O que é lead e porque investir na geração de leads

Conseguir clientes de nicho e torná-los fidelizados ao seu negócio é uma tarefa árdua. No entanto, existe uma técnica que pode facilitar esse processo para melhorar os resultados da empresa. Investir em geração de leads pode ser uma solução bastante eficiente para o seu site ou blog.

O que são leads?

Independente do ramo de negócios que você tenha na internet, ele vai depender exclusivamente de um público para gerar lucros. Esse público pode ser definido e capturado através de landing pages bem desenvolvidas que atrairão essas pessoas por meio de conteúdo. Se alguma pessoa ficar interessada no produto ou serviço dessa página, fazendo alguma ação como assinar a newsletter, curtir a página no Facebook ou baixar material para download, vai se tornar um lead.

Nem sempre um usuário capturado se tornará um lead rentável. Muitas vezes, eles querem somente a informação e mais nada. Porém, esse usuário vai fazer parte da lista de possíveis clientes qualificados e, com o tempo e o trabalho de marketing de conteúdo direcionado, poderá vir a ser um verdadeiro negócio.

Por que investir em geração de leads?

Quando se desenvolve um material ou conteúdo específico direcionado para um determinado segmento de mercado são grandes as chances de aumentar a geração de tráfego no site. Considerando essa possibilidade, é necessário criar uma landing page criativa e disponibilizar algum atrativo gratuito mediante cadastro do usuário para a captação de leads, como e-books, artigos especiais, vídeos, infográficos, qualquer formato de conteúdo com uma informação relevante para essas pessoas. Aqueles que se cadastrarem se tornarão leads qualificados, ou seja, um público realmente interessado no que você oferece.

Confira as principais vantagens em investir na geração de leads:

– Geração de tráfego específico: Quando se desenvolve uma campanha de marketing direcionada para a captação de leads, geralmente, um público muito selecionado deve ser atraído e, consequentemente, aumentar a geração de visitas no site. Agora é preciso estar preparado para fazê-lo interagir de alguma forma.

– Formação de uma lista de clientes selecionados: Com o desenvolvimento de uma landing page, o esforço será direcionado para a captura de tráfego. Nesse ponto, vale a criatividade para surpreender o usuário e convencê-lo a se inscrever e baixar o seu material. Essa é uma grande oportunidade para reter esse público valioso que virá a ser o seu lead.

– Criação de relacionamento: você já desenhou o funil de vendas do seu negócio e agora é a hora de usar conteúdo para fazer a condução dos leads nas etapas desse funil. Resolver as dúvidas, mostrar cases de sucesso, diminuir a rejeição do produto através de conteúdos de qualidade e bem estruturados é o objetivo. Se você contratou um software de automação de marketing, esse caminho fica mais fácil. Dá para saber exatamente quem são os seus leads, como fizeram contato com a marca, se são seguidores e muitas outras informações que ajudam a traçar esse caminho de vendas e não perder tempo com leads que não vão virar negócios.

– Campanhas mais bem mensuradas: Com todas as facilidades que uma lista de leads qualificada pode proporcionar, uma se torna bastante especial. A capacidade de mensuração das campanhas de e-mail marketing ou outro meio de comunicação se torna muito mais eficiente e mostra resultados mais próximos da realidade. Isso permite reações otimizadas através de insights e feedbacks adquiridos para focar em soluções que leve o usuário a mais importante função desse esforço: a conversão em vendas.

– Aumento na taxa de conversão: Todas as vantagens descritas até aqui são para alcançar um objetivo claro: a conversão em vendas do seu produto ou serviço. É muito provável que com um planejamento de investimento em geração de leads a taxa de conversão de seu site ou blog ganhe maiores proporções e, quanto mais refinada for a estratégia, melhores serão os resultados obtidos.

De qualquer forma, investir em geração de leads cria ferramentas inteligentes para o desenvolvimento de um plano de marketing direcionado e focado em resultados ainda maiores.

— Comentários 2

Ótimo artigo, conteúdo raiz! Parabéns!

Nutrir o lead com conteúdo de qualidade é uma estratégia excelente, a melhor forma de criar um relacionamento mais estreito com o usuário e educá-lo. O Funil é, sem dúvidas, uma opção que todos deveriam adotar como estratégia de Marketing em seus negócios.