Você empreende por opção ou por falta de opção?

Por Alex Moraes

De janeiro a junho de 2015, 191 mil firmas fecharam. É a crise, né?

Mas, espera aí, 232 mil novas empresas foram abertas nesse mesmo período…

Esses números são os da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), a partir dos cadastros nas Juntas comerciais.

A Serasa Experian fala de 990 mil novas empresas abertas.

Independentemente do número que considerarmos, mais empresas são abertas do que fechadas, mas temos que fazer uma análise mais aprofundada.

Na crise, o fenômeno do empreendedorismo por necessidade cresce, pessoas perdem negócios, ou empregos e precisam se virar para seguir com a vida. Isso normalmente está atrelado a um começo mais atribulado, muitas mudanças de rota, um tempo de maturação de negócio maior assim como uma maior chance de não dar certo.

Em contrapartida temos o empreendedorismo por oportunidade. Pessoas que querem empreender, muitas como um plano B, outras por puro instinto empreendedor e de outras forma pensada, como fonte única de renda ou escolha profissional. Estas, normalmente, preparam-se melhor, começam a estudar enquanto ainda têm outras fontes de renda e tendem a começar de maneira mais bem estruturada.

Muitas dessas pessoas vêm optando pelo empreendedorismo digital, pois consideram que a internet, além de ser uma plataforma com alcance de exposição privilegiado,  é mais rápida para se começar e tem o futuro como aliado.

A internet também tem apelo para profissionais que estão vendo suas indústrias passarem por transformações fortes, como publicitários, jornalistas e profissionais de marketing tradicionais, que estão em busca de novas possibilidades.

O marketing de conteúdo é a estratégia que permite um empreendimento digital se tornar algo mais simples e direto. Ao invés de dominar tantas estratégias, como SEO, Links Patrocinados, Mobile, Afiliados, Social, Email e Blog e outras de forma individual, você faz um só trabalho, criar e oferecer conteúdo original e relevante. Este mesmo conteúdo que o conecta com sua audiência, também alimenta todas as outras possibilidades de marketing digital.

Para mim, isso é muito fácil de demonstrar, já que todos os meus negócios são baseados em conteúdo, o marketing de conteúdo foi a estratégia que inaugurou os cursos da MarketingDigital.com.br e da MarketingDeConteudo.com.br, minhas parcerias com o Rafael Rez. É também o tema do livro que estamos escrevendo e da Conferência de Marketing de Conteúdo, que promoveremos no final de novembro. Ninguém divulga tanto uma ideia se não acreditar muito nela.

Outro aspecto interessante é que as estratégias de conteúdo funcionam tanto para negócios online como offline, e também para todas as áreas de atuação ou do conhecimento. Suas presenças online podem ser o centro das ações, assim como uma importantes ferramentas de apoio, estabelecimento de autoridade ou de divulgação.

Empreender, por opção ou por falta dela é sempre positivo. Se não funcionar de primeira, dá experiência para que nas próximas tentativas você não erre tanto. Sim, eu falei de próximas tentativas, porque mesmo que não se alcance sucesso de primeira, uma vez empreendedor, sempre empreendedor. É um caminho sem volta.

E quando funciona, não há sensação melhor do que ver que algo que você idealizou, que nasceu de um sonho, tornar-se o seu negócio, o centro sua vida profissional.

E temos certeza de que o marketing de conteúdo pode fazer do seu negócio uma história de sucesso.

Saiba mais sobre Marketing de Conteúdo em www.marketingdeconteudo.com.br/euquerosabermais. Lá você pode baixar 2 e-books sobre o assunto e descobrir ou confirmar o que essa estratégia pode fazer pelo seu negócio.

.