Categorias

Como usar o e-mail marketing na estratégia de marketing de conteúdo

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Utilizar o Marketing de Conteúdo como estratégia para uma campanha de e-mail marketing de sucesso requer um planejamento com foco em apresentar soluções baseadas nas informações das necessidades do público-alvo que será atingido. É uma forma de atrair o público para o site, estimular o download de materiais para a captação de leads, mostrar novidades, enfim, o seu melhor conteúdo vai para o e-mail marketing.

Crie uma lista de contatos com público qualificado

Ao enviar os e-mails da campanha de marketing para o público que optou por se cadastrar no blog ou site, a estratégia ganha um grande potencial. São usuários que desejam ler sobre os assuntos que você trata e, por isso, o sucesso da campanha pode atingir patamares maiores do que o esperado. Além disso, é possível obter um feedback rico em informações que podem ser utilizadas como estratégia para as próximas campanhas.

Desenvolva um assunto irresistível

A maioria das pessoas exclui os e-mails que não a interessam logo ao ler o assunto. É nesse ponto que vai entrar a questão da criatividade. Sabendo as necessidades do público no segmento de atuação, é possível desenvolver conteúdos que apresentem soluções e o título do conteúdo precisa ser um assunto irresistível para que o usuário abra o e-mail ao invés de descartá-lo com os outros. Essa estratégia vai fazer o seu e-mail se destacar entre todos os outros.

Demonstre pessoalidade com o contato

Ninguém gosta de receber e-mails automáticos enviados por softwares robôs. Tudo isso demonstra impessoalidade e torna o contato muito mecânico. Para ter sucesso na campanha de e-mail marketing, seja pessoal. Chame o contato pelo nome ainda no início e mantenha uma linguagem simples e informal com um tom de conversa entre amigos até o final.

Use a segmentação da lista e prepare um caminho para esses e-mails. Por exemplo, se aquele contato abriu o e-mail, recebe o e-mail A. Se não abriu, recebe o e-mail B, que traz uma abordagem diferente no título e assim por diante, melhorando cada vez mais a experiência através do funil de vendas. Dessa forma, será possível transformar um contato, geralmente frio, em uma experiência calorosa e diferenciada.

Dê um aperitivo sobre o assunto do conteúdo

A real intenção do e-mail marketing é convencer o usuário a visitar a página de destino para a geração de resultados, de acordo com o objetivo proposto no funil de vendas. Pensando nisso, faça um resumo do conteúdo de forma que desperte a curiosidade para continuar a leitura. Dê ao leitor um pequeno aperitivo do que pode ler ao visitar a sua página e estimule o acesso ao site, levando para outros conteúdos e estimulando o download de materiais.

Solicite a visita ao site ou blog para ler o conteúdo na íntegra

É preciso finalizar cada ação com um pedido, um calltoaction(chamada à uma ação) Caso contrário,o leitor se dispersa e abandona o e-mail. Seja criativo ao solicitar que visite a página de destino, por exemplo. Nesse texto do site, chame o compartilhamento, os comentários.

Cuidado com a frequência de e-mails enviados

A maioria das pessoas tem problemas com empresas que entopem a caixa de entrada com e-mails, muitas vezes, irrelevantes. Tornam-se irritantes e perdem a credibilidade (spam). Ajuste a frequência ideal para o seu público. O usuário entenderá que o seu e-mail é valioso em meio a tanto lixo eletrônico e avaliará antes de excluí-lo.

Não esqueça que a estratégia de e-mail marketing não funciona sozinha. O conteúdo deve ser realmente interessante para quem deseja ler e deve estar aliado a toda uma construção da estratégia do funil de vendas. Se não é apenas mais uma newsletter.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🤘MARKETING RAÍZ!

Receba o resumo da semana de Marketing Digital toda sexta-feira no seu e-mail!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. Ao informar meus dados, eu também concordo com a Política de privacidade. Você pode parar a qualquer momento.