Nova Escola de Marketing
Marketing de Conteúdo

Por que utilizar cursos online para escalar seu negócio

Quando seu negócio já está consolidado, é natural que se comece a pensar em expansão. Principalmente quando consideramos a possibilidade de aumento de receita. Mas fazer isso presencialmente é um desafio. As barreiras geográficas e temporais limitam um crescimento em escala. E isso se torna um obstáculo ainda maior quando se tem pouco dinheiro para investir. Mas, na esfera digital, podemos conhecer diversas estratégias para gerar essa expansão.

Neste texto, iremos te auxiliar a encontrar oportunidades de melhorar seu negócio por meio de cursos online, apontando as principais vantagens do ensino digital.

Por que utilizar cursos online?

Os cursos online tem se difundido cada vez mais entre as pessoas. Antes, a ferramenta era mais utilizada por universidades, para cursos de graduação, pós-graduação e especialização. Quem queria aprender mais sobre um tema específico, fora deste núcleo de ensino, encontrava dificuldades. Para quem vive em um mundo cada vez mais agitado, em uma rotina muito mais tumultuada do que há alguns anos, encarar uma sala de aula física é extremamente complicado.

Trânsito, gastos com transporte, distância. Tudo complica e, querendo ou não, desmotiva. Ou seja, mesmo que o cliente quisesse aprender, acabava adiando o serviço pelo transtorno envolvido na ação.

Mas a Era Digital chegou para agregar e facilitar a vida de quem utiliza os mais variados serviços. O ensino à distância atingiu outras áreas de conhecimento, outros públicos e, agora, pode ser utilizado por qualquer pessoa disposta a ensinar e, consequentemente, por pessoas dispostas a aprender. Entre os benefícios ao criar cursos online estão por exemplo:

Alcance

Com o ensino digital, é possível oferecer um serviço específico para milhares de pessoas interessadas que, antes, não tinham tal possibilidade. A facilidade e a personalização do negócio te oferecem a oportunidade de resolver problemas antigos. Com a internet, é possível encontrar pessoas interessadas nos mais diferentes assuntos e tê-las como alunas independente do lugar onde residam.

Deslocamento

Quantas vezes você já deixou de fazer um curso ou assistir a uma palestra interessante porque ela estava acontecendo em outro estado ou mesmo porque você não poderia comparecer no horário? Com cursos online, esta barreira geográfica desaparece, afinal, agora todos podem estudar a qualquer momento e em qualquer lugar.

Escalabilidade

Se antes as pessoas adiavam seus estudos por não ter tempo para se dedicar a eles, agora passamos cada vez mais tempo absorvendo conteúdo online a qualquer momento e em qualquer lugar. Estamos cada dia mais acostumados a consumir conhecimento online e isso resulta, para um produtor de conteúdo, em atingir um número muito maior de pessoas. Utilize estratégias de marketing digital, abuse das mídias sociais e direcione uma quantidade infinitamente maior de interessados no seu conteúdo direto para seu ambiente virtual de cursos online.

Economia

Antes, ao pensar em oferecer qualquer tipo de conteúdo, logo vinha à mente os custos envolvidos: sala de aula, hora-aula de um professor, impressão de atividades e materiais, etc. Com o surgimento de plataformas EAD que oferecem recursos e serviços completos, tudo na tela do seu computador, a redução exponencial dos custos com a produção de um curso se tornou uma realidade.

Tendência

Que o consumo de cursos online se popularizou, você já sabe. É só navegar alguns minutos pela internet e você verá sites como Youtube, Udacity, Udemy, entre outros, que oferecem a um clique cursos completos sobre áreas complexas do conhecimento. Isso quer dizer que criar cursos online se tornou um produto para produtores de conteúdo monetizarem seus conhecimentos.

Caso você já disponibilize conteúdo no Youtube ou outra plataforma, temos uma excelente dica pra você! Aproveite sua base de seguidores para oferecer um conteúdo premium e exclusivo, aumentando assim seu faturamento e o envolvimento com aqueles que já possuem interesse no que você tem a dizer!

Comece já o seu próprio curso online!

Agora que você já sabe como utilizar os cursos online para ganhar público e escalar o seu negócio, comece a colocar a mão na massa e planejar a publicação dos seus conteúdos. Defina os temas, lembre-se sempre de falar sobre áreas que você tem domínio, utilize o Guia do Planejamento de Cursos Online para organizar seu conteúdo, escolha uma plataforma LMS para gerenciar seus cursos e comece a gravar!

Victoria Cezimbra

Opinar





Livro Marketing de Conteúdo

Patrocinadores

Web EstratégicaMonetizze

Mantenedores

LaharSEMRushLeadLoversSambatechClint.digitalUnbounce