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O que é Endomarketing?

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Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno. O termo Endo é oriundo do grego Endus e significa para dentro, logo seu conceito é definido como: o estudo das necessidades e desejos dos consumidores.

Amplamente difundido pelo estudioso Bekin, no ano de 1995, o Endomarketing discute o que o especialista Philip Kotler anteriormente chamou de Marketing Interno das Organizações, além de resumir que esse é um processo gerencial denominado de Marketing Empresarial. Vale ressaltar que para o Endomarketing o colaborador é o seu target, sendo denominado de público interno.

Para alguns, essa ferramenta pode ser aliada da gestão estratégica do Departamento de Recursos Humanos, pois o seu papel é de fundamental importância ao público interno. O principal objetivo do Endomarketing é justamente integrar as relações entre a empresa e os seus funcionários por meio de uma comunicação uniforme e que compartilhe com todos a cultura da empresa.

Em análise, é importante saber mais sobre o conceito que Philip Kotler afirmou ser o ideal, o qual mostra a evolução do Marketing inserido em uma organização de acordo com cada etapa/estágio aferidas por Kotler. O primeiro estágio se refere a função do departamento, onde em seu lugar as áreas de vendas, contabilidade ou finanças assumem as suas responsabilidades; o segundo estágio é onde as funções se alocam no departamento de vendas, como uma ferramenta de auxílio; já no terceiro estágio o departamento de Marketing começa a se formar, porém ainda está em processo de desenvolvimento, onde se faz necessário o investimento em pesquisa, desenvolvimento de novos produtos, propaganda, entre outros. O quarto e último estágio é o momento no qual a empresa institui oficialmente o departamento com suas respectivas e pertinentes funções.

Todo processo de iniciação e implantação do Marketing na empresa é crucial para compreender o papel do Endomarketing, pois dentre as suas principais funções está a de tornar integrado todos os departamentos dentro da empresa.

Para Bekin, o objetivo de toda empresa é desenvolver um produto/serviço de acordo com a necessidade e expectativa do consumidor, além de satisfazer aos seus desejos. A qualidade é um fator preponderante nesse processo e para que o objetivo seja alcançado é fundamental a integração de todos os departamentos envolvidos. Portanto, o papel do Endormarketing é justamente de ser o elo que alinha a comunicação entre os que trabalham por um único objetivo.

O conceito máximo é a de total integração ao Marketing, ao incorporar o público interno no processo de desenvolvimento do produto/serviço, além de valorizar e capacitar as habilidades dos colaboradores e criar um ambiente no qual todos trabalhem com o mesmo foco. O Endomarketing fundamenta o Marketing Moderno, que se tornou uma forma de organização empresarial segundo Bekin; onde as suas principais características são a de ser um conjunto de atividades e instrumentos que interligam o consumidor a empresa. O Endomarketing precisa motivar os funcionários/colaboradores, fazendo com que eles realmente se sintam uma parte importante dentro da empresa.Cada um com o seu papel devidamente assumido, onde cabe ao Marketing atrair os clientes, sendo tarefa principal do Endomarketing a de reter e atrair os colaboradores da empresa, consequentemente os tornando embaixadores da marca/empresa. 

Finalmente, para acompanhar o mercado moderno é mandatório que essa ferramenta contemple as ações gerenciadas pelo Marketing e dirigidas ao público interno das corporações; sendo assim as estratégias do Endomarketing são parte importante no cenário atual. O mercado é dinâmico e a cada dia o trabalho integrado é mais importante, por isso o Endomarketing bem elaborado e fundamentado pode ser um fator decisivo para uma organização de sucesso.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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