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Branding

Branding, muito mais que um conceito, uma prática diária!

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Em uma definição concisa e simples, branding significa gestão de marcas, ou seja, é um conjunto de ações estratégias que contribui para construir a percepção do consumidor em relação a sua empresa de maneira positiva, resultante de impressões, sentimentos e experiências vividas.

No contexto do branding, marca é muito mais que um nome, um símbolo, um logotipo, um conceito, um emblema. Ela representa a identidade da sua empresa com seus processos, valores, pessoas, produtos e/ou serviços desenvolvidos.

A prática de branding gera reconhecimento e reputação que resulta na melhoria dos resultados do negócio a médio e a longo prazo, inclusive a redução de investimento em marketing, publicidade e propaganda.

Empresas que não se importam ou não conseguem gerar valor a sua marca, ficam restritas a somente vender produtos e não terão muito futuro. A venda simples e pura de produtos ou serviços é uma péssima estratégia de marketing.

Quando a empresa investe na Gestão de Marcas ou Branding, ela desenvolve ações para gerar valor a sua marca e, por consequência, para os seus produtos ou serviços.

Toda e qualquer forma de comunicação de um negócio com o seu público-alvo se torna uma ação de branding com o objetivo de ajudar a moldar ou mudar a percepção do cliente sobre a marca, como:

  • Características visuais de uma empresa (cores, logo);
  • Preços de serviços ou produtos;
  • Forma de atendimento ao cliente, entre outros fatores.

Foco no consumidor
Antes de investir em branding, é preciso estudar em primeiro lugar o seu público-alvo. Ele precisa ser exato. No momento que você define e foca no público-alvo do seu negócio, é mais fácil compreendê-lo e gerar percepção de valor para a sua marca.

O maior desafio do branding é transformá-lo numa prática diária. Um bom projeto de gestão de marca traz ótimos resultados e torna as marcas admiradas e amadas por todos os seus públicos de interesse: consumidores, colaboradores, clientes e acionistas.

O conceito de branding é muito além da imagem corporativa ou de um simples design. É preciso a elaboração de um discurso coerente e único da empresa para sobreviver no mercado atual, ter sucesso e lucro.

As informações chegam cada vez mais rápidas ao consumidor e as empresas precisam ser transparentes e se adaptarem a mudança da lógica do consumo.

O cliente de hoje consegue determinar de que maneira vai comprar, em que canal, de que forma quer customizar o produto, como quer receber e quanto quer pagar pelo serviço ou produto.

O branding ainda consegue resolver um dos maiores problemas que as empresas enfrentam: a retenção de clientes. Para alcançar essa meta, a gestão de marcas deve construir atributos emocionais que sejam ao mesmo tempo funcionais e atrativos para os consumidores. Isso vai agregar valor ambicional para a marca e encantar os acionistas.

Branding na Era Digital
As mídias digitais são as formas mais fáceis e baratas de estabelecer uma comunicação com o seu público-alvo, principalmente para as pequenas e médias empresas, pois elas conseguem criar, moldar e mudar a percepção de valor de sua marca de maneira mais direta.

A percepção de valor poder ser gerada ou moldada nos meios digitais através de blogs da empresa, páginas no Facebook, Instagram e Twitter, assessoria de imprensa digital, entre outros.

Lições de gestão de marcas que a sua empresa precisa saber:
Com a evolução do marketing, as empresas precisam colocar em prática o conceito de branding, pois a gestão de marcas gera de uma maneira direta a essência de um negócio com o objetivo de construir uma ligação forte com o público-alvo, fixando a marca na mente e na preferência do consumidor.

Coloque em prática o conceito de branding em 4 lições:

ALMA: A marca é o atributo descritivo verbal com símbolos como logo, nome, slogan, identidade visual que representa o centro de uma empresa, serviço ou produto. A gestão de marca ou branding busca trazer a profundidade, a alma da empresa e precisa ser verdadeira para causar aderência.

CONTEÚDO: Marcas são pessoas. E sempre procuramos nos conectar aos indivíduos mais agradáveis, interessantes, engraçados e que tenham conteúdo de qualidade. Marcas precisam contar histórias, ser amigáveis para que o público se identifique. Procure tentar definir a sua empresa em uma palavra. Ela será a sua base para o branding.

MULTISSENSORIAL: Em primeiro lugar, defina o seu público-alvo após uma longa pesquisa de mercado. Após a definição do público-alvo, a marca precisa ser construída e, para isso, é fundamental explorar os cinco sentidos do consumidor. O público precisa viver uma experiência única multissensorial e se sentir envolvido numa sinestesia positiva.

PERSISTÊNCIA: Seja paciente na construção do seu branding. Gerar valor de uma marca não acontece da noite para o dia. É um trabalho diário e contínuo. Leva-se muito tempo para chegar ao sucesso de uma marca, e em cinco minutos tudo pode ser desconstruído com um post negativo numa rede social. A empresa precisa ter persistência e investir em ações de marketing para se comunicar de forma direta e clara para que a marca se fixe na memória do público. Branding é algo que se constrói com o tempo, baseado em técnica, estudo de público e, principalmente, com base na imagem que buscamos passar para o consumidor. Não espere que uma ou outra medida traga um resultado fantástico em pouco tempo.

As questões gráficas, visuais e de marketing são muito importantes, mas se elementos básicos como atendimento, produto e solução não forem eficientes, o branding será prejudicado como um todo. Por isso, o branding precisa ser uma prática constante, baseada em uma busca por melhoria diária para oferecer o melhor aos seus clientes.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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