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Como atrair tráfego qualificado para o seu site

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Uma das dificuldades mais enfrentadas por um empresário é a falta de tráfego qualificado para o seu site ou blog. Muitos fóruns adotam esse tema como motivo de debate, mas a verdade é que existem algumas opções muito discutidas, porém pouco utilizadas ou praticadas de forma incorreta, colocando em risco a credibilidade dessas estratégias.

Você sabe o que é tráfego qualificado?

Parece óbvio, entretanto muitos negócios derrapam numa questão primária: atrair pessoas realmente interessadas no produto ou no serviço oferecido pela determinada empresa. A esse grupo de pessoas, formado por clientes em potencial da sua marca, chamamos de “tráfego qualificado”. Estar atento em refinar o seu público, com ações certeiras para essas pessoas, pode ser a chave para alavancar vendas, melhorar a produtividade, otimizar o tempo e evitar muitas dores de cabeça.

A lógica é bem simples: uma pessoa com o desejo de adquirir algo, quase sempre segue um ritual nos buscadores. O marketing digital possibilita inúmeras ferramentas, algumas gratuitas, para colocar o seu produto em destaque, indo ao encontro dessa massa que deseja aquilo que você tem a oferecer.

Você quer atrair tráfego qualificado para o seu site?

Quer estar entre os primeiros? Quer potencializar os seus resultados com clientes dispostos a comprarem aquilo que você vende?

Não é mágica nem milagre, mas nós podemos dar uma forcinha nessa tarefa. Conheça as táticas para entender melhor o processo e atrair tráfego qualificado para o seu negócio na internet.

Leads qualificados: Saiba como atraí-los para o seu site ou blog

A sobrevivência de um site ou blog é determinada pela taxa de visitas recebidas, mas o sucesso vai depender da qualidade do tráfego que está sendo gerado. Aprenda a utilizar essas ferramentas de marketing digital no seu negócio.

SEM (Search Engine Marketing)

O SEM é uma estratégia de marketing digital que engloba o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) e a compra de links patrocinados.

Atualmente, essas representam as formas mais utilizadas, com o melhor retorno para um negócio na internet. Os dois formatos funcionam muito bem e podem ser trabalhados de forma separada. Porém, quando ambos são planejados para uma aplicação em conjunto, o resultado pode ser surpreendente.

Realizar um trabalho de SEO pode tornar a página encontrável através de uma otimização para sites de buscas, sem a necessidade de investimentos na compra de visitas, mas os resultados podem demorar um pouco a aparecerem.

Já os links patrocinados exigem um investimento financeiro, através do Google Adwords, por exemplo, para ajudar a trazer resultados rápidos e de forma segmentada.

Uma estratégia complementa a outra para atrair um tráfego mais qualificado para o seu negócio.

Links Patrocinados

Google Adwords, Facebook Ads, Linkedin Ads, são alguns dos exemplos de ferramentas que as empresas oferecem para você planejar uma campanha de publicidade para o seu negócio na Internet. Esse formato apresenta resultados rápidos por divulgarem o seu produto ou serviço para um público selecionado de acordo com perfis e preferências registradas por sua navegação ou pesquisas.

É uma ótima opção capaz de atrair leads qualificados de forma rápida e intensa. Em contrapartida, o fator financeiro pode pesar na hora de lançar mão dessa estratégia. Daí a necessidade de um bom plano de marketing, com todas as variáveis muito claras e um orçamento bem delimitado. Avaliar o custo/benefício ainda é o caminho mais seguro para gastar menos e ter um retorno satisfatório a partir da sua aquisição.

SEO (Search Engine Optimization)

Enquanto os links patrocinados fazem o trabalho para atrair mais tráfego qualificado para o seu site ou blog, as estratégias de SEO devem ser desenvolvidas para trabalharem em conjunto. Nesse formato, o trabalho é maior e os resultados são mais demorados, mas os benefícios são compensatórios. A médio prazo, é possível manter o equilíbrio e a diminuição dos investimentos financeiros, de acordo com a evolução dos resultados apresentados pelo SEO aplicado.
A estratégia consiste em otimizar o site ou blog para ser encontrado mais facilmente e de forma orgânica quando um usuário fizer pesquisas relacionadas ao seu negócio em sites de busca.

Dicas práticas:

– Presença constante nas redes sociais;
– Aprimoramento dos processos de funil de conversão, que visa a atração, captura e conversão de um lead em consumidor, através do marketing de conteúdo e link building;
– Organização da estrutura das informações que permitam uma boa aparência e melhor navegabilidade das páginas, entre outras ferramentas que podem ser utilizadas para atrair um público mais selecionado.

É importante lembrar que são muitas as atividades a serem executadas e isso pode tirar o foco principal do que realmente gera recursos para o seu negócio.

O recomendável é que você tenha o auxílio de uma agência ou equipe especializada em marketing digital para gerenciar as demandas desses serviços. Com profissionais capacitados, os resultados podem ser ainda melhores e mais rápidos.

Quer entender um pouco mais sobre as maravilhas de direcionar os seus esforços para um público refinado, um lead verdadeiramente qualificado? Não perca tempo, clique aqui e confira dicas valiosas para o seu negócio despontar.

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