Mais de 90% das pessoas verificam suas contas de e-mail pelo menos uma vez por dia. O e-mail é um excelente canal de comunicação com o seu público-alvo, pois é possível medir quem abriu o e-mail, em que tipo de dispositivo, se clicou no link, que horas abriu, etc.
Todos esses dados, junto com os dados de cadastro, fornecem uma noção mais exata das preferências do cliente e portanto, um norte para as próximas ações.
Você ainda não faz e-mail marketing?
A primeira coisa a fazer é captar e-mail para montar sua lista. Formulários de contato no site, produtos e downloads oferecidos gratuitamente com alguma solução, landing pages e qualquer forma de contato. Parcerias com outros sites também são uma opção, mas cuidado para não ficar parecendo spam.
O foco do conteúdo do e-mail marketing deve estar no cliente, oferecer conteúdo que o ajude em alguma coisa, no mínimo, interesse de verdade. Desconto é legal, mas tutoriais são muito mais. Promoção é bom, mas curadoria é melhor.
Depois de medir como as pessoas interagem com os e-mails – e usar isso para melhorar seu conteúdo – também é possível, de acordo com a ferramenta utilizada, montar listas separadas das pessoas que mais interagem.
O público-alvo começa com a criação de personas, que também vai ajudar na hora de pensar no conteúdo das listas separadas. Na verdade, você estará separando as listas de acordo com as etapas do seu funil de vendas.
Entregue o e-mail
Por isso atente-se ao software de entrega e sua reputação, taxa de entrega, taxa de rejeição, marcações spam. É importante porque se o e-mail não chegar, todo o resto do trabalho fica inútil. Não sabe o que usar? MailChimp é uma boa opção.
Personalize os e-mails
O e-mail marketing é direcionado individualmente, diferente de anúncios e mesmo publicações em mídias sociais, que são para todos. Isso permite uma personalização, a possibilidade do consumidor se sentir muito mais exclusivo. E-mails personalizados trazem 25% mais conversões. Insira o nome da pessoa, assine com nome pessoal e não instituição e utilize o máximo das ferramentas que tiver para tecer um caminho para as pessoas que abrem o e-mail e como se comportam, separando em listas das que mais interagem (são as pessoas para as quais você pode enviar conteúdos mais profundos e estão mais prontas para propostas comerciais).
Preocupe-se muito com os títulos (assunto)
O título é tudo o que vai fazer seu e-mail ser aberto.
Já é difícil chegar ao leitor, considerando as mudanças do Gmail, por exemplo, que agora coloca esse tipo de comunicação em uma aba separada. Se você chegou aos olhos dele, precisa fazê-lo clicar.
Seja direto para causar interesse e evite textos muitos longos que podem ficar quebrados.
É bom lembrar que é sempre melhor para quem recebe que o e-mail seja assinado por uma pessoa e não pela instituição, a informalidade ajuda a criar esse relacionamento. E no fim das contas, é de pessoa para pessoa mesmo, não é?
Use um call to action
Depois de fazer contato e oferecer algo útil para seu público, um call to action, ou seja, a próxima ação que você deseja que as pessoas tomem com essa comunicação, precisa estar escrita claramente. Pode ser clicar, fazer um download, depende da sua estratégia.
Um exemplo: Enjoei.com
Muitas empresas no Brasil mandam boas newsletter e comunicações de e-mail marketing, destaco aqui o exemplo do site Enjoei.com.br, que disponibiliza um e-commerce em que qualquer um pode vender produtos, geralmente usados, como roupas, sapatos, acessórios da moda, artigos para casa, etc.
Os e-mails vêm com ofertas, descontos e principalmente, com uma curadoria dos produtos combinados com alguma tendência da moda. Os títulos são brincalhões e aproveitam as hypes da internet. Veja os títulos:
Não é conteúdo tutorial, mas é uma curadoria preparada de tudo que tem na loja. É uma ótima forma de manter os clientes informados sobre os produtos novos, de uma forma agradável. É conteúdo para quem está na metade de baixo do funil de vendas.
E você? Conhece algum exemplo bacana de e-mail marketing?
Já usa a estratégia e gostaria de melhorar?
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