Nova Escola de Marketing

Como aumentar as visitas no meu site? As melhores dicas para atrair clientes pela internet.

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Bora entender um pouco mais sobre Marketing Digital hoje?

Saiba como aumentar as visitas no seu site com as dicas da Nova Escola de Marketing.
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Seja bem vindo(a) ao blog da Nova Escola de Marketing e no post de hoje você vai saber o que você precisa fazer para que seu site tenha relevância, ganhe posicionamento, conquistando mais visitas e clientes para o seu negócio. 

Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas acreditam que basta ter um site na internet para que milhares de pessoas descubram a empresa e entrem em contato para fechar negócio. 

Infelizmente não funciona assim 🙁

A boa notícia é que hoje você vai ver que é possível ter um site com muitas visitas sem precisar necessariamente investir em anúncios. Ok?! 

Como os clientes te encontram na internet?

Existem várias portas de entrada por onde seus clientes podem te encontrar na internet, são os chamados de canais de descoberta. 

Descoberta por quê? Porque se estamos falando de um cliente que já conhece a sua marca ele pode ir diretamente no Google, ou no Facebook, e pesquisar lá o nome da sua empresa ou a URL (endereço eletrônico) do seu site. 

Porém, se você quer atrair novos clientes para o seu negócio, você precisa ser descoberto e esses novos visitantes podem chegar até você por uma rede social como: Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest; ou ainda através de canais de busca como: o Youtube ou o Google. 

A diferença é que nas redes sociais as pessoas estão buscando distração, estão querendo se socializar, já nos mecanismos de busca do Google ou do Youtube as pessoas estão procurando por uma solução. 

Como funciona o mecanismo de busca do Google 

Vamos imaginar que uma pessoa entrou no Google e pesquisou por: Clínicas Veterinárias em Campinas; ou ainda pesquisou por: Como cortar unha de gato. 

Como funcionam as pesquisas no Google por palavras-chave (keywords), qual é a intenção de busca do consumidor.

Em ambos os casos essa pessoa tem um problema e está buscando uma solução. 

No caso da busca por Clínica Veterinária a pessoa já tem intenção de contratar algum serviço relacionado. Enquanto no caso da busca sobre cortar as unhas do gato, a pessoa deseja informação, claro que esse conteúdo pode estar vinculado a uma clínica veterinária que presta esse serviço.

Quando fazemos essa análise estamos falando do nível de consciência do visitante em relação ao problema, no segundo caso citado a pessoa pode ser aconselhada a cortar as unhas do animal em uma clínica para evitar machucar o pet, cortando sem querer a terminação nervosa.  

O conteúdo neste caso faz um trabalho de orientação, apresentando a solução oferecida pela Clínica Veterinária. 

Podemos tratar melhor sobre as fases de consciência dos visitantes em outro post, o objetivo aqui é você entender bem como funciona esse mecanismo de busca, lá no Google ou no Youtube. 

Todos nós usamos e pesquisamos na internet todos os dias, então não deve ser uma novidade para você. O que precisa ficar bem claro é que a internet é alimentada por conteúdo e é o conteúdo que vai trazer os clientes até o seu negócio. 

E que especificamente tanto no Google, como no Youtube, os visitantes têm intenção de busca, sendo que essa busca é feita por: palavras chave

Como eu faço para o meu site aparecer no Google?

Para ter um site bem posicionado no Google o seu site precisa ter uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, tendo a estrutura do conteúdo planejado com base nas palavras-chaves com maior potencial de te trazer visitas e com conteúdos relevantes para quem está pesquisando.

Por isso o blog é muito importante para aumentar as visitas do seu site sem que você precise gastar dinheiro em anúncios para atrair público pago! 

Além disso ao fazer conteúdos relevantes você ganha a confiança do público e aumenta a sua autoridade, facilitando a venda. 

Agora, você precisa saber que um site bem posicionado deve aparecer na primeira página de resultados do Google, pois:

75% das pessoas que pesquisam no Google não passam da primeira página.

Isso significa que se o seu site não estiver na primeira página de resultados do Google, para os termos relevantes para o seu público, você tem 75% menos chance de conseguir visitas no seu site. 

E ainda: 

68% dos cliques acontecem nos 3 primeiros resultados do Google. 

Agora por outro lado, se você fizer o feijão com arroz e se posicionar figurando entre os 3 primeiros resultados você terá 68% de chance do seu site receber os esses acessos desejados. 

Para conquistar o pódio no ranking de resultados do Google o seu site precisa investir em 2 coisas: Marketing de Conteúdo + SEO. 

O que é SEO?

O termo SEO – Search Engine Optimization, nada mais é do que uma área do Marketing Digital que estuda a otimização para os mecanismos de busca. Complicou? Vou explicar!

São ajustes necessários para garantir que o seu site seja rápido; funcione nas telas tablet, no celular ou no computador; ajustes para que o site seja seguro (HTTPS) protegendo os dados dos visitantes e precisa ser de fácil navegação. 

Tem outra forma de aparecer no Google?

Claro que tem. Pagando! 

Através dos links patrocinados ou anúncios do Google Ads, sendo uma boa opção como estratégia de curto prazo para quem ainda não tem um site bem posicionado. 

Porém, a médio e longo prazo você vai querer ter começado as suas estratégias de marketing de conteúdo e SEO agora, pois os anúncios vão ficar cada vez mais caros, com mais anunciantes e poucos espaços disponíveis. 

A verdade é que uma boa estratégia de marketing deve pensar na construção de audiência própria. 

E os único jeito de você garantir acesso a esta audiência é tendo um site com um bom conteúdo e uma lista de emails dos seus clientes para que você construa um relacionamento via emails.

Pois nas redes sociais a tendência é que eles limitem cada vez mais o alcance orgânico e dependa cada vez mais do investimento em anúncios para impulsionar conteúdo para audiência nessas plataformas. 

Investir em posicionamento orgânico (gratuito) é essencial para quem deseja construir uma marca forte e não ficar só dependente de anúncios, as pessoas tendem a confiar mais em quem constrói valor através do conteúdo e essa confiança é necessária para fechar vendas. 

Principalmente para prestadores de serviço e comércio locais que dependem muito das pesquisas no Google. 

Como faço para saber se o meu site está bem posicionado?

Existe uma ferramenta chamada baratinha chamada Rankinity que você pode usar para mapear as palavras-chave relacionadas ao seu negócio e conferir o seu posicionamento para elas. Que serve bem para quem já está na disputa para rankear no Google. 

Ou, você pode fazer uma pesquisa simples do jeito que eu vou te ensinar abaixo.  

1 . Comece listando algumas palavras-chave relacionadas ao seu negócio. 

2 . No computador use o seguinte comando para abrir uma aba anônima no Google Chrome e pesquisar sem interferência da sua geolocalização ou do seu histórico de navegação. 

Ctrl + Shift + N

Ou, no celular você abre o Google Chrome e acessa os 3 pontinhos, escolhendo (Nova Guia Anônima). 

3 . É imprescindível usar a navegação anônima para isso!

4 . Agora entre no Google e digite alguma das palavras listadas.

Se você não estiver na primeira página você está deixando de ter 75% dos acessos na “mesa”.

E se estiver entre os 10 primeiros, mas ainda não chegou entre os 3 primeiros resultados, alguns ajustes podem fazer muita diferença para que você conquiste o seu lugar no pódio. 

Dica final da Nova Escola de Marketing:

Nem toda palavra tem volume de busca, algumas são mais importantes e mais disputadas que outras e se você quiser aprender mais sobre Marketing de Conteúdo, sobre SEO e sobre diversas estratégias e recursos de Marketing Digital eu te convido a participar do Essencial de Marketing Digital, nossa assinatura essencial onde você aprende estratégia e o passo a passo para chegar lá. 

ESSENCIAL DE MARKETING DIGITAL

Um abraço, espero que o nosso conteúdo tenha sido útil para você entender como aumentar as visitas do seu site com os canais de descoberta. 

Se gostou, nos acompanhe nas redes sociais para receber mais dicas como estas!

Mauricio

Mauricio

Diretor na Nova Escola de Marketing é consultor de Marketing Digital e Desenvolvedor Front-end com mais de 10 anos de experiência e um dos principais profissionais de SEO do Brasil. Foi organizador diversos eventos de Marketing Digital sempre buscando promover a educação no Brasil.

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