade do mercado consumidor B2B.

De acordo com os dados levantados, aproximadamente um a cada três millennials disse ter comprado um produto a partir de indicações ou do que viu em um vídeo de “como fazer”. Se aproveite disso e comece a investir nesses conteúdos.

04. Seja impactante logo de cara

As pessoas nas redes sociais consomem conteúdo de forma muito rápida e dinâmica e raramente param por muito tempo em uma mesma publicação. Portanto, seu conteúdo precisa atrair a atenção dos usuários logo de cara e mostrar que vale a pena logo nos segundos iniciais.

Quando for fazer um vídeo, uma pergunta que você sempre deve se fazer é: esse vídeo se mostra interessante rápido o suficiente para atrair a atenção de uma pessoa e fazê-la parar de rolar a timeline para assistir?

Invista em perguntas – lembrando da limitação do som – imagens atrativas e curiosas, capriche no thumbnail, e garanta que os primeiros três segundos do seu vídeo sejam atrativos o suficiente para que um usuário pare e assista até o final.

05. Capriche nas descrições

Por fim, é importante que você também capriche nas descrições dos seus vídeos – aquele texto que vem acima do vídeo. Com a questão da reprodução automática sem som, muitas pessoas, ainda que atraídas pelo vídeo logo nos primeiros segundos, acabam recorrendo à descrição para entender do que se trata o conteúdo e ver se realmente vale a pena assisti-lo.

Portanto, capriche! Crie descrições atrativas, diga sobre o que se trata o vídeo e, novamente, seja sucinto.

Isso pode ser um diferencial em sua estratégia.

Concluindo…

Os vídeos são excelentes formas de ganhar mais visibilidade em suas redes sociais e, quando bem conectados com a estratégia de marketing, podem trazer resultados incríveis para seu negócio. Portanto, é importante que você sempre trabalhe com conteúdos de qualidade e produza materiais relevantes para seu público.

E se você já produz vídeos bem sucedidos em suas redes sociais – incluindo o YouTube – talvez seja hora de começar a fazer desses próprios conteúdos um negócio e ganhar dinheiro também com a venda desses materiais. Várias plataformas já possibilitam isso hoje e vale ficar de olho em mais essa oportunidade.

——————————————————————————————————————————–

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.

Eleita a empresa mais inovadora da América Latina pela Fast Company, a Samba ajuda outras empresas a se comunicarem melhor utilizando vídeos online.