À medida que a tecnologia continua a se expandir por meio de recursos interativos, as marcas poderão usar cada vez mais de experiências digitais para direcionar interações mais profundas e fornecer valor ao consumidor.
Além disso, as empresas terão que conectar todos os seus canais de venda, através de estratégias de Omnichannel, de forma a satisfazer a conveniência do seu público consumidor.
Abaixo, confira 7 tendências de marketing para 2018, sendo algumas delas projetadas pela Social Media Week através de sua plataforma de notícias:
1. Marcas 2.0
Os consumidores estão cada vez mais considerando fatores como missão, valores e sustentabilidade da marca em suas decisões de compra. Com mais e mais consumidores pensando assim, as marcas continuarão a intensificar sua identidade em 2018, assumindo uma posição ética e transparente na sociedade. Não é sem razão que agências especializadas estão surgindo para ajudar as marcas a identificar e comunicar seu objetivo.
2. Consumo colaborativo
O consumo colaborativo vem se expandindo desde 2017 e deve continuar esse ano. Um dos exemplos é o crescimento contínuo de grandes players como Uber.
O compartilhamento de produtos e serviços tornou-se comum para os consumidores, o que significa que as marcas que vendem produtos de forma permanente precisam trabalhar ainda mais para gerar compras.
Em 2018, a construção de uma marca que represente algo além de produtos próprios se tornará um diferencial fundamental para empresas que buscam testar o modelo de consumo colaborativo.
3. Influenciadores digitais
O marketing dos influenciadores digitais tornou-se uma tática comprovada para aumentar a conscientização e influenciar comunidades específicas e categorias de nicho.
O espaço de “Youtubers” tem crescido muito ao longo dos últimos anos e agora está lotado de influenciadores.
Até agora, as marcas estão bem conscientes do poder desta tática, mas o desafio em 2018 será como determinar os parceiros, agências e criadores de tecnologia adequados para impulsionar suas campanhas.
4. Aplicativos de mensagens
Os aplicativos de mensagens cresceram demais em 2017 e já não são uma ferramenta usada exclusivamente para atendimento ao cliente e suporte. Eles serão uma importante porta de entrada para o comércio em 2018.
Plataformas como iMessage (Apple), Facebook, WhatsApp, Snapchat e outras irão aprofundar suas integrações com varejistas e serviços de comércio eletrônico, criando novas experiências de compra.
De acordo com a pesquisa Connected Shoppers, da Salesforce, feita com mais de nove mil pessoas, os consumidores querem interagir com seus celulares na loja para fins de consumo.
No entanto, para 55% dos consumidores entrevistados, as experiências são desconectadas de canal para canal e 63% afirmam que as empresas não conhece verdadeiramente seus clientes.
5. Marketing de conteúdo
Os desafios do marketing de conteúdo estimularão a necessidade de esforços mais estratégicos e criativos. Em 2018, as marcas precisarão pesquisar e identificar os tipos de conteúdo que direcionarão para o envolvimento de seus públicos.
Originalidade é uma tendência, uma vez que o público espera um conteúdo inovador. Esse ano será o momento de se concentrar mais no cliente, no que ele realmente necessita e entregar esse conteúdo da melhor forma possível.
6. Personalização
A tecnologia torna possível que as pessoas acessem instantaneamente o público de maneira nunca antes possível.
Também criou uma cultura de narcisistas através de filtros que alteram nossa aparência e a acessibilidade à fama instantânea.
A personalização tem sido importante para as marcas, que hoje podem oferecer experiências valiosas aos consumidores com base em estudos sociais.
A tendência para a venda mais personalizada continuará inevitavelmente em 2018, mas não sem uma busca necessária por parte de consumidores, marcas e plataformas.
De acordo com pesquisas, 80% dos brasileiros gostariam de receber recomendações de compras personalizadas. Enquanto que 75% estão dispostos a compartilhar seus dados em troca de experiências mais rápidas nas lojas.
Conceito de Omnichannel como tendência de marketing
O omnichannel permite que a empresa conheça a preferência e comportamento de seus consumidores, além de melhorar sua relação com eles.
A experiência do cliente é sempre prioridade na melhoria de uma estratégia Omnichannel.
Este ano, espera-se que a experiência personalizada do cliente seja uma norma. Para prosperar no mercado de varejo competitivo de hoje, as empresas devem fornecer aos seus clientes a experiência mais conveniente.
Além disso, dominar a experiência da Omnichannel significa que as marcas têm a capacidade de criar uma experiência pessoal em todos os canais integrados.
Elas podem fornecer a um cliente as mesmas ofertas em cada ponto de contato. Pode ser na loja virtual, no aplicativo de mensagens, e-mail, lojas nas redes sociais ou físicas.
Hoje existe uma necessidade de plataformas e dispositivos para operar todos os canais em um alto nível de integração.
Em 2018 é esperada uma nova era de extrema conveniência e o mais alto nível de integração em todos os canais.
As plataformas de Omnichannel ajudam a otimizar cada passo na experiência do cliente, incluindo como um cliente encontra um item, como ele compra e recebe o envio, e como são fornecidos o serviço de pós-venda.
Este é um momento maravilhoso para o varejo. 2017 foi o ano da descoberta digital. 2018 será o ano da tecnologia e mais integração da mesma no varejo convencional.
Nesse cenário, o Omnichannel é a chave para o sucesso do varejo e uma ferramenta adequada desse modelo de negócios será uma obrigação. Isso ajudará os varejistas a avaliar seus desempenhos e a fazer melhores investimentos.
Pode não haver uma estrutura para ajudar todas as empresas a medir o seu varejo Omnichannel. No entanto, existem alguns critérios simples que podem ser levados em conta, que são: engajamento, conversão e fidelidade.
Além disso, as marcas podem construir seu próprio monitoramento para avaliar a eficácia da sua estratégia.
De qualquer maneira, uma personalização de canais cruzados será a chave para o sucesso em 2018.
Até 2020, 80% das interações do consumidor terão lugar sem um ser humano, segundo projeções. É difícil ignorar a velocidade com que a tecnologia e a inteligência artificial penetraram em quase todas as indústrias.
Esse ano, o debate gira sobre o papel dos seres humanos em um futuro cada vez mais automatizado. Essa questão será um ponto focal para as marcas.