Nova Escola de Marketing

6 Maneiras de Fazer o seu Blog Bombar na Web

Essencial do Marketing Digital

Por: Alex Moraes

Um bom blog pode ter dificuldade de cair no gosto dos leitores. Aprenda como reverter essa situação.

Recebi uma mensagem: “Meu blog está no ar há seis meses, tenho poucos cadastrados e ainda menos comentários. Eu o atualizo regularmente, compartilho posts com sites e nas redes sociais, mas nada funciona. Como mudar essa situação?”

Começo por dizer que nem sempre é fácil “emplacar” um blog. São milhões de opções, muita concorrência e muita pressa por parte dos leitores.

Você tem pouco tempo e poucas chances de conquistar um potencial leitor. 

Dito isso, perceba que você não pode desperdiçar nenhuma oportunidade. Vejamos o que fazer para aumentar a sua audiência ao criar um blog.

Blogs estão entre as melhores maneiras de se conectar com seu público, independentemente do tipo de negócio. Porém, e há sempre um porém, é muito mais difícil do que parece.

Considere as seguintes opções de aumentar o seu tráfego, promover o seu conteúdo e incrementar os seus números:

  • Ponha os seus leitores em primeiro lugar. Com tantos aspectos envolvidos na construção de um blog é muito fácil esquecer-se do componente mais importante de todos: os seus leitores. Publicar conteúdo de forma regular é apenas parte da equação. Quando você faz uma programação e a cumpre, seus leitores passam a aguardar o seu conteúdo. Assim, seja diário, semanal ou mensal, cumpra o esperado de você. Seu conteúdo precisa ser útil e específico para as expectativas de sua audiência. Postar regularmente algo que seja apenas mais do mesmo, ou sua opinião sobre o assunto “da moda” é um modelo sem apelo. Agora, se publicar conteúdo de qualidade, tratando de assuntos inusitados ou variados, você vai atrair mais leitores;
  • Promova o seu site ao oferecer comentários do follow, isto é, links que transferem autoridade, respaldo ao site linkado. Muitas pessoas procuram blogs para comentar baseadas em seus interesses pessoais de conseguir links, mas elas podem acabar ajudando, comentando os seus posts com qualidade e favorecendo a você e seus leitores. Para desencorajar spam, configure o seu blog com o plugin NofollowFree, que permitirá configurar permissões para tornar os links em do follow apenas para aqueles que postarem comentários de qualidade em seu blog;
  • Socialize-se! Nenhum blog existe no vácuo. Se você está publicando vários posts no seu próprio blog, mas não está visitando outros blogs, os blogueiros destes blogs não têm motivo para visitá-lo também. Você tem que visitar blogs relacionados ao seu nicho e postar conteúdos que agreguem valor. Não vá apenas para expor os seus links nos comentários. Entre na discussão e sempre use a sua URL na assinatura de seu comentário;
  • Inclua links para outros blogs na sua lista de blogs recomendados (blogroll). Comece desta forma uma rede de contatos de blogs no seu nicho. Com os contatos certos, em breve, o seu blog será promovido por experts do seu nicho. Você também pode incluir links para posts específicos de outros blogs dentro de seus posts;
  • Promova algum tipo de desafio ou competição em seu blog. Essa é uma boa forma de trazer leitores para o seu blog em um curto espaço de tempo. Nem todos irão continuar voltando, terminada a competição, mas alguns irão. Você pode exigir que para participar a pessoa deixe um bom comentário em um post. O melhor comentário ganharia um prêmio, como um livro, um e-book, um link no seu blog, uma análise comentada do site feita por você (sua expertise como prêmio), um anúncio no seu site e similares;
  • Faça uma promoção cruzada do seu blog nas mídias sociais. Seu blog deve ser parte de uma estrutura maior, que envolva pelo menos Instagram e Facebook, e, se possível, perfis em outras redes sociais. Você pode criar uma fanpage para seu o blog, tuitar a publicação de cada post e até ter um canal do YouTube com vídeos relacionados.

Essas providências devem fazer o seu tráfego e a participação no seu blog aumentarem consideravelmente.

Relembre o que é sempre válido: conteúdo de qualidade é necessário para que tudo mais funcione.

Funcionou? Ótimo, continue o bom trabalho. Não funcionou? Insista e procure descobrir o que funciona no seu caso específico.

Rafael Rez

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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