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O que é Comunicação Corporativa

A comunicação corporativa é um aspecto essencial da comunicação que precisa ser estudado e colocado em prática em toda a organização para otimizar a eficiência do trabalho corporativo. O termo se refere tanto a comunicação que é realizada dentro da empresa, quanto externamente, entre público, parceiros e diferentes instituições. A comunicação corporativa pode usar diferentes tipos de mídia.

O planejamento do trabalho de comunicação corporativa começa pela análise do ambiente empresarial. É como um diagnóstico do negócio, da cultura da empresa, do posicionamento no mercado, da reputação e da imagem com relação aos públicos interno e externo. Esse mapeamento permite saber qual é a percepção do público-alvo sobre a empresa para a definição de estratégias de acordo com o objetivo do posicionamento de mercado.

O planejamento de ações envolve projetos customizados para as necessidades corporativas, que podem ser de transição, mudança de imagem, melhoria da reputação, gerenciamento de crises, etc. Os instrumentos podem ser diversos e empregados de acordo com cada caso, definido na estratégia. Estão entre as possibilidades: publicações customizadas, revistas, jornais, folders, livros institucionais, murais internos, publicações comemorativas, relatórios anuais, folders, apresentações, e-mails marketing para público interno e externo, press release, press kit, mídias sociais, blog corporativo, etc.

Todos esses recursos podem ser aplicados para informar e integrar o público interno, além de construir e consolidar uma reputação positiva da empresa exteriormente. Essas ações devem garantir uma maior qualidade de parceiros e de clientes mais fiéis, principalmente no mundo moderno, onde todos estão conectados e a construção de um relacionamento é mais importante do que nunca.

Dentro dessas atividades, encontra-se o trabalho do profissional de Relações Públicas e do assessor de imprensa.

Uma boa reputação não é construída da noite para o dia e nem resultado de sorte. É derivada de planejamento e de cultivo estratégico na implantação de políticas de comunicação especializadas, voltadas para o posicionamento de marcas, melhor desempenho organizacional e até posicionamento de líderes empresariais.

Internamente, a comunicação corporativa bem realizada colabora para a formação de uma comunidade em torno da marca. Cada estratégia é dividida entre o público-alvo, a mídia selecionada e a linguagem adequada para a abordagem.

No meio digital, uma das formas mais eficazes de estratégias da comunicação corporativa é a utilização do Marketing de Conteúdo.

Comunicação Corporativa Interna

Algumas das ferramentas mais comuns da comunicação interna são reuniões, conferências, entrevistas, apresentações, ou itens de mídia impressa como: brochuras, newsletters ou cartas comerciais. Esses recursos são utilizados para anunciar algo, tomar decisões e compartilhar informações, visões e opiniões gerais com toda a organização. A comunicação interna é uma grande maneira de propiciar um bom ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em que auxilia no aumento da produtividade dos funcionários.

Dependendo de como é a cultura da empresa e da sua hierarquia, a comunicação interna pode ser classificada como horizontal ou vertical. Horizontal quando a comunicação é realizada entre pares. Já a vertical é quando a comunicação interna é realizada entre as diferentes hierarquias dentro da organização.

Comunicação Corporativa Externa

A comunicação externa de uma empresa inclui os processos de comunicação com os atuais e potenciais investidores, clientes e demais instituições. Os instrumentos mais utilizados pela comunicação externa são: propaganda, marketing e relações públicas. Ela é responsável pela maneira como a empresa quer ser vista pelo mundo corporativo.

Além disso, a comunicação externa é a forma de criar a imagem e a identidade da marca. Campanhas de publicidade e eventos promocionais também são ferramentas utilizadas pela comunicação externa. Anúncios de TV, anúncios de jornal, jingles em rádios, eventos promocionais ou eventos para prospectar negócios ou patrocínios fazem parte do rol de mídias da comunicação externa de uma empresa.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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