Bom dia,
Nos últimos anos tive grandes desafios com e-mail marketing, acabei tendo que me aprofundar para resolver uma migração complicada do RD Station para outra ferramenta que usamos aqui na escola.
Na ocasião, a RD exportou a base toda “suja”, incluindo muitos e-mails errados e inválidos, que ela mesmo tratava com o seu sistema, e por não ter essa noção e o cuidado devido acabei usando essa base exportada e implodi a reputação de envio de e-mails do domínio.
A situação ficou tão crítica a ponto de os próprios e-mails do dia-a-dia de trabalho irem para caixa de spam.
Aqui te conto então, que passos dei para salvar a reputação do domínio, limpar a base e ainda melhorar as taxas de abertura.
Mesmo que você não esteja fazendo uma migração, acho que vale a pena você acompanhar.
Configuração Técnica de E-mail Marketing
O primeiro passo é configurar registros no seu DNS. Muita gente dispara e-mail marketing sem fazer as assinaturas devidas, que comprovam que aquele e-mail foi você mesmo que enviou do seu próprio servidor.
Não vou me estender nos aspectos técnicos avançados, que você pode se aprofundar com uma busca em outros sites, mas o que eu quero que você saiba é de que você precisa adicionar esses registros ao seu domínio, então se você é um gestor precisa falar com quem cuida do seu site ou se é você mesmo que gerencia você deve procurar onde registrou o domínio, seja num registro.br ou numa empresa que registra domínios como a GoDaddy. Se tiver dúvidas, pode ainda fazer um Whois para descobrir.
Abaixo listo EXEMPLOS dos três registros, que você deve encontrar na sua ferramenta de automação ou e-mail marketing:
SPF
TXT @ “v=spf1 a include:_spf.google.com include:sendgrid.com ~all”
Os registros SPF são comumente usados para autenticação de e-mail, se você tiver vários serviços de e-mail, você terá que usar o mesmo registro e adicionar na mão os serviços usando include:, como no exemplo acima com dois serviços o Google Workspace e o Sendgrid. O último parâmetro “~all” indica que os endereços que não estiverem ali citados não estão autorizados a enviarem e-mails do seu servidor.
DKIM
CNAME s1.domainkey.yourdomain.com. | k=rsa; t=s; p=MIGfMA0iaussaiuHAIUyg09sISusDisSDOI99NshDSHKSsKLdncnzzxmbbnadsajansbbbwoquhuoHUSHDuhSDOIODSJISDSDnsdlknkldnaklKKALJSKlkndskdslksdkdsdskjdskd
O registro DKIM visa proteger o seu domínio, ele irá avisar aos servidores mundiais de e-mail esta chave única é do seu domínio e se se ele não encontrar em outros e-mails que usem o seu domínio irá enviar direto para o SPAM.
DMARC
TXT “v=DMARC1; p=quarantine; pct=100; rua=mailto:[email protected]”
o registro DMARC determina o que acontecerá com o e-mail depois das duas verificações acima, cada parâmetro irá determinar a forma de lidar com esses e-mails que forem reprovados nas verificações.
Volto a reforçar que esses são somente exemplos, para cada serviço e para cada conta haverá os seus próprios registros, que você deve encontrar isso nas configurações do painel da sua ferramenta ou na documentação. Ainda assim se não achar, acione o atendimento.
Testando as configurações de e-mail
Existem ferramentas incríveis para simplificarem todo esse lado técnico do e-mail marketing, uma delas é a Mail-tester.com
A ferramenta é bem simples, ela te fornece um e-mail e você faz um disparo para aquele e-mail, então ela irá ler todo o cabeçalho e vai te entregar um relatório mastigado do que está funcionando ou não e dicas para você melhorar o seu disparo. Você pode, com ela, verificar se as configurações técnicas que você fez no passo anterior, funcionaram.
Verificando a reputação dos seus disparos
Essa indicação que vou dar é extremamente valiosa, credito à ela o fato de ter conseguido salvar a reputação do meu domínio e conseguir voltar a me comunicar com a minha base, é a ferramenta Glock Apps.
Ela é muito parecida com a ferramenta anterior que eu citei, mas com duas coisas a mais. A primeira é que ao invés de te fornecer um único e-mail para você fazer um disparo de teste, ela te fornece 80 e-mails dos mais diversos serviços comuns de e-mails hoje como Gmail, Hotmail, Live e etc. A segunda é que ela te entrega um relatório te mostrando se o seu disparo foi para caixa de entrada, abas, spam ou se nem mesmo foi entregue, além do relatório técnico padrão e dicas de otimizações.
Como você pode ver acima, é possível visualizar a porcentagem de e-mails que foram parar na Inbox, os que foram para “Tabs”, caixa de spam ou nunca chegaram. Esse relatório vai te ajudar e muito a começar a sair da caixa de spam dos seus assinantes.
Outro serviço que me ajudou demais a entender a reputação dos meus disparos de e-mail foi a Postmaster do Google.
Ele te entrega 7 relatórios:
- Taxa de Spam
- Reputação de IP
- Reputação de Domínio
- Feedback Loop
- Autenticação
- Criptografia
- Erros de entrega
É sempre bom ficar de olho em todos esses relatórios, principalmente se as coisas não tiverem indo bem em termos de entrega.
E por fim deixo um listão de boas práticas para você tentar implementar e melhorar os seus e-mails, ou pesquisar mais a respeito.
Boas Práticas de E-mail Marketing
- Evite enviar e-mails para quem não solicitou
- Não permita e-mails errados na base como “hotmai.com” ou “gmai.com”.
- Double Optin pode te ajudar na tarefa anterior
- Adicione o seu endereço e CNPJ no rodapé do e-mail
- Link de descadastro sempre bem visível
- Template com HTML bem escrito
- Serviços de verificação de base de e-mail
- Não compre base, não use base dos outros
- Não tenha uma freqüência alta de disparos
- Remova e-mails errados e pessoas que não abrem seus e-mails
Se você chegou até o fim desse artigo e quer ver mais guias como este, me manda uma mensagem aqui nos comentários!