Nova Escola de Marketing

Estratégias para gestão de ciclo de vida do cliente

Cursos Marketing Digital

A relação comercial entre uma pessoa e uma empresa acontece quando o cliente potencial faz a primeira operação com a empresa. Neste exato momento surge um vínculo que se você trabalhar bem, pode ser muito promissor para suas conversões e aumento o ciclo da vida do cliente.

Para atingir esse objetivo, você deve primeiro conhecer e entender como o ciclo de vida de novos clientes funciona em um ecossistema digital e avaliar as melhores estratégias para fidelizá-los.

O que é o ciclo de vida do cliente?

O ciclo de vida do cliente são os estágios pelos quais o cliente passa desde o minuto 0, no qual ele se torna um cliente até que ele deixa de ser cliente.

De uma forma mais extensa, podemos dizer que o ciclo de vida de cada cliente nasce quando ele aprende da existência da nossa empresa, cresce quando se sente mais e mais curioso sobre o que fazemos, amadurece quando confia e compra, reproduz quando nos recomenda porque gostou do produto e morre no momento em que ele deixa de ser cliente.

Continue lendo e você verá como é produtivo e necessário manter uma base de clientes fiéis para aumentar o ciclo de vida.

O ciclo de vida do cliente: os 4 pilares fundamentais

O processo que cobre o ciclo de vida do cliente é baseado em 4 fases que são:

  1. Obtenção
  2. Conversão.
  3. Retenção.
  4. Monetização.

Vamos vê-los em detalhes.

1.- Obtenção

Todas as pessoas que visualizam nosso site pela primeira vez são chamadas de visitantes.

O nosso desafio é fazer com que eles se tornem usuários recorrentes.

Para isso, devemos ter em mente que cada usuário tem um desejo diferente. Portanto, a melhor maneira de obter sua atenção constante é desenvolver diversas estratégias muito bem segmentadas, posicionar-se na mente deles e esperar que eles escolhem o nosso produto.

Por meio de conteúdo de valor em nosso blog ou na online, podemos convencer nossos visitantes a nos fornecer seus dados e continuar em contato contínuo por meio de canais como o e-mail marketing.

Mencionamos essa ferramenta porque é a que oferece o maior retorno sobre o investimento e é a mais versátil para enviar conteúdo segmentado e reter corretamente nossa comunidade.

2. – Conversão

Esta etapa do processo de transformação visitante-cliente é essencialmente determinada pelo interesse demonstrado pelo nosso usuário em um artigo de nossa loja.

Nesta situação, a pessoa nos fornece suas informações de contato e automaticamente se torna um cliente potencial qualificado da nossa empresa.

Além disso, ao deixar suas informações, ele está nos dando permissão para contatá-lo no futuro com conteúdo relevante.

3. – Retenção

É muito importante trabalhar a retenção de nossos Leads e, acima de tudo, nossos clientes.

Nesta seção do processo, procuramos cativar constantemente o desejo de nossos clientes potenciais.

Gerar conteúdo útil é muito importante, mas devemos ter em mente que não devemos saturá-los com informações.

Lembre-se que nem tudo é sobre a venda; você deve primeiro ganhar a confiança de seus assinantes e para isso você deve providenciar conteúdo de valor, no momento certo (dicas, artigos de interesse, treinamentos, etc.).

Ferramentas de e-mail marketing geralmente fornecem relatórios, que permitem que você saiba os melhores dias e horários para fazer os envios de emails com base no comportamento de seus assinantes.

Use essas informações!

4. – Monetização

Chegamos na parte final do processo.

Se tudo correu bem, conquistamos um novo cliente.

Essa mudança de status acontece quando o cliente potencial finalmente faça sua primeira transação conosco.

Mas, como fazer para que uma compra única resulte em mais compras e recomendações?

Vamos explicar como conseguir isso!

5 estratégias para estender o ciclo de vida do cliente

Vamos ver quais estratégias para estender o ciclo de vida dos clientes, devemos levar em conta:

  1. Sempre fique presente na mente do cliente.
  2. Concentre-se mais na criação do vínculo do que na venda.
  3. Crie um programa de fidelidade.
  4. Incentive as vendas cruzadas.
  5. Ouça os clientes.

Vamos analisar essas estratégias uma por uma.

1. Sempre fique presente na mente do cliente.

É necessário entender que as pessoas que fizeram uma compra de um de seus produtos ou serviços e tiveram uma ótima experiência serão mais receptivas às comunicações no futuro.

Isso pode ser usado a seu favor com o objetivo de fidelizar esse novo cliente e gerar mais operações com ele no futuro.

Por exemplo, uma maneira amplamente usada é gerar códigos de desconto para os clientes usarem na próxima compra.

Desta forma, você criará um relacionamento forte e, se a sua experiência for positiva, terá um cliente fiel à sua marca.

Mas se você realmente quiser estabelecer um vínculo ainda mais eficaz, a melhor coisa a fazer é planejar uma estratégia de email marketing adequada, que permita gerar campanhas, obter relatórios e automatizar sequências de e-mails.

Desta forma, você será capaz de aumentar ainda mais a fidelidade de seus novos clientes, aumentando significativamente o ciclo de vida do cliente.

2. Concentre-se mais na criação do vínculo do que na venda.

As ofertas e promoções que geramos são muito produtivas quando se trata de obter novas vendas.

No entanto, é muito mais lucrativo desenvolver estratégias para vender para aqueles que já confiam em você do que para clientes novos.

Um método muito eficaz é personalizar suas comunicações para cada um dos segmentos compradores de sua empresa.

Ajuda muito abordá-los de maneira neutra, sem forçar a compra.

Por exemplo, você pode desejá-los feliz aniversários ou apenas lembrá-los  que são essencial para a sua empresa.

É comum que os usuários se sintam apenas mais um consumidor na hora de receber as comunicações de empresas.

A sua genuinidade é um recurso altamente importante para fidelizar seus consumidores leais.

Em um mundo onde as ofertas e a concorrência são abundantes, a união de maneira honesta e sincera é muito apreciada pelos consumidores.

3. Crie um programa de fidelidade.

Os programas de fidelidade visam recompensar os clientes, produzindo um sentimento de pertencer à um círculo íntimo e de lealdade à empresa.

Por exemplo, você pode desenvolver um sistema de acumulação de pontos, para que quanto mais operações o cliente fizer, maiores serão os benefícios no futuro.

Após várias viagens o cliente tem a possibilidade de obter um ingresso gratuito, fortalecendo cada vez mais o vínculo com a empresa.

No entanto, para realizar este tipo de programa, é necessário fazer um estudo prévio e detalhado que prove que o programa não nos custará muito caro.

Esse tipo de estratégia é uma maneira muito concreta e eficaz de aumentar o ciclo de vida do cliente e pode trazer grandes benefícios para sua organização.

4. Incentive as vendas cruzadas.

Trata-se de trazer ao cliente um produto diretamente relacionado a um item que já foi adquirido anteriormente.

Isso funciona como uma técnica de vendas complementar.

Se um cliente adicionou sandálias de praia ao carrinho de compras, é muito provável que ele também esteja interessado em comprar um maiô.

Dessa forma, podemos vincular produtos e gerar mais possibilidade de fazer vendas de acordo com o comportamento de compra de nossos usuários.

Lembre-se de dar mais visibilidade aos itens menos populares.

Muitas vezes nos concentramos em promover os produtos mais competitivos.

Isso é um grande risco, porque se as vendas de um produto específico caírem, nosso retorno total será afetado.

Por esta razão, é importante mostrar aos nossos usuários todos os tipos de artigos e tentar vender aqueles que nos proporcionam maiores receitas de vendas.

Por esse motivo, é muito importante usar plataformas que permitam descobrir detalhadamente os interesses de seus usuários por meio de métricas, testes e análises detalhadas.

Como mencionamos, estudar o comportamento no site de seus clientes ou os cliques que eles fazem no e-mail que você envia, pode ser uma estratégia fundamental.

Isso é muito útil para ver em que tipo de artigos seus clientes estão interessados e oferecer apenas produtos e conteúdo de valor para eles.

5. Ouça os clientes.

Não há nada mais benéfico para aumentar o ciclo de vida do cliente do que resolver os problemas dos seus clientes.

É muito importante que nos concentremos em conhecer a nossa comunidade quando se trata de vender, porque com ela saberemos quais os interesses ou desejos que eles têm, podendo oferecer-lhes exatamente o que eles querem.

Compreender os problemas e dúvidas dos clientes e prestar atenção às suas reivindicações fará com que tenham uma alta consideração por sua empresa.

É essencial ter um serviço ao cliente que seja eficaz e rápido para evitar seu descontentamento.

Este departamento não deve apenas lidar com reclamações, também é muito útil entrar em contato com seus compradores para realizar pesquisas de satisfação e consultar sobre possíveis melhorias que considerem necessárias.

Isso ocorre porque eles têm uma visão objetiva de seus produtos ou serviços e as avaliações deles serão completamente orientadas para a experiência que tiveram como usuários.

Isso ajudará a melhorar sua reputação online e a garantir retornos maiores.

Está comprovado que as pessoas consultam com frequência as avaliações de experiências que outros usuários e clientes tiveram ao comprar em sua empresa.

Esse tipo de informação fornecerá oportunidades qualitativas que ajudarão você a adaptar seus produtos e processos às necessidades de seus consumidores.

Maria Chizhikova

Cursos de Marketing Digital

1 Opinião

  • “Concentre-se mais na criação do vínculo do que na venda.” Essa dica é muito importante. Algumas pessoas ignoram totalmente essa estratégia e acabam “desmoronando” todas as chances de venda. Excelente artigo.
















Patrocinadores

Web EstratégicaMonetizze

Apoiadores

SEMRushLeadLoversUmbler Hospedagem de Sites